Dia Internacional do Vinho do Porto: confira dicas de harmonização com doces e salgados

Sommelière da Wine apresenta exemplares produzidos na portuguesa região do Douro, local de origem deste estilo de vinho

AD_4nXcKqesOip1KoFQ5iUrutg0qN8YBzeXw39BVNxGuxX4uFdSLVxMaGf6_I_ynPJ2SzHf0SiuvEhVuap5AWWhoHFYKyrvUYr79gERFglWlrDBANGH8uLsizOHG-fwUO1Tz-0KMtHmll2fLgBaWYjkVQezrBs6w?key=qJWYFmgdpb3Q1aCf4uBsGA
Em 10 de setembro, é celebrado o Dia Internacional do Vinho do Porto, um dos vinhos mais famosos do mundo. Com uma história rica que remonta ao século XVII, quando mercadores ingleses, alemães e holandeses passaram a exportar os vinhos do Douro, era levado nas longas viagens marítimas, após a adição de aguardente vínica para ajudar sua preservação. É o processo conhecido como fortificação do vinho, que marca até hoje o caráter identitário deste estilo de vinho. A aguardente vínica, além de acrescentar álcool, interrompe a fermentação, preservando, assim, o açúcar natural das uvas. Por isso, o vinho do Porto é doce e com alto teor alcoólico.

“Um fato curioso é que os vinhos do Porto não são feitos na cidade do Porto! As uvas são provenientes da Denominação de Origem do Douro, a quase 100 km da cidade do Porto, e passam por regras muito rígidas de elaboração. O vinho assim ficou conhecido, como vinho do Porto, pois foi nas cidades costeiras, Porto e Vila Nova de Gaia, que os vinhos eram armazenados e comercializados”, comenta Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo,

Além de muita história, o Vinho do Porto também apresenta muitas possibilidades de harmonizações. E para aproveitar esse ícone do mundo do vinho, a especialista separou algumas dicas de harmonização. Confira a seguir!

Harmonização com mix de castanhas, ou sobremesas com castanhas e nozes

O rótulo Porto Burmester 10 years Old Tawny tem maior processo oxidativo, pois envelhece em madeira, o que agrega ao vinho uma coloração mais acastanhada e aromas de frutas secas, castanhas, mel e baunilha. Estas características o tornam uma ótima opção para harmonizar com mix de castanhas, além disso, sua doçura também proporciona uma incrível harmonização por similaridade com sobremesas à base de chocolate. Caso essa sobremesa for com castanhas, a combinação fica ainda melhor, como por exemplo, com um brownie de chocolate com castanhas ou um pavê de chocolate amargo com castanha de caju.

https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-10-years-old-tawny-375-ml/prod14713.html

Harmonização com pratos mais estruturados, queijos maturados ou sobremesas à base de chocolate, caramelo e castanhas

Assim como o exemplar anterior, o Porto Burmester 20 years Old Tawny tem um processo oxidativo mais longo, graças ao envelhecimento em madeira, o que faz com que ganhe uma coloração mais acastanhada e aromas de frutas secas, castanhas, mel e baunilha. Este Tawny 20 anos é mais encorpado e opulento, harmonizando bem com os sabores marcantes de uma terrine de foie gras com berinjela e nozes. Mas também é uma ótima opção por similaridade com sobremesas com chocolate e nozes, tanto pelo dulçor quanto pelas notas que lembram nozes. Pelo corpo e estrutura, pode fazer uma dupla deliciosa com queijos maduros.

https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-20-years-old-tawny/prod14720.html

Dica extra de harmonização por contraste

Uma dica extra de harmonização por contraste, é harmonizar o vinho do Porto, seja ele um Porto Ruby ou um Tawny mais jovem, com queijos salgados, como Roquefort e Gorgonzola, criando sabores intensos e picantes. Por contraste, também se torna uma ótima opção com charcutarias mais salgadas, onde o dulçor do vinho e o sal da charcutaria criarão um excelente terceiro sabor.

“Carnes de porco com frutas vermelhas, assim como Confit de Pato com molho agridoce, podem fazer uma excelente dupla com um Porto Ruby. São carnes fortes, mas com traços doces, por isso funcionam tão bem com molhos agridoces. E por intensidade e similaridade, o Porto Ruby é uma harmonização muito saborosa”, finaliza Thamirys.

Com Unimed, evento focado em engajamento e comunicação com colaboradores acontece em Curitiba

Com Unimed, evento focado em engajamento e comunicação com colaboradores acontece em Curitiba
Com expectativa de reunir 50 profissionais de Comunicação Interna e RH que trabalham em médias e grandes empresas do Paraná para discutir temas ligados ao engajamento de colaboradores, o evento acontecerá dia 19, das 09h às 12h, no centro de Curitiba;

São Paulo, setembro de 2024 - A Dialog, HR tech líder em Comunicação Interna e Engajamento no Brasil, promove a primeira edição do Dialog On The Road no estado do Paraná, no dia 19 de setembro, na capital. O encontro, que está na sua segunda edição fora de São Paulo, é exclusivo para profissionais de Comunicação Interna e RH. O objetivo é discutir caminhos para o engajamento de colaboradores, um indicador que, quando acompanhado de perto, eleva a qualidade de vida dos funcionários e melhora o resultado financeiro das empresas. E há muito a ser feito, já que, segundo a Gallup, 72% dos profissionais estão desengajados no país.

Com o tema “Tecnologia e dados como aliados do engajamento do colaborador operacional”, a Dialog - em parceria com a agência Clima Comunicação - irá explorar a força da comunicação dentro das empresas por meio do uso de ferramenta digital e indicadores de desempenho, com o objetivo de elevar o nível de participação dos colaboradores com os objetivos das empresas e promover uma relação positiva no ambiente de trabalho.

Para debater a pauta com visões complementares, especialistas foram convidados: Nilo Nery Neto, Gerente de Gestão de Pessoas na Unimed Ponta Grossa; Hugo Godinho, CEO na Dialog; e Alexandre Hampf, CEO na Clima Comunicação.

“Queremos fortalecer a conexão com profissionais de Comunicação Interna e RH e com as empresas do estado do Paraná, além de fomentar a discussão sobre o engajamento dos colaboradores que melhore o ambiente de negócios e também a relação das pessoas”, explica Hugo Godinho, CEO da Dialog.

O ecossistema da Dialog

A Dialog acompanhou de perto a jornada de transformação do setor de Comunicação Interna no Brasil. A HR Tech líder nesse segmento de mercado se destaca quando o assunto é comunicação, engajamento e people analytics ao oferecer a grandes empresas uma plataforma digital com mais de 50 indicadores com a finalidade de gerenciar os usuários, medir atividades por região, mensurar o alcance dos conteúdos, identificar influenciadores internos, construir relatórios detalhados e otimizar a consulta de informações.

Além disso, a HR Tech conta com o Índice Dialog de Engajamento, um recurso exclusivo que permite acompanhar o engajamento dos colaboradores, fazer benchmarking anonimizado com outras empresas do mesmo setor e antecipar o comportamento do usuário por meio de análises preditivas.

“Tudo isso significa que passamos a ofertar não apenas um produto, mas sim uma jornada de experiências que visa fortalecer a estratégia da área de Comunicação Interna e preparar cada vez mais empresas e profissionais para os desafios da comunicação organizacional. A Dialog está presente em diversos segmentos de mercado e queremos seguir nesse passo de crescimento, expandindo nosso portfólio e, consequentemente, nossa base de usuários nas maiores empresas do país”, finaliza Hugo Godinho.

Sobre a Dialog
A Dialog é líder em Comunicação Interna e engajamento no Brasil e oferece uma plataforma multicanal (mobile, desktop e e-mail) para a Comunicação Interna das empresas. A HR Tech tem 800 mil usuários e mais de 200 importantes empresas em seu portfólio. A Dialog já atraiu clientes como TCP, Conasa, Grupo Casas Bahia, ArcelorMittal, PepsiCo, Petz e Marisa.

Conheça a tradição cachaceira de Paraty

No dia que homenageia a bebida originalmente brasileira, plataforma de viagens dá dicas de como combinar viagem ao amor etílico


Pinga, mé, birita, água que passarinho não bebe, martelo, bigorna, remédio… com milhares de apelidos carinhosos e presente nos copos de milhões de brasileiros, a cachaça é uma verdadeira paixão nacional. Nesta sexta-feira (13), o Hurb indica como celebrar o Dia Nacional da Cachaça em Paraty (RJ), destino que mantém viva a tradição do destilado.

Por muito tempo, a cachaça foi considerada uma bebida de baixo status, consumida majoritariamente por escravos e pela população pobre. No início do século XVII, chegou a ser proibida pela corte portuguesa, provocando uma revolta dos produtores locais contra a coroa. Em 13 de setembro de 1661, contudo, a rainha Luísa de Gusmão autorizou a produção e comercialização da cachaça no Brasil. Por isso, esta data foi escolhida para reverenciar um dos maiores ícones da cultura brasileira.

A cidade de Paraty, conhecida por seu importante porto comercial no período colonial, desempenhou um papel fundamental na produção de cachaça artesanal no Brasil. Paraty chegou a ser a principal região produtora do destilado durante o Brasil Colônia, a ponto de seu nome se tornar sinônimo da bebida - mais um apelido carinhoso. Até hoje, a cidade é uma referência na produção de cachaça de alta qualidade, promovendo uma tradição que é parte essencial da identidade local. Para os amantes da bebida, a visita à cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro é uma imersão na história e no processo artesanal de produção. Por isso, destacamos três alambiques imperdíveis para visitação:
Alambique Engenho D’Ouro: oferece visitas guiadas que mostram todas as etapas de produção, desde a moagem até a destilação. No fim do tour, há uma degustação de cachaças e licores;
Alambique Coqueiro: fundado em 1803 pela família Mello, este alambique segue a receita tradicional. A Coqueiro, uma das mais premiadas cachaças do Brasil, é envelhecida em amendoim e carvalho europeu, garantindo um sabor único e marcante;
Alambique Paratiana: com um processo artesanal rigoroso, a Paratiana utiliza diferentes tipos de madeira no envelhecimento, como amendoim, carvalho, jequitibá e umburana, proporcionando sabores e aromas distintos à cachaça.

Após a visita, você tem a oportunidade de adquirir uma nova cachaça artesanal para a sua coleção, diretamente das mãos dos produtores. Se a ideia é fazer uma viagem temática, vale à pena ficar de olho nas datas do Festival da Cachaça, evento anual que reúne os principais alambiques da região para valorizar a produção local. O festival é uma das maiores expressões da identidade gastronômica e cultural do Brasil, exaltando um legado histórico que atravessa séculos. Lembre-se: é preciso ser comedido. Afinal, se "você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não...".
Sobre o Hurb
imprensa@hurb.com
Empresa de tecnologia que atua no mercado de turismo há 13 anos, o Hurb leva brasileiros, todos os dias, para mais de 5 mil destinos nacionais e internacionais. Com sua plataforma online, que recebe mais de 50 mil acessos por dia, a companhia realiza a missão de potencializar viagens através da inovação. Para identificar as melhores oportunidades do mercado, a OTA investe continuamente em engenharia e automação de dados, além do relacionamento com os parceiros do setor. Desde 2022, já fez parte da viagem de mais de 1,6M de pessoas. A marca global, com escritórios em Portugal e no Canadá, escolheu o Rio de Janeiro como sede do negócio.
facebook.png

youtube.png

instagram.png

tiktok.png

No domingo (15/09), 19h, tem Jazz Cigano. Gratuito

No dia 23 de setembro se comemora o Dia do Cigano no Paraná, por conta desta data a Casa Eliseu Voronkoff, localizada no município de Araucária, há 7 anos consecutivos, dedica este mês para celebrar a cultura cigana. Um dos objetivos é combater o preconceito à etnia dando a ela maior visibilidade por meio da arte.
O ‘Setembro Cigano’ é uma realização conjunta do espaço cultural com a Confederação Brasileira Cigana e o grupo de danças ciganas Lien.Gitan.

O evento oferece ampla programação até 29 de setembro. A agenda inclui shows, oficinas, exposições e debates, sendo a Mostra de Dança Cigana uma das principais atrações. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na sede do centro cultural e no Teatro da Praça, em Araucária

13/09 sexta (19h)
Exposição dos resultados da Oficina de Audiovisual ‘Olhares Ciganos’.
A exposição será composta por registros e resultados da Oficina de Audiovisual em Acampamento Cigano, ministrada por Otávio Zucon. A monitoria irá contar com estagiários da etnia cigana, estudantes de escolas públicas e participantes da oficina.

15/09 domingo (19h)
Show com Jazz Cigano Quinteto, no Teatro da Praça.
Há 14 anos o Jazz Cigano Quinteto é uma das referências brasileiras do Jazz Manouche, estilo criado pelo violinista cigano Django Reinhardt na Paris dos anos 1930. Formado por Lucas Miranda, Vinicius Araújo, Wagner Bennert, Mateus Azevedo e Leonardo dos Santos, o quinteto já se apresentou em festivais como Ilhabela In Jazz, Festival de Jazz Manouche de Piracicaba e Festival BB Jazz e Blues. O grupo explora o repertório de músicas tradicionais do estilo Jazz Manouche, standards de jazz, composições próprias e choros adaptados ao swing manouche. Em 2022 lançaram o álbum ‘Jazz Cigano Quinteto & Yamandu Costa’ e em 2023 realizaram o Festival Manouche em Curitiba.

Evino lança campanha Festivinhos e marca presença na edição de 40 anos do Rock in Rio

Com kits inspirados por nomes de bandas, e-commerce de vinhos amplia a campanha Evinômetro e leva best-sellers para o festival

Com o início do Rock in Rio, maior festival de música do mundo, a Evino, maior e-commerce de vinhos da América Latina, lança uma campanha musicalmente inspirada: o Festivinhos. Com descontos de até 60% no site entre os dias 16 e 22 de setembro, o festival de vinhos oferece kits inspirados por nomes de bandas que são sucesso de público, assim como os rótulos escolhidos: o Pinot Fighters conta com 6 vinhos da uva Pinot Noir por R$ 29,90 cada; e o Red Wine Chilli Peppers, oferece 4 vinhos Chianti por R$ 54,90 cada. A ação faz parte da campanha Evinômetro, que acontece durante todo o mês de setembro e promete comercializar 2 milhões de taças no período.
O e-commerce também estará presente no festival no Rio de Janeiro, participando da Wine & Tourism Experience, um wine bar criado pela agência Turismo de Portugal, com um espaço descontraído, onde música, cultura e vinho se encontram. O local é o único onde é possível comprar vinho em taça para curtir com estilo suas bandas preferidas, e Evino levará dois best-sellers do site: o Portada Reserva Vinho Regional Lisboa 2021, um tinto português encorpado, complexo, saboroso e frutado, com notas intensas de frutas vermelhas maduras; e o Grand'Arte Touriga Nacional Vinho Regional Lisboa 2019, um tinto saboroso, elegante, agradável e frutado; com aromas expressivos de frutas pretas maduras e toques picantes, e com final intenso e persistente.

Mais informações em www.evino.com.br

Sobre a Evino

Criada em 2013, a Evino é o maior e-commerce de vinhos da América Latina, com mais de 2 milhões de clientes. Controlada pelo Víssimo Group, que também é responsável pela Grand Cru, a Evino conta com 10 lojas físicas espalhadas pelo Brasil, expandindo sua presença no varejo. Sua essência está em oferecer ao consumidor um mundo de descobertas por meio de curadoria e experiências únicas, aliadas à praticidade e tecnologia, transformando momentos ordinários em extraordinários.

Caioba Soccer Camp anuncia duas novas edições de encerramento 2024 com ação destinada à reconstrução do Rio Grande do Sul

O Caioba Soccer Camp, o maior Family soccer camp do mundo, anuncia suas duas últimas edições de 2024, ambas em setembro. Com o tema "Jogue por Eles", o evento contará com ações para reconstrução do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá no Club Med Lake Paradise, de 13 a 15 e de 20 a 22 de setembro.

Essas edições ficarão na história por darem luz ao projeto SE Solidariedade Eterna, um espaço seguro de referência para abrigo de refugiados climáticos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, idealizado e liderado pelo ex-jogador Tinga.

"O Caioba é um evento para a família que já virou sinônimo de sentimento. Nós já queríamos ajudar o Rio Grande do Sul e, quando soubemos do projeto 'SE - Solidariedade Eterna', tivemos a certeza de que essa seria nossa forma de contribuir. Além de o Tinga ser um grande amigo e ex-jogador, ele também é uma referência no RS quando o assunto é projeto solidário. Há uma responsabilidade e uma beleza muito grande nessa empreitada", destaca Caio Ribeiro, ex-jogador, comentarista da Globo e sócio idealizador do Caioba.

Nesta edição do Caioba Soccer Camp, as crianças e suas famílias são convidadas a doar materiais esportivos, como bolas, chuteiras e uniforme completo de futebol para beneficiar as crianças do projeto “SE - Solidariedade Eterna”. O ponto de coleta será no evento. Haverá também uma campanha de arrecadação de fundos para a construção do abrigo.

Além do Caioba, outras marcas parceiras do evento estão contribuindo com o projeto, em uma grande corrente do bem.“Pensei nesse projeto porque todos os anos temos chuva e frio, e aqui no Sul sempre abrem o Gigantinho e outros ginásios para abrigar as pessoas. Então, este será o primeiro projeto de abrigo planejado, como já existe em quase todos os países que enfrentam essas dificuldades climáticas. Aqui, sempre tomamos providências depois dos acontecimentos, e é isso que eu quero mudar com o SE”, complementa Tinga.

A Turn On The Light, agência produtora do Caioba Soccer Camp, será responsável pela organização dos pontos de arrecadação das doações. Todo material recolhido passará por uma triagem para garantir que esteja em excelentes condições antes de ser entregue ao projeto SE.

“Parte do negócio é olhar ao redor e criar ações responsáveis que gerem valor para além do Caioba. Acreditamos no esporte e na conexão entre marcas e pessoas; todo o nosso evento é pensado dessa forma, nas experiências. Então, por que não usar nosso ambiente, que é tão alegre e positivo, para apoiar projetos que precisam? Queremos fazer cada vez mais ações assim", finaliza Tico Sahyoun, CEO da Turn on the Ligh e sócio do Caioba.

Sobre o Projeto Solidariedade Eterna
Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores catástrofes de sua história. Contudo, a necessidade de apoio e preparação vai além dos momentos de crise. Dificuldades sempre existiram e sempre existirão, não apenas agora, mas também nos próximos anos.

E se estivermos preparados? E se houver planejamento? E se houver um lugar pronto para receber aqueles em necessidade? O “se” deixa de ser condicional e se transforma em uma sigla. O projeto Solidariedade Eterna representa exatamente isso: um abrigo permanente, meticulosamente planejado e preparado para receber pessoas desalojadas em situações emergenciais.

O objetivo é criar um espaço que não apenas responda a crises imediatas, mas que esteja sempre pronto para oferecer suporte contínuo e duradouro. O abrigo é permanente, e a solidariedade é eterna.

Conheça mais em www.tmjbytinga.com.br

2ª ExpoMatcon

Curitiba sediará a 2ª ExpoMatcon, que está se consolidando como a maior feira de material de construção do Paraná, ocupando um espaço de 4.000 m². Com a participação de 100 expositores de indústrias de todo o Brasil e lojistas de diferentes regiões do estado, o evento promete movimentar mais de R$ 50 milhões em vendas, sendo uma excelente oportunidade de negócios entre comerciantes e fornecedores – uma pauta que merece atenção na cobertura da imprensa.

A ExpoMatcon é fruto de um esforço conjunto das principais entidades do setor, com o objetivo de promover o desenvolvimento, a capacitação e a criação de novos negócios para o varejo de material de construção, um elo essencial da cadeia produtiva brasileira.

Além das oportunidades comerciais, a programação inclui a Rodada de Negócios do Sebrae, que facilitará negociações estratégicas entre lojistas e indústrias. Outro destaque será a palestra com o ex-jogador Zico, que abordará temas de liderança e gestão de equipes.

Este evento, de grande porte, oferece uma visão abrangente do setor e suas inovações. Para enriquecer sua cobertura, estarão disponíveis para entrevistas diretores do Sebrae e da Acomac Curitiba, além de lojistas e representantes das indústrias participantes.

O evento é exclusivo e gratuito para lojistas e participantes previamente inscritos.

Aviso para imprensa: para garantir seu acesso e realizar a cobertura completa, caso ainda não tenha recebido o código-convite necessário para gerar sua credencial, confirme seu e-mail através do suporte@sermidia.com.br.

📅 ExpoMatcon: 17 a 19 de setembro
⏰ Horário: 11h às 21h
📍 Local: Viasoft Experience - Universidade Positivo
Rua Prof. Pedro Parigot de Souza, 5.300, Ecoville, Curitiba/PR

Programações extras:
🔹17/09 (9h30): Abertura oficial
🔹18/09 (9h30): Rodada de negócios Inovação/Sebrae
🔹 19/9 (9h30): Palestra Zico

Realização:
Acomac Curitiba, Simaco PR, Sebrae

Apoio:
Sistema Fecomércio, Acomac Oeste PR, Acomac Regional Londrina, Acomac Campos Gerais, CSCOM Filmes, Efenove, Gallina Stands, Grupo Datacenso, Grupo RPC, Ser Mídia

Evangelizar promove Bênção dos Caminhoneiros em Curitiba

No Dia Nacional dos Caminhoneiros, Padres, Freis e Diáconos vão se revezar para abençoar motoristas e caminhões
Na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, a Associação Evangelizar É Preciso irá promover a Benção dos Caminhoneiros, com o objetivo de abençoar motoristas e caminhões. Na data, é comemorado o Dia Nacional do Caminhoneiro, instituído pela lei nº 11.927/2019.

A programação começa às 9h e vai até 17h, na Praça Senador Correia, 55, na lateral do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, sede da Obra. Padres, Diáconos e Freis vão se revezar no atendimento aos caminhoneiros. Além das bênçãos, haverá distribuição de brindes e, ao meio-dia, será celebrada Santa Missa em homenagem aos motoristas, no Santuário.

Em função do limite previsto na Resolução do CONTRAN nº 210/06, a altura máxima permitida para o tráfego de veículos na via é de 4,40m. Para os motoristas com veículos com altura superior, sem Autorização Especial de Trânsito (AET) válida, a orientação é deixar o caminhão estacionado em outro ponto e seguir a pé até a tenda, para receber a bênção.

Serviço
Bênção dos Caminhoneiros
Data: segunda-feira, 16/09/2024
Local: Praça Senador Correia, 55. Centro de Curitiba
Horário: 9h às 17h