CASACOR: Mostra de Arquitetura que transforma Design em Arte e sentimento

A CASACOR é muito mais do que uma vitrine para expositores; é um evento que encanta e inspira os visitantes, provocando uma verdadeira explosão de sensações e desejos. Ao percorrer os diversos ambientes da mostra, seja qual for a capital em que ela esteja, cada pessoa encontra um estímulo para os sentidos, revelando um universo de possibilidades estéticas e funcionais.

Independente do estilo de cada indivíduo, a CASACOR tem o poder de despertar emoções profundas. Existem ambientes que, por seu excesso de decorações, podem não agradar a todos. Outros se destacam pelas cores fortes ou pelo design arrojado. No entanto, é inegável que cada espaço é capaz de provocar uma reação, seja ela positiva ou negativa.

Um exemplo notável dessa capacidade de emocionar é o Quarto de Hóspedes projetado pelo arquiteto Marcelo Lopes, para mostra de Curitiba. O espaço mistura iluminação, cores sóbrias e conforto, criando um ambiente acolhedor que convida o visitante a refletir e repensar a vida. Inspirado na obra literária "O Mito da Caverna", de Platão, o ambiente desafia as convenções da decoração de interiores ao estimular a introspecção e o pensamento crítico.

Assim como em ambientes na Mostra São Paulo, Marcelo optou por uma cama mais baixa, que desperta um desejo quase incontrolável de se jogar e esquecer da vida, trazendo uma sensação de ninho. Marcelo explica que a ausência de cores vibrantes no ambiente e o uso inteligente dos contrastes de iluminação convidam à reflexão. O projeto monocromático, marcado por tons de cinza e preto, é acentuado pelo jogo de luzes e sombras, culminando no painel muxarabi iluminado ao fundo da cama. Esse elemento não só adiciona profundidade ao espaço, mas também sublinha a filosofia de que "menos é mais".

Apesar da ausência de armários, típica de um quarto de hóspedes, o ambiente oferece todo o conforto necessário para acolher os visitantes. A sensação de querer ficar, deitar-se, pensar e descansar é palpável, reforçando o propósito de Marcelo Lopes em criar um espaço que vai além da funcionalidade, tocando o emocional de quem o vivência.

A CASACOR, portanto, é uma celebração da criatividade e do talento dos designers e arquitetos, um evento que transcende o simples ato de exposição para se transformar em uma experiência sensorial completa. É uma oportunidade para o público se conectar com o design de interiores de uma maneira íntima e significativa, explorando novas ideias e se inspirando para transformar seus próprios espaços.

Imagens relacionadas

Quarto de Hóspedes, projeto de Marcelo Lopes na CASACOR Paraná
Quarto de Hóspedes, projeto de Marcelo Lopes na CASACOR Paraná
Samuel Berguer
baixar em alta resolução

Quarto de Hóspedes, projeto de Marcelo Lopes na CASACOR Paraná
Quarto de Hóspedes, projeto de Marcelo Lopes na CASACOR Paraná
Samuel Berguer
baixar em alta resolução

Quarto de Hóspedes, projeto de Marcelo Lopes na CASACOR Paraná
Quarto de Hóspedes, projeto de Marcelo Lopes na CASACOR Paraná
Samuel Berguer
baixar em alta resolução

Marcelo Lopes que assina o Quarto de Hóspedes, na CASACOR Paraná
Marcelo Lopes que assina o Quarto de Hóspedes, na CASACOR Paraná
Marcelo Elias
baixar em alta resolução

Com linguagem de bonecos, espetáculo infantil “Hoje, Godot Não Vem!” reflete sobre o tornar-se adulto

Peça da Cia Caravan Maschera de Teatro faz temporada a preços populares na CAIXA Cultural Curitiba entre os dias 17 e 28 de julho

Reflexões sobre o amadurecimento a partir do texto clássico de Samuel Beckett, Esperando Godot, são o ponto de partida do sensível espetáculo infantil Hoje, Godot Não Vem!, da Cia Caravan Maschera de Teatro. A peça faz uma temporada na CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280) entre os dias 17 e 28 de julho. No dia 26 de julho, na sessão das 17h, o espetáculo será apresentado com tradução em Libras.

Na trama, duas crianças estão no deserto acompanhadas de uma árvore solitária, à espera de Godot. Enquanto aguardam, sem saber direito o que ou quem é Godot, os pequenos passam a refletir sobre o ato da espera e do tornar-se adulto.

“Durante a pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a ideia da espera transmudou todos os indivíduos do planeta para sempre. Isso aumentou a nossa vontade de falar sobre o fato de que ‘as gaiolas estão em todos os lugares, mas nem sempre se pode ver até onde as grades alcançam’. Afinal, no período de confinamento, todos ficamos ansiosos pela liberdade”, conta o diretor Leonardo Garcia Gonçalves.

Tornar-se adulto

Com essas questões em mente, o diretor e autor da adaptação começou a pensar sobre o impacto de uma longa espera nas crianças. Leonardo se lembrou, por exemplo, de que, na infância, sempre ganhava sapatos maiores do que os seus pés, para que eles pudessem ser usados por mais tempo. “Eu ficava muito angustiado e um dia fiz várias perguntas para a minha mãe: e se eu não crescer o bastante? Ou se eu crescer mais do que os sapatos? E se os sapatos me apertarem quando eu crescer?”, afirma.

Em meio às reminiscências, para o espetáculo Hoje, Godot Não Vem!, a Cia Caravan Maschera estabeleceu uma relação entre a espera pelo pé crescer de forma correta e essa expectativa de virar logo adulto e, consequentemente, ser independente. O coletivo quis adicionar outra camada a essa ansiedade: a pressão que os próprios pais e mães fazem nos seus filhos e filhas, projetando suas angústias e desassossegos na tentativa de controlar as escolhas e as decisões das crianças.

Todas essas aflições são trazidas para a cena de maneira lúdica. Por cerca de uma hora, adultos e crianças mergulham em um mundo diferente, regido mais pela subjetividade e menos pela lógica. Trata-se de um momento para dar vazão à intuição e à livre interpretação, essas grandes criadoras de sentidos.

Sobre a encenação

Nesse contexto, o grupo utiliza a linguagem do teatro de bonecos para se conectar com o público a partir de uma atmosfera enigmática e existencialista da peça. Os personagens são inspirados nas obras do pintor surrealista belga René Magritte e foram todos desenvolvidos por Leonardo Garcia Gonçalves, Giorgia Goldoni, Orlando Talarico e Kledir Salgado.

São nove bonecos construídos para a narrativa. Apenas os dois que representam as crianças que esperam Godot têm falas, dando forma aos seus anseios relacionados à solidão, à morte, ao tornar-se adulto e à autoaceitação. Os outros contribuem para o clima onírico da montagem. “Os protagonistas percebem diferenças entre si, como os cabelos, o brilho nos olhos em relação aos adultos e o fato de um não gostar de usar sapato e outro não se importar com seus sapatos grandes demais. Assim, querem se sentir acolhidos”, comenta o diretor. Os atores Leonardo Garcia Gonçalves e Rafael Salgado dão vida a todos esses seres.

Para potencializar a atmosfera reflexiva e intimista, a Cia Caravan Maschera de Teatro inclui no cenário projeções em vídeo que exploram a técnica de stop motion. Essas imagens foram produzidas pelo Estúdio ANIM’ARTE – Venezia. A luz, desenhada por Corentin Praud, trabalha muito com a noção de claro e escuro, dando mais destaque aos bonecos e criando volume a partir de cores distintas. Tons de amarelo e rosa são bastante utilizados e evocam ternura e alegria.

A trilha sonora original, composta exclusivamente para o espetáculo, é assinada por Rafael Vanazzi, que criou melodias levando em consideração a ideia de tempo dilatado, ou seja, incluir alguns momentos de silêncio para deixar espaço para a imagem/ação acontecer. Há também quatro canções com letras de Leonardo Garcia Gonçalves e arranjos criados por Luisa Albuquerque e Rafael Salgado.

Sobre a Cia Caravan Maschera de Teatro

A Cia Caravan Maschera Teatro foi fundada em 2010. No início de suas pesquisas, a Companhia trilhou os caminhos enigmáticos que oscilam entre a máscara, o palhaço, o bufão e os bonecos. Iniciou em 2012 seus primeiros trabalhos no Brasil, na zona rural da cidade de Atibaia, interior de São Paulo. Desde o início, estabelecem como princípio de criação de espetáculos uma interação constante com a comunidade que os cerca por meio de oficinas, cursos de formação e residências artísticas com artistas de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Até hoje, a Cia Caravan Maschera Teatro criou nove espetáculos que já circularam por 12 estados do Brasil e o Distrito Federal, além de ter participado de festivais internacionais na França, Itália, Eslovênia e Suíça.

Links para fotos e teaser AQUI

FICHA TÉCNICA

Produção: Caravan Maschera Teatro
Direção e encenação: Leonardo Garcia Gonçalves
Texto: Leonardo Garcia Gonçalves
Elenco: Leonardo Garcia Gonçalves e Rafael Salgado
Colaboração de dramaturgia visual: Laurent Michelin
Bonecos: Leonardo Garcia Gonçalves, Giorgia Goldoni, Orlando Talarico e Kledir Salgado
Cenografia: Leonardo Garcia Gonçalves, Orlando Talarico e Giorgia Goldoni
Figurino: Kledir Salgado
Trilha sonora: Rafael Vanazzi
Canções: Luisa Albuquerque e Rafael Salgado
Interpretação musical: Luisa Albuquerque
Edição de diálogos: Rafael Salgado
Produção de vídeos Stop Motion: Estúdio ANIM’ARTE – Venezia
Roteiro de vídeos e projeções: Leonardo Garcia Gonçalves e Giorgia Goldoni
Edição de vídeo: Ian Marcel Iordanu
Designer de luz: Corentin Praud
Operação de luz: Bruno Garcia
Vozes dos bonecos: Leonardo Garcia Gonçalves e Rafaella Uhiara
Residência de criação e concepção do espetáculo: TRAC Residenze Teatrali (Itália), Le LEM - Théâtre et Lieu d'ExpérimentationMarionnette (França), Théâtre Halle Roublot (França)

SERVIÇO:  

Teatro: Hoje, Godot Não Vem!

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Datas: De 17 a 28/07/2024

Horários: Quartas, quintas, sextas e domingos, sessões às 17h. Aos sábados, sessões às 15h e às 17h. No dia 26/7 (sexta-feira) com tradução em Libras

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba. Início das vendas dia 06/07

Classificação: livre para todos os públicos

Duração: 65 minutos

Acesso a pessoas com deficiência 

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Informações: Site Curitiba Caixa Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 4501-8722

OFICINA DE TEATRO DE BONECOS

Data/Horário: 27 de julho. Das 10h às 12h

Duração: 2 horas

Local: Sala de Oficinas da CAIXA Cultural Curitiba (R. Cons. Laurindo, 280)

Público: Crianças e adultos a partir de 10 anos

Vagas: 20

Inscrições: Gratuitas, realizadas no local 30 minutos antes do início

Spaten apresenta cenografia dos pavilhões da Oktoberfest de Blumenau 2024

Projeto cenográfico celebra a tradição cervejeira de Brasil e Alemanha e enaltece a força da marca que atravessou o tempo brindando aos melhores outubros desde 1397

AD_4nXcLQ-ImPXbU6oopg103adIlgsk9SzUoOXZet1uHLQdXRSvuPUfvZzB4NCxXF8sp-hWf3wKJ55TP9meqHTKdh2wedv1mEzGos6QY2bJ1r8vFbAQSN5_sO0AoEcGXbGEgYgzLxv2VHccEjGiVVtAE7wVBa2U?key=2YirZPu9UdcgQoNUtPBWSQ
Spaten revela cenografia da Oktoberfest 2024. Imagem: Agência Guru.

Blumenau, 03 de julho de 2024 - A 100 dias para a sangria do barril de Spaten, ritual que determina a abertura da 39ª Oktoberfest Blumenau, a cerveja oficial da festa revela a cenografia dos pavilhões da Vila Germânica, berço do maior festival cervejeiro das Américas. Esta edição, que comemora os 40 anos da maior festividade germânica fora da Alemanha, terá 19 dias de duração, de 9 a 27 de outubro.
Os quatro setores do complexo terão seus nomes mantidos: o primeiro Munique, o terceiro Blumenau, unidos pelo segundo Spaten, mostrando a conexão entre Brasil e Alemanha por meio da cultura cervejeira. Por fim, o quarto setor, Spaten Platz, espaço das atrações tradicionais e da velha guarda. Do histórico ao contemporâneo, o conceito cenográfico leva os visitantes da festa a uma viagem, cuja narrativa traz como foco principal a força em suas diversas interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o mundo que conhecemos hoje.
“Em quase 700 anos de história, Spaten atravessou o tempo deixando a sua marca e sobrevivendo a inúmeras mudanças e adversidades da humanidade. O segredo para passar por tudo isso são três atributos essenciais da nossa marca: força para persistir, suavidade para se adaptar e confiança para liderar e se manter relevante por todo esse tempo. Só uma marca com autoridade cervejeira pode sustentar essa história e a cenografia da Oktober deste ano mostra tudo isso”, diz Carolina Caracas, Head de Marketing da Spaten no Brasil.
A ambientação leva a assinatura da Guru, agência de marketing de experiência de Florianópolis, que há um ano inaugurou uma sucursal na capital nacional da cerveja, especialmente para atender às demandas de seus clientes na Oktoberfest. O escritório de arquitetura Wolff&Pack, com mais de 15 anos de experiência na criação e execução de eventos, é o responsável pelo projeto cenográfico desta edição em parceria com a agência, trazendo um conceito que evidencia o encontro entre a tradição e a vanguarda.
O direcional criativo é centrado na tradição cervejeira, destacando a rica herança cultural da cidade e suas raízes alemãs. Blumenau, com suas profundas tradições germânicas, é o cenário ideal para celebrar a cultura cervejeira, onde Spaten se destaca como uma marca forte e aspiracional. A ambientação combina elementos tradicionais e modernos, criando uma experiência visual que exalta a qualidade consistente, o sabor autêntico, e a conexão emocional com memórias compartilhadas. “A proposta é transmitir um sentimento atemporal de celebração, enaltecendo universo da cerveja e a importância dos biergartens como espaços de confraternização, reforçando a identidade germânica de Blumenau e a autenticidade do evento com a autoridade da Spaten”, explica Rafael Almeida, COO da Guru.
AD_4nXe2eQkZ1teDg4XcmDnQ0sXp2XRsF4upWFMuC-coEKBVpdFBVkBnxWxFoLDDn1aOZ7PAoxI81rE9nIL2wx86nTbCLmv8cGkvgciVFUcVLQ1YcgcHvK7T9sTWAERHAuKPmkp7Jlm94kLkaliPcVe3wU6MlcOf?key=2YirZPu9UdcgQoNUtPBWSQ

Setor Munique: Herança
História, experiência e legado. Essas são as heranças de anos da cultura alemã que fortalecem ainda mais as características do espaço, evidenciando as raízes germânicas da região e enriquecendo a autenticidade do evento.

AD_4nXeLujI1UxZrdoTTEVGnn3fUYmo1EKlQ1bGDxEMg85wBuZAO0bIT_LsgQDctMwU-MvJx6rGerlBZV_EJy7GhM2kNBHllg36Dp6mx7ApA0szwXAOjN9tJYuA085HlOrdegztL26Mbo2V7CAJ8GRAIPQ_1Q393?key=2YirZPu9UdcgQoNUtPBWSQ

Setor Spaten: Força
Uma identidade visual inspirada na força de Spaten. Uma presença ícone que atravessa o tempo e se mantém relevante até hoje, não só nas edições atuais da festa, mas como autoridade cervejeira desde a primeira Oktoberfest.

AD_4nXc8ZDkww8u_1XqyqPcTxmhvW1DEoApWYq3dxMstdenWsKRnakJNCMff-pweKk1psuAIfIoEYlsj_dt9wSp2eG0dwTYS3Utvnk93rl0ToAfjDQoPJNLsnF9upuJ91fNBaa23s1BvZC83sdvc92hQckFmhQTK?key=2YirZPu9UdcgQoNUtPBWSQ

Setor Blumenau: Celebração e tradição cervejeira
Um espaço inteiro conceituado pela riqueza da celebração e da cultura cervejeira. Exaltando a capital nacional da cerveja em suas cores e formas, traz a arquitetura colonial reimaginada, comemorando as conquistas realizadas e alegrias compartilhadas nesses 40 anos de tradição e história da festa.

AD_4nXcvHKJzs77xkid3Q7J-G0rsivgeqtg3S9dwdVVgnEV4PUxJLsaHqksquUZJVvVpDdAXx-plA3b8swEiznCvCU-0zmXVySfC2UAfA-5HtA8GsSEZr68vnhtz2BwZiu6nSe_k5CmVVckhiBlI_8Cnpwt3ywfw?key=2YirZPu9UdcgQoNUtPBWSQ

Spaten Platz: Atemporal
O que é verdadeiramente bom, só melhora com o tempo. Essa é a história que é ilustrada nesta ambientação. Pela composição de elementos que carregam tradição e modernidade, lado a lado, foi criada uma atmosfera única e atual, independente do ano ou do local.

Camarote Spaten
Spaten, elevando a régua e dando o nome para a atração mais desejada do festival, promete trazer nas seis noites de evento programadas para 2024 um ambiente ainda mais surpreendente, experiências inovadoras, line-up sensacional, open bar e open food. O Camarote Spaten, espaço mais disputado da Oktober, abrirá as portas às sextas e sábados, de 11 a 26 de outubro. Este ano, o maior festival cervejeiro das Américas comemora 40 anos de história e o palco exclusivo da cerveja oficial estará à altura da celebração, trazendo ninguém menos que: Pedro Sampaio, Jammil, Israel & Rodolffo, Thiago Martins, Menos é Mais e Kamisa 10 e um time de DJs que promete aquecer a pista todos os dias. O local possui dois andares, área de shows restrita e ambiente climatizado, além de um amplo terraço que possibilita que o público curta as apresentações com exclusividade e também participe da festividade do Pavilhão Spaten (setor 2 da Vila Germânica). Os ingressos estão disponíveis pelo site www.camarotespaten.com.br e incluem o acesso completo ao evento e ao receptivo do camarote, para troca dos bilhetes e coleta de kits.

PROGRAMAÇÃO
Primeira Semana
11/10, sexta-feira - Pedro Sampaio
12/10, sábado - Jammil
Segunda Semana
18/10, sexta-feira - Israel & Rodolffo
19/10, sábado - Thiago Martins
Terceira Semana
25/10, sexta-feira - Menos é Mais
26/10, sábado - Kamisa 10

Serviço
Camarote Spaten - Oktoberfest Blumenau 2024
Quando: 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de outubro
Onde: Vila Germânica - R. Alberto Stein, 199, Velha, Blumenau - SC, 89036-200
Open Bar: Chopp: Spaten e cervejarias convidadas; Bud Zero; Gin, Vodka, Whisky e Mike’s; Energético e Tônica; Água e Refrigerante.
Open Food: serviço completo de comidas típicas alemãs
Ingressos: www.camarotespaten.com.br
Notícias: www.instagram.com/camarotespaten

Hai Yo conta com novidades exclusivas

Inovação e sofisticação: delícias selecionadas pelo chef Lucas Coelho

O intimista e sofisticado Hai Yo, reconhecido por diversas premiações e consolidado como um dos melhores restaurantes de hotel de Curitiba e como o 50º melhor do Brasil, traz novidades para os seus clientes: o Blue Label Elusive Umami e o Sake Zankyo Super 7.

O Blue Label Elusive Umami é um whisky exclusivo e que conta com duas mil garrafas. É uma edição limitada e é resultado da colaboração de dois mestres: A Master Blender Emma Walker e o Chef Kei Kobayashi. A bebida é o equilíbrio perfeito entre os sabores doces e salgados com nuances de laranja vermelha e frutas vermelhas, especiarias doces e amadeiradas, um toque sutil de carne defumada, uma pitada de sal e pimenta, resultando em um final longo e frutado.

“A ideia de trazer o whisky do Blue Label com essa nota de umami conversa muito com o nosso público do Hai Yo e com o nosso sistema de trabalho. A cozinha asiática é baseada também em umami. Esse whisky foi feito com muita delicadeza e sofisticação e isso casa exatamente como fazemos o nosso trabalho. Trabalhamos com os nossos produtos de uma maneira delicada e elegante para trazermos uma sensação específica e única para os clientes”, pontua o chef Lucas Coelho.

Já o Sake Zankyo Super 7 conta com o sabor do arroz em sua forma mais pura, sua cor é tão clara como água e sua textura é aveludada suave e desliza através da língua. O sabor evolui à medida que inflama os diferentes sentidos. Começa com uma pequena pitada doce e depois evolui para um leve tom cítrico e termina em um longo e seco final. É um sake excepcionalmente complexo e elegante.

“A importância de termos esses produtos no Hai Yo, é poder proporcionar ao nosso cliente uma experiência única e exclusiva, que ele não encontra em qualquer lugar. Gosto de trabalhar com inovação, sofisticação e qualidade. Como por exemplo, esse sake, só vieram dez garrafas para o Brasil e nós compramos duas. Ela foi tão bem aceita, que já vendemos uma. São sakes que eu acho que o público de Curitiba e daqui do Hai Yo precisam conhecer. É o sake com mais alto nível de pureza, extremamente único, não temos nada igual no mercado como esse sake de 7% de aproveitamento de arroz. Ele é resultado apenas do arroz, não conta com nenhuma inserção química de saborizantes. A característica principal é só do arroz, trazida na sua melhor qualidade”, finaliza o chef.

Sobre o Hai Yo

Localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon (Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba/PR), o Hai Yo é reconhecido por suas diversas premiações, entre elas, como um dos melhores restaurante de hotel de Curitiba e entre os 50 melhores restaurantes do país.

Ele também é conhecido por oferecer uma deliciosa experiência a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Coreia.

Com capacidade para 56 pessoas, o restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 23h30. Já na sexta-feira, sábado e feriado, o funcionamento é das 19h até meia noite e meia.

Mais informações @haiyo_restaurante e pelo WhatsApp (41) 9 9961-1599.

Crédito das fotos: Fabio Dickmann

Crédito das fotos: Fabio Dickmann

Cooperativismo incentiva práticas sustentáveis na sociedade

Dia Internacional do Cooperativismo destaca forma de trabalho que aproxima pessoas e promove valores capazes de trazer progresso às comunidades

Em detrimento do individual, o coletivo. Ao invés da concentração de renda, a possibilidade de distribuição. Acima de tudo, as pessoas. O cooperativismo chega a mais um Dia Internacional, lembrado sempre no primeiro sábado de julho, promovendo reflexões em busca de um mundo mais igualitário e economicamente sustentável a partir de seu modelo de negócio.

Um modelo que se ampara na união de alguns para se chegar ao mesmo objetivo. Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, é a força coletiva dos produtores que movimenta o negócio a partir da prática de valores como democracia, igualdade e honestidade, a fim de pautar uma atuação que garanta o desenvolvimento sustentado das suas comunidades. "A cooperativa tem na união de muitos o encontro de soluções. Soluções para produzir de forma sustentável, para colher frutos de qualidade, para transformar as uvas em potenciais produtos de consumo. Tudo isso se reverte em bens para todas suas 270 famílias cooperadas", destaca o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.

Uma cooperativa é, basicamente, a união de pessoas com os mesmos objetivos. "Através delas, somando-se os esforços supera-se os desafios", ressalta o presidente da Cooperativa Agrícola Cairu, Felipe Corbellini. É com a união desses atores que as cooperativas se fortalecem, pois elas funcionam como uma propriedade coletiva criada para ser a extensão dos negócios dos próprios associados, diz o presidente da Sicredi Serrana, Marcos Balbinot. "Ao invés de dependerem de outras empresas no seu ramo específico de atividade, os associados criam a sua própria empresa para gerar valor aos negócios que realizam", destaca.

Como as cooperativas não concentram renda, Corbellini reforça essa contribuição para que novos valores sejam compartilhados com a sociedade, fazendo dela um lugar melhor para todos. "As cooperativas são um meio para termos uma sociedade mais igualitária", acredita. Balbinot lembra que, embora as cooperativas não tenham objetivo de distribuir lucros, elas têm finalidade econômica para assegurar sua perenidade e sustentabilidade econômica. É assim, por exemplo, que se tornam autossuficientes em suas atividades e reúnem capacidade de enfrentamento em eventuais adversidades. Da mesma forma que se mobiliza para proteger e criar valor ao patrimônio e renda dos associados, faz valer sua capacidade de motivação e de formação qualificada para promover as interações e o convívio social. "Assim como na ampliação da consciência para os cuidados ambientais e de preservação das manifestações culturais", ressalta. "De toda sorte, são todos movimentos propositivos que estimulam a formação de uma sociedade melhor", analisa.

Por isso, também, o cooperativismo já ganhou a chancela da ONU como determinante para a conquista do desenvolvimento sustentável. Parte desse reconhecimento está baseado na capacidade de gerar emprego e renda das cooperativas, mas também por elas representarem valores como cooperação e solidariedade. Balbinot acredita também que, não importa as proporções que uma cooperativa atinja, ela sempre guardará sua essência local originada pelo movimento de seus sócios-fundadores. "Se esse é o motivo original pelo qual surge a cooperativa, também será sempre a sua essência", disse. O crescimento não deverá jamais afastá-la deste impulso que representa a sua essência, embora permanecer pequena não significa respeito às origens. "Pelo contrário, deverá se fortalecer cada vez mais de modo a expandir, integrar mais pessoas e gerar um impacto positivo cada vez mais ampliado na sociedade. Esse é o desafio, a oportunidade e a beleza de uma cooperativa: colaboradores, dirigentes, associados e sociedade fomentam o desenvolvimento em toda a sua potencialidade ao mesmo tempo que preservam a sua essência, seus princípios e seus valores", constata.

A ONU também já anunciou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Corbellini acredita em mais visibilidade para o setor. "Será importante mostrar nosso modelo sustentável para impulsionar o desenvolvimento econômico, especialmente para grupos mais vulneráveis na nossa sociedade", destaca. Datas como essas ajudam a impulsionar o cooperativismo mundo afora. No Brasil, conforme dados do Anuário do Cooperativismo 2023, são mais de 20,5 milhões de pessoas cooperadas. Algumas delas, da novíssima geração. Felipe Casagrande tem apenas 12 anos e já dirige uma cooperativa. Trata-se da Cooperativa Escolar Madre Felicidade, uma cooperativa que funciona na escola municipal, em Garibaldi. Com o apoio da Sicredi Serrana, da Cooperativa Vinícola Garibaldi e da Marini Coop., alunos atuam nos moldes cooperativos, com estatuto e cotas de cooperados, produzindo marcadores de página. "Aprendi a cooperar em sociedade, ajudar se alguém estiver precisando e não julgar as pessoas. Cooperar é importante para tornar as coisas mais fáceis e para conviver com as pessoas de outra forma", comenta o menino.

Felipe já está colocando em prática os valores cooperativos, entendidos como importantes para um reposicionamento da sociedade em prol do progresso de suas comunidades. "Uma cooperativa se propõe a manter sempre acesa a chama do voluntariado e da solidariedade, tanto para se difundir e fortalecer em tempos de oportunidades, como para estar naturalmente organizada e em prontidão nos tempos de adversidades", conta o presidente da Sicredi Serrana.

Clique Para Download
7ygjO4gzNmJGZ6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6IjNxMDM3UjMzIjOnVGcq5ydvxmN4QDOyMGO4YDZ5UjZlJTYwYmMzE2MihzYjNDOkFmMmZkMlEmMmZkMlAjRyUiMwIDNx8VL1ETLf9VLwITLfpjN
Clique Para Download
8ygjOhFDZ4QmZ6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6IjNxMDM3UjMzIjOnVGcq5ydvx2MxcjM2IjZhBDNxcTYxIzN4QGO3IWO3E2MlNWM1cTZ5YkMlcTZ5YkMlAjRyUiMwIDNx8VL1ETLf9VLwITLfpjM
Clique Para Download
8ygjO4QzYwYWZ6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6IjNxMDM3UjMzIjOnVGcq5ydvx2YjJDOhJGN4ITY4kDN0gDZ0Y2N4UzN0gzNhdzMiRWO3YkMlQWO3YkMlAjRyUiMwIDNx8VL1ETLf9VLwITLfpTM
Clique Para Download
1ygjO4IDMwIGM6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6IjNxMDM3UjMzIjOnVGcq5ydvx2N4cTM2ADO1UzNmNTZ0MTM0YjZwMGMjJ2N1EmM5EjYxYkMlEjYxYkMlAjRyUiMwIDNx8VL1ETLf9VLwITLfpDN
Clique Para Download
7ygjO0EWZ5Y2M6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6IjNxMDM3UjMzIjOnVGcq5ydvx2YlZ2YxUWYyITNycjZwczYlNzYjVjM1ETYihTYzI2N3YkMlI2N3YkMlAjRyUiMwIDNx8VL1ETLf9VLwITLfpTO
Clique Para Download
6ygjOilTZiJWO6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6IjNxMDM3UjMzIjOnVGcq5ydvx2NxYjZ2ETOmhjYmZzMxETMhlTMhRDMwYGM5MTZiVjZxYkMlUjZxYkMlAjRyUiMwIDNx8VL1ETLf9VLwITLfpTN
No dia do Cooperativismo, Cooperativa Vinícola Garibaldi compartilha exemplos que ajudam a transformar sociedade. Crédito: Carlos Ferrari

Inverno já chegou no Botanique Hotel Experience

Programação inclui gastronomia, passeios pela região da Mantiqueira, novidades no Spa, pique-nique na montanha, shows de jazz, wine dinner e jornadas com vivências únicas. A boa novidade para o nordeste é o vôo operado pela Gol, a partir desta terça, dia 2 de julho, ligando o Aeroporto SJK (São José dos Campos) ao Aeroporto Internacional de Salvador, facilitando o acesso a turistas da região. Hotel disponibiliza no periodo promoção Fique mais tempo na qual fazendo a reserva de duas ou três diárias durante a semana, os hóspedes ganham uma de presente, e na reserva de 5 diárias, ganham duas.

Clique Para Download
c8c633f9cfceea3a66e5fb994dd40130low.jpeg
O elegante resturante Mina, sede do jantar da Vinícola Garzon, dia 19 de julho, no Botanique Hotel Experience

Campos do Jordão, junho de 2024 – O Botanique Hotel Experience, referência nacional em hotelaria de luxo anuncia sua temporada de inverno repleta de atrações e experiências criadas para viver um autêntico inverno nas montanhas. Localizado no coração da Mantiqueira, no charmoso Valle dos Mellos, o hotel oferecerá uma combinação perfeita de gastronomia refinada, bem-estar e hospitalidade de alto padrão. Um dos destaques acontece de 19 a 21 de julho, em jantar conduzido por Ana Paula Oliveira, embaixadora da Bodega Garzón. O valor do menu harmonizado é de R$ 630,00 por pessoa (taxa de serviço não inclusa). O jantar é aberto também para passantes e terá início às 20h do dia 19/07 . Confira a seleção

Entradas:
Carpaccio de Vieira com Caviar Polanco e Tartar de Tomate Orgânico, harmonizado com Garzón Reserva Albariño;
Couve-flor Grelhada na Manteiga de Alcaparras com Molho Romesco, harmonizado com Garzón Reserva Pinot Noir Rosé;
Pratos Principais:
Vermelho Grelhado em Crosta de Caju com Purê de Ervilha e Hortelã, harmonizado com Garzón Single Vineyard Pinot Noir;
Cordeiro Confit com Ragout de Lentilhas de Puy, harmonizado com Garzón Single Tannat;
Sobremesa:
Sacher Tarte de Cereja com Baunilha e Calda de Chocolate

Clique Para Download
8250ac756f929c4191ab35abcb92c914low.jpeg
Garzon Albariño Tannat
Clique Para Download
8f36b1e2ca70982dfa4d98f66e11f2b6.png
Garzon Single Vineyard Pinot Noir
Clique Para Download
f48cd8d86f10b4ce5b3c55c0b6ce3f40.png
Garzon Pinot Noir Rosé
Clique Para Download
e9c3c8a16a8fdc1a76c991fcc689ea09.png
Garzon Single Vineyard Tannat
Programação Especial
Os pacotes para o final de semana têm valores a partir de R$ 11.672,00 (com taxas) e incluem:
2 noites de hospedagem
Café da manhã
Jantar harmonizado no dia 19/07
Almoço no dia 20/07

Para quem deseja estender a permanência, o Botanique tem a promoção Fique Mais Tempo na qual a reserva de duas ou três diárias durante a semana, hospedes ganham uma de presente, e na reserva de 5 diárias, ganham duas de presente. As tarifas começam por R$ 3530 + taxas, e incluem café da manhã.

Clique Para Download
b92f328322313f26b90a5b270a4fd284low.jpeg
Do campo para a mesa
Clique Para Download
20857c049dfd27235f4c413617bccf3clow.jpeg
Relax na montanha mágica
Clique Para Download
1285e9eab5c2f3c4c242511690b37ae2low.jpeg
Spa com piscina isotônica, que faz o efeito do Mar Morto
Clique Para Download
8afa6e77a4aee136a1735542e0c83f27low.jpeg
Fogueira nos Jardins
Clique Para Download
efc30e50c8a4e2f7755fefbf00a7e8e5low.jpeg
Shows de jazz
Clique Para Download
7f38de335ecb5451733a0f9118b7606alow.jpeg
Gastronomia do campo para a mesa

Gol terá voo direto entre São José dos Campos e Salvador

Com o voo inaugurado hoje, dia 2 de julho, operado pela Gol, ligando o SJK Airport, em São José dos Campos, ao Aeroporto Internacional de Salvador, a nova rota estárá disponível durante a temporada de iinverno, facilitando uma experiência mais conveniente para quem deseja visitar Campos do Jordão e os estabelecimentos da hotelaria local.

Os voos diretos São José dos Campos-Salvador ocorrerão três vezes por semana, às terças, quintas e sábados. Com partida do SJK Airport às 23h40 e chegada a Salvador às 2h, a viagem terá duração de 2h20. Os voos de retorno partirão de Salvador às quartas, sextas e domingos às 3h05, chegando em São José dos Campos às 5h35. Além disso, os passageiros terão a opção de voos com conexão no Rio de Janeiro, facilitando o acesso a mais de 20 destinos nacionais.

Clientes Gol Diamante e hóspedes dos hotéis reconhecidos pelo selo Signature, do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, terão acesso a um transfer especial da Mitsubishi Motors, facilitando ainda mais a viagem do SJK Airport para Campos do Jordão. Hotéis participantes incluem Bendito Cacau Resort & SPA, BotaniqueHotel Experience, Chateau La Villette, Grande Hotel Senac, Hotel Boutique Quebra-Noz, Hotel Vila Inglesa, Toriba Hotel Spa e Ort Hotel.

Sobre o Botanique Hotel Experience
Desde a sua inauguração, há 13 anos, o Botanique Hotel Experience se destacou ao oferecer um conceito inédito de hospitalidade centrado no bem-estar e na gastronomia do campo para a mesa. Em sua nova fase, o hotel eleva o luxo e a sofisticação a patamares ainda mais altos, reafirmando seus pilares de hospitalidade high-end.

Localizado no Triângulo das Serras, que abrange Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, o Botanique oferece apenas 20 acomodações, proporcionando uma experiência de exclusividade e privacidade. Suas amplas suítes e vilas contam com vistas panorâmicas e são cercadas por uma vegetação exuberante, garantindo uma estadia tranquila e revigorante.

Clique Para Download
fe8546462b3b69a576c3dfb1a6f6090flow.jpeg
suites e vilas de sonho
Clique Para Download
2eae4d96a6fd4bd7a11cdccdc19d4c03low.jpeg
Gastronomia do campo para a mesa
Clique Para Download
1abed2012fa8fe27d1c81f38278c0eb6low.jpeg
Spa com tratamentos Botânicos
A gastronomia é um capítulo à parte, combinando o melhor da cozinha internacional com a inventiva culinária regional, sempre com ingredientes frescos. Além disso, o hotel oferece um menu diversificado de experiências, como passeios de bicicleta, aulas de tênis, beach tênis, yoga, meditação, workshops e terapias relaxantes no spa. Os hóspedes também podem desfrutar de piqueniques charmosos, tours por trilhas ecológicas, visitas a fazendas locais e voos de parapente.

O Botanique dispõe de uma estrutura completa para eventos sociais e corporativos, sendo uma excelente opção para board meetings e encontros exclusivos.

Clique Para Download
c7a2404b7315ac095797622d73bed04flow.jpeg
Vista aérea do Botanique Hotel Experience com suas mais de 300 caixas de hortas

Contato para Reservas e Informações:
Endereço: Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 Bairro dos Mellos, Campos do Jordão (SP)
Site: www.botanique.com.br
E-mail: reservas@botanique.com.br
Telefone: (12) 3662-5800
Whatsapp: (12) 99709-0680