Vinícola Brasília amplia agenda de tours guiados com degustações também às sextas-feiras à tarde

Novo roteiro de enoturismo do Centro-Oeste inclui quatro paradas para descobrir os segredos dos vinhos do cerrado. São 30 vagas por horário e o passeio tem 1h30 de duração

No coração do Centro-Oeste brasileiro, a Vinícola Brasília está diversificando suas opções de turismo enológico ao introduzir tours guiados com degustações também às sextas-feiras às 15h. Este novo itinerário se junta aos populares tours já disponíveis às 10h30 e 15h aos sábados, domingos e feriados. Com capacidade para 30 participantes por horário, cada tour custa R$ 150 por pessoa.

Inaugurada durante as celebrações do aniversário da capital federal, em abril deste ano, a Vinícola Brasília visa não apenas elevar o padrão da produção de vinhos finos, mas também posicionar a cidade como um destino imperdível para enoturistas. Com uma proposta inovadora e sustentável, o empreendimento é formado por 10 vinhedos da cidade – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata.

“Durante aproximadamente 1 hora e meia, os visitantes são conduzidos por uma jornada única. O passeio inclui quatro paradas estratégicas com duração de 20 minutos cada, onde cada uma é dedicada à degustação de um vinho produzido pela Vinícola Brasília”, conta Artur Farias, Diretor Comercial.

Passo a passo:
Na primeira estação, realizada no deck da vinícola, é degustado o primeiro vinho: o Cobogó, um vinho branco produzido com a uva Sauvignon Blanc. Junto com a primeira degustação, é apresentada rapidamente a história da vinícola e a técnica da dupla poda, fundamental para a produção de uvas no cerrado que se transformam em vinhos finos de alta qualidade. Na degustação são apresentadas ainda as características do rótulo, identificadas na análise sensorial.

A segunda parada é no jardim, de frente para o prédio da Vinícola, onde é degustado o segundo vinho: o rosé Pilotis.Nessa estação, além da explicação sobre a produção do vinho, é apresentado também todo o projeto arquitetônico do espaço, totalmente inspirado no modernismo que é a característica de Brasília, em conjunto com o velho mundo, berço da produção de vinhos mundiais.

A próxima parada é junto aos tanques de aço inox da área de produção da Vinícola, onde é ensinado o passo a passo da produção de vinhos, desde recepção das uvas, desengace, prensagem, fermentação alcoólica, envelhecimento em barricas de carvalho, até a etapa final de engarrafamento e rotulagem, junto à degustação do terceiro rótulo da visita guiada: tinto Croqui, um corte de Malbec / Syrah sem passagem por barricas.

Logo após, os visitantes descem à cave subterrânea onde estão as barricas de carvalho francesas e americanas, local em que os vinhos passam pelo processo de envelhecimento e maturação. Nessa etapa, é degustado o quarto vinho, o Syrah da linha Alvorada, um vinho que estagiou 12 meses em barricas de carvalho, acompanhado de uma tábua de queijo colonial, salame artesanal, cesta de pães e azeite.
Para fechar a visita guiada, todos retornam à loja, onde os visitantes podem adquirir os vinhos com valores especiais. Além dos tours, a loja da Vinícola está aberta para venda dos vinhos degustados, entre outros rótulos, e também de taças de vinho no Wine Bar, com funcionamento de segunda a sábado, das 09h às 18h e domingo de 09h às 13h.

Para reservas e mais informações sobre os tours, os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp (51) 9442-1975, com a recomendação de chegar com 10 minutos de antecedência.

Serviço:
Vinícola Brasília
Local: BR -251, km 07, PAD-DF
Valor dos tours guiados: R$ 150 por pessoa
Agendamentos: (51) 9442-1975 (whatsapp)
Mais informações: vinicolabrasilia

Clique Para Download
0xgjO3kDOiJWO6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6YjN2gzN0gDN5EjOnVGcq5ydvxWZkRGO4MmNhVWMwEDO0kzMkZ2YllTN0YWOxkTZ1cTZmZkMlcTZmZkMlAjRyUyM0YTMx8VL1ETLf9VLwITLfpDO
Vinícola Brasília (Crédito: Sílvia dos Santos Pereira)

Clique Para Download
2xgjOldTZhVWY6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6YjN2gzN0gDN5EjOnVGcq5ydvx2YzATOmVGM1gzYhVDOzQGMjJWM4UjYkJmZ3UmNmFTOyYkMlETOyYkMlAjRyUyM0YTMx8VL1ETLf9VLwITLfpTN
Vinícola Brasília (Crédito: Sílvia dos Santos Pereira)

Clique Para Download
0xgjO3EmYihTM6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6YjN2gzN0gDN5EjOnVGcq5ydvxmMhhjYxMDMjNWO5cTYwUjNkFGOxMWN1ImZxEGMjRGMwYkMlQGMwYkMlAjRyUyM0YTMx8VL1ETLf9VLwITLfpDN
Vinícola Brasília (Crédito: Fernanda Coutinho)

Clique Para Download
4xgjO5IjNkZ2N6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6YjN2gzN0gDN5EjOnVGcq5ydvx2YmNzYykjMwEGM4MjN1gzN0MGMmFjY0MTOmVjZmRGZ1YkMlQGZ1YkMlAjRyUyM0YTMx8VL1ETLf9VLwITLfpTO
Vinícola Brasília (Crédito: Fernanda Coutinho)

Clique Para Download
9xgjO0UDNyUWZ6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6YjN2gzN0gDN5EjOnVGcq5ydvxmMjNDZlFzYhJTOzQmZ4cTO5IzNwATYlJDNjNTZ5gTOzYkMlgTOzYkMlAjRyUyM0YTMx8VL1ETLf9VLwITLfpTO
Vinícola Brasília (Crédito: Fernanda Coutinho)

Marca de joias em Curitiba é responsável por trazer o conceito Piercing Parties para o Brasil

Marca de joias de Curitiba é responsável por trazer o conceito Piercing Parties para o Brasil

A marca de joias Beatriz Werebe estará em Curitiba dia 26 e 27 de junho para promover mais um Piercing Day. A marca é responsável por trazer o conceito de Piercing Parties para o Brasil, combinando a apresentação de suas joias com a experiência de furar as orelhas das clientes, integrando tatuadores e bodypiercers em seus eventos.

O evento acontecerá no renomado Hotel Nomaa Curitiba na Suíte Ático e tr​az uma surpresa para suas clientes, que poderão trocar joias antigas como parte do pagamento.

Banda Yahoo celebra 35 anos de estrada e chega a Curitiba para única apresentação no dia 06 de julho no Teatro Up Experience

Show apresenta os hits do melhor rock romântico do Brasil, como Mordida de Amor, Anjo, Caminhos de Sol e Hey, Jude, temas de novelas da TV Globo para todo mundo cantar e dançar. Quem já assistiu, garante: é emocionante!

A banda Yahoo, considerada por muitos a mais romântica de rock do Brasil, celebra 35 anos de estrada. Na esteira de tudo isso, vêm novo show e lançamento do single Entre o Espinho e a Flor, parceria inédita da banda com o hitmaker Paulo Massadas. A canção já está em todas as plataformas digitais desde 24 de maio.

O espetáculo traz vários temas de novelas da TV Globo, canções que se transformaram em hits nacionais. “Mordida de Amor”, “Anjo”, “Caminhos de Sol” e “Hey, Jude”, entre outras, fizeram e fazem parte da trilha sonora do Brasil das últimas três décadas. Durante o tempo todo, é impossível ficar parado e não acompanhar a plenos pulmões, e de corpo inteiro, os sucessos que a banda desfila no palco em quase duas horas de ação. Quem já assistiu, garante: é emocionante!

Com os fundadores Zé Henrique (voz e baixo) e Marcelão (bateria e percussão), e os virtuosos Rodrigo Novaes (guitarra e vocal), Léo Mendes (teclados, violão e vocal) e Diogo Macedo (bateria), o palco sempre será a casa da banda. Que venham mais 35 anos! Vem se emocionar com o Yahoo!

Baixe aqui as imagens da banda em alta:
https://drive.google.com/drive/folders/1qR7XHpCZUk9cgYJSCUk4qtoDwfzkDI4C?usp=sharing

TRILHAS DE NOVELAS

Mordida de Amor - Bebê a Bordo (1988/1989)
Delicious - O Salvador da Pátria (1989)
Anjo - Sexo dos Anjos (1989/1990)
Hey, Jude - Top Model ((1989/1990)
Sonho Encantado - Barriga de Aluguel (1990/1991)
Paixão Esquecida - Deus nos Acuda (1992/1993)
Caminhos de Sol - A Viagem (1994)
Eu Não Resisto - Bang Bang (2005/2006)
De Volta Pro Amor - Negócio da China (2008/2009)

Sobre o Yahoo
Formada atualmente pelos fundadores Zé Henrique (voz e baixo) e Marcelão (bateria e percussão) e os virtuosos Léo Mendes (teclados, violão e vocal), Rodrigo Novaes (guitarra e vocal) e Diogo Macedo (bateria), a banda Yahoo foi criada em 1988 pelo guitarrista Robertinho de Recife. O disco de estreia da banda, intitulado apenas Yahoo, ganhou destaque nacional com a canção Mordida de Amor, que foi tema da novela Bebê a Bordo. Com a música mais tocada nas rádios no ano de 1988, outras canções também se destacaram neste disco como Pra Você Voltar e Delicious, esta última tema da novela O Salvador da Pátria. No ano seguinte, com o álbum Oração da Vitória, a banda emplacou outro sucesso: Anjo, tema da novela Sexo dos Anjos. Em 1990, o Yahoo lançou o álbum Yahoo 3. Houve destaque para as canções Sonho Encantado, tema da novela Barriga de Aluguel, Veneno e Somos a Luz da Manhã, estas duas últimas temas do filme de grande sucesso Sonho de Verão, no qual os músicos fizeram parte do elenco. Em 1992, a banda lançou o álbum Pára-raio com destaque para Paixão Esquecida, tema da novela Deus Nos Acuda. Em 1994, o álbum Caminhos de Sol teve a canção homônima como tema da novela A Viagem e emplacou em todas as rádios brasileiras. Em 2006, o Yahoo lançou o álbum Versões, que trouxe os maiores sucessos do rock versadas em português. Em 2008, o novo disco Yahoo 20 Anos Ao Vivo foi lançado em comemoração às duas décadas de carreira. A canção inédita De Volta Para o Amor foi incluída na trilha sonora da novela Negócio da China, da TV Globo. Em 2012, o grupo lançou o CD/DVD Yahoo Flashnight – Ao Vivo, com grandes sucessos nacionais e internacionais das décadas de 80 e 90, entre eles músicas compostas ou produzidas pela própria banda, além de canções consagradas por outros grandes artistas do rock mundial. A partir de 2018, a banda Yahoo iniciou o projeto Encontros, gravando clássicos da MPB e do pop nacional com participações de convidados estelares, como Erasmo Carlos, Roberta Campos, Daniel, Cláudia Leitte, Sandra de Sá, Biquini Cavadão, Frejat, Péricles, Diogo Nogueira, Xande de Pilares, José Augusto, Calcinha Preta e Raimundo Fagner.

Serviço Show
CURITIBA - Yahoo 35 anos
Data:06 de julho de 2024 (sábado)
Abertura do local: 20h
Início do show: 21h
Local: Teatro Up Experience (Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Estacionamento, 8 - Campo Comprido, Curitiba)
Ingressos: Plateia Gold - R$ 250,00 | Plateia Baixa - R$ 200,00 | Plateia Alta - R$ 180,00
Compra de ingressos: Disk Ingressos

Espetáculo “Contraponto” sobe ao palco do Guairão em agosto antes de ir para Dinamarca

Uma das coreografias, “Castelo” terá ainda dois momentos marcantes neste ano. Será a atração de abertura da Niterói Semana de Dança 2024 em julho e segue para a Dinamarca em agosto.

O Balé Teatro Guaíra se prepara para a reestreia do espetáculo "Contraponto" que, desta vez, será apresentado no auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). O trabalho é composto por duas obras de grandes talentos da dança, que trazem como elo o universo interior do ser humano. As apresentações acontecem dias 1º, 2 e 3 de agosto, às 20h30. Em breve, os ingressos estarão à disposição do público no site Deubalada.com e na bilheteria do Teatro Guaíra.

“Dois universos bastante distintos convivem neste programa de uma forma que nos arrebata e provoca”, destaca o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni. As apresentações foram sucesso de público em 2023 e o resultado tão impactante que neste ano surgiu a ideia de trazê-lo ao grande auditório do Teatro Guaíra.
A coreografia "Anima - imensidão adentro" foi composta por Alan Keller, artista da dança premiado no Brasil e fora do país e reconhecido, em 2022, como o melhor coreógrafo de Festival de Joinville. Já "Castelo" é de Alessandro Sousa Pereira, brasileiro que vive na Dinamarca, premiado em importantes competições coreográficas, como o Scapino Prize, na Alemanha, e o International Competition for the Erik Bruhn Prêmio, no Canadá.
“Acho que esses dois trabalhos têm algo que é muito interessante: embora sejam muito diferentes em linguagem e energia, se alinham, conversam e trazem essa mirada para o interior do ser humano, a psiquê, a alma, o espírito, para isso que nos anima, para isso que nos faz ser e existir. E eu sinto que vai ser muito bonito poder ter o público no Guairão”, completa Bongiovanni.
“Castelo” terá ainda dois momentos marcantes neste ano. Será a atração de abertura da Niterói Semana de Dança 2024, no Rio de Janeiro, dias 6 e 7 de julho. E, logo após a temporada no palco do Guairão, segue em viagem internacional. Serão seis apresentações na Dinamarca: em Klampenborg nos dias 9, 10, 11, 13 e 14 de agosto e em Århus no dia 16 de agosto.
Preparação
O coreógrafo Alessandro Pereira, que atua na Dinamarca, passou duas semanas com a companhia reconstruindo “Castelo”. A rotina de preparação seguiu durante o mês com a vinda de Alan Keller. O trabalho dos coreógrafos, bailarinos e equipe de professores e ensaiadores do Balé Teatro Guaíra seguiu dos estúdios do Teatro Guaíra para os ensaios gerais no palco do Guairão. E já deu para sentir que o novo palco se tornou um lugar especial.
Se ano passado, quando a tônica do espetáculo foi trazer uma maior intimidade com o público, compondo um dos elos entre as duas coreografias, desta vez, a opção foi desafiar o elenco. “Acho que o sentimento é o mesmo. As emoções precisam ser mais expressivas, mas a beleza será a mesma”, diz Alessandro.
“A apresentação no Guairinha trouxe uma atmosfera mais intimista, em que a gente se aproxima mais do público pela proximidade da plateia. Ir agora para o Guairão exige um extra, tanto da nossa corporalidade, de aumentar a movimentação no palco, como de passar toda a energia para uma plateia de dois mil lugares, desde quem está na primeira fileira até a última do segundo balcão”, comenta o bailarino Leonardo Vieira.
Para o criador de "Anima”, a coreografia renova as forças com a imensidão do maior palco do Centro Cultural Teatro Guaíra e com novos bailarinos e bailarinas na formação. “Estamos usando todo elenco agora nesse palco. São mais de vinte pessoas e os novos integrantes trazem novas habilidades. Venho de Minas Gerais e estou muito feliz de fazer aqui uma dança genuinamente brasileira, que fala de afeto e de amor, que tem uma trilha sonora feita em Curitiba, para este teatro, para este elenco”, frisa Alan Keller.
Em 2023, um total de 1.774 pessoas assistiram ao espetáculo em cinco apresentações no palco do Guairinha, o que ofereceu uma perspectiva bastante intimista ao público. Desta vez, a companhia pretende despertar a emoção em uma plateia de mais de 2 mil pessoas. “Quando as pessoas vierem aqui assistir o Castelo vão se espelhar em sentimentos comuns a todos, do amor, da paixão, da luta da vida e da sobrevivência e de como construir seu próprio castelo”, conclui Pereira.
Balé Teatro Guaíra - Celebrando 55 anos de história em 2024, o Balé Teatro Guaíra é a terceira companhia de dança mais antiga do Brasil e, ao longo de sua trajetória, apresentou mais de 150 coreografias, conquistando grandes sucessos de público e crítica. O trabalho contemporâneo e inédito da companhia destaca a evolução deste importante corpo artístico do Estado do Paraná. Mantido pelo Governo do Estado, o Balé Teatro Guaíra apresenta um repertório diversificado tanto no Teatro Guaíra, em Curitiba – a casa da companhia – como em turnês pelo Paraná.
As ações envolvem a Secretaria de Estado da Cultura, o Centro Cultural Teatro Guaíra e o PalcoParaná. Para a agenda em Niterói, a companhia conta com a atuação da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG).

Começa a venda de ingressos para o show ´Leticia Sabatella convida Juliano Holanda`

Em Curitiba, o Teatro do Paiol, recebe entre os dias 19 e 20 de julho, o show onde os artistas fazem um encontro inédito com direção musical de Eugênio Fim

AD_4nXcpGqihNaQ6St1GEmJifWFgsfom88zZ3ZLaEsYE153syryrsVb46TSQ3y22ypAtfpbBwipTwtmvOEyALrfIxIFdH_QPFwjlxHpdwFaygPZN7ZDb-pfxFfJsWqSsp2xXPWuwSKqosbX5sc63LFa-x0S_HC85?key=dk0YMeLpOd5ZyaxfykR8EA
(Arte: Andye Di)

Entre os dias 19 e 20 de julho, o Teatro do Paiol, em Curitiba, será o palco para celebrar a arte do encontro entre a palavra cantada e escrita, com o show onde Leticia Sabatella convida o cantor, compositor e instrumentista pernambucano Juliano Holanda.

Com produção musical e arranjos assinados por Eugênio Fim, o show apresenta as canções do álbum do projeto ´´Poética da Terra em Crise``, lançado em 2021, com a realização da Casa de Artes Helena Kolody que, completa 20 anos de atividades culturais em 2024 e apresenta este show como parte das comemorações.

Com a participação dos músicos Vina Lacerda e Alonso Figueroa, em ´´Leticia Sabatella convida Juliano Holanda``, o show com duração de 80 minutos, reúne diversas canções e poesias em parcerias musicais entre o sul, sudeste e o nordeste do país.

Além de músicas como ´´Braseiro``, ´´Haja Terapia``, ´´Cair em si`` e ´´Altas Madrugadas``, que integram o famigerado repertório do Juliano Holanda, o show também apresenta a sensibilidade vocal de Leticia Sabatella para canções como ´´Apesar do Mundo`` (Zélia Duncan/Juliano Holanda), ´´Por que você`` (Juliano Holanda), ´´Laika`` (Chico Paes/Octávio Camargo), ´´Senhores do Ódio`` (Luiz Felipe Leprevost/Thiago Catarino) e ´´Sobre Hoje`` (Tio Tonho Champoski/Eugênio Fim), do álbum ´´Poética da Terra em Crise``, disponível com exclusividade pelo YouTube, no canal oficial da Casa de Artes Helena Kolody, com mais de 100 mil views.

Destas relações e parcerias, a mineira Leticia e o pernambucano Juliano, compartilham suas vivências artísticas em faixas compostas por ele, como em ´´Por que você`` e ´´Apesar do Mundo``, assinada em parceria com Zélia Duncan.

´´Leticia Sabatella convida Juliano Holanda`` acontece entre os dias 19 e 20 de julho, no Teatro do Paiol, em Curitiba, com abertura do espaço às 19h e início do show às 20h, em ambos os dias. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Deu Balada, com valores entre R$10 e R$20, com apoio de Soy Loco Por Ti, Nina - Comida Por Arte, Jacobina Bar.

Em ´´Leticia Sabatella convida Juliano Holanda``, o show é um projeto realizado com recursos de apoio à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Com a realização da Casa de Artes Helena Kolody.

Serviço

Leticia Sabatella convida Juliano Holanda
Quando: 19 (sexta-feira) e 20 (sábado) de julho
Onde: Teatro do Paiol
Endereço: Cel Zacarias, nº 51 - Prado Velho
Abertura do Teatro: 19h
Início do show: 20h
Valores: Entre R$10 e R$20
Ingressos disponíveis em Deu Balada

Ficha Técnica

Realização: Casa de Artes Helena Kolody
Produção Executiva: Emerson Rechenberg
Direção Artistica: Letícia Sabatella
Direção Musical: Eugênio Fim
Musicos: Alonso Figueroa e Vina Lacerda
Cenografia: Guenia Lemos
Iluminação: Nádia Luciane
Libras: Jonatas Medeiros
Assistência de Produção: Mariane Antunes
Assessoria de Imprensa: Lucas Cabaña
Artes: Andye Di
Videomaker: Roni Nascimento
Apoio: Soy Loco por Ti, Nina e Jacobina
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DE APOIO À
CULTURA - FUNDACAO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Curitiba recebe uma das maiores feiras de cutelaria da América do Sul

Evento terá mais de 90 expositores, palestras, mostra de diferentes tipos de facas, navalhas, punhais, espadas templárias, peças raras e históricas

A capital paranaense vai receber a sexta edição da Knife Show Curitiba - Feira e Exposição de Facas e Artigos de Cutelaria. O evento é um dos maiores do ramo na América do Sul, reúne mais de 90 expositores do Brasil, fabricantes de instrumentos de corte e perfuração, colecionadores, fornecedores e compradores do exterior.

A feira acontece nos dias 29 e 30 de junho, na Rua Brasilino Moura, 474, bairro Ahú [no salão do antigo Cassino Ahú], em Curitiba. Os ingressos serão vendidos no local, custam R$ 15 para quem seguir o @knifeshowcuritiba e R$ 20 para os demais. O estacionamento é gratuito e são esperados mais de 3 mil visitantes de todo o Brasil e de outros países.

Espadas templárias e raridades em exposição
Entre as atrações já confirmadas na feira estão a exposição dos mais variados tipos de facas (militares, domésticas, customizadas, nacionais, internacionais, caça), punhais, navalhas, adagas, facões, machados, espadas templárias, peças raras, históricas e únicas.

Outros itens - como afiadores, bainhas, chairas, lixas, madeiras, couros, insumos de cutelaria, facas para churrasco e cozinha, acessórios, coleções especiais, ferramentas, canivetes, lâminas primitivas e indígenas - estarão expostos e poderão ser comercializados. Os preços variam de R$ 50 a até R$ 20 mil.

Palestras, sorteios, avaliações
Também haverá sorteios de prêmios aos visitantes, palestras sobre como afiar corretamente as facas de uso diário e aumentar o tempo de vida útil desses objetos, fabricação de facas para iniciantes - além de diversos outros assuntos - espaço com serviços de alimentação e chopp gelado.

O evento ainda terá demonstrações ao vivo de forjamentos [técnica milenar que transforma metais em formas desejadas] e métodos exclusivos de fabricação de instrumentos de cutelaria. Nestas ocasiões, o aço é colocado dentro de uma fornalha com temperatura a mais de 1000ºC. Depois é modelado utilizando uma marreta e bigorna, até se transformar em uma lâmina.

“O público pode trazer suas facas antigas - aquelas que estão na família há gerações - para que sejam avaliadas por especialistas do ramo. É uma diversão repleta de surpresas”, conta o organizador do evento, Marcelo Tokars.

Nas edições anteriores, um visitante trouxe uma Katana [espada japonesa usada por samurais] que estava na família há anos e os proprietários não tinham conhecimento da grandiosidade da peça, que foi avaliada em mais de R$ 5 mil.

Do artesanato à exportação
A cutelaria é uma atividade que se dedica à produção artesanal de utensílios cortantes como facas, tesouras, navalhas e uma infinidade de outros itens. Já os insumos envolvem lixas, pedras de afiar, madeira, pinos, couro e muito mais.

O Brasil tem cerca de 5 mil profissionais que atuam na cutelaria e o setor movimenta entre R$ 10 a R$ 20 milhões anualmente, com enorme potencial de crescimento. Só no Paraná, estima-se que são mais de 200 trabalhadores nesta área.

Em virtude da qualidade de fabricação, do acabamento refinado, dos materiais nobres e de alta complexidade utilizados – como aço carbono, aço inox, aço damasco, bambu, madeira de jatobá, pedras preciosas, ouro, madrepérolas, ossos, chifres – o Brasil exporta os itens e insumos de cutelaria para diversos países; especialmente Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.

“Facas artesanais feitas sob encomenda por cuteleiros renomados são consideradas verdadeiras obras de arte. São peças excepcionais e valiosas que chegam a ser comercializadas no mercado internacional por valores entre R$ 10 mil até R$ 100 mil”, ressalta Tokars.

Quem consome cutelaria?
O cuteleiro atende a um grupo exigente e heterogêneo de clientes que vão desde colecionadores, médicos, advogados, engenheiros, caçadores, cozinheiros domésticos, chefes de restaurantes, escoteiros, quem pratica hobbies de jardinagem e churrasco e opta por equipamentos de altíssima qualidade.

Os fregueses englobam público de classe socioeconômica A e B, homens e mulheres com faixa etária a partir de 35 anos de idade. “Cerca de 70% dos visitantes da feira chegam em grupos de três ou mais pessoas, seguidos por caravanas familiares”, conta o organizador.

Recentemente, a área ganhou força com séries de TV que mostram o universo da forja voltada à cutelaria e programas de gastronomia que enfatizam a importância de bons instrumentos de trabalho na cozinha.

Profissão: Cuteleiro
Mesmo com tanta tecnologia disponível para as mais variadas profissões, o jeito artesanal de confeccionar facas é muito apreciado por quem utiliza ou coleciona esses instrumentos.

“A profissão de cuteleiro – que é o ferreiro especializado em instrumentos de corte - segue viva em Curitiba. Engana-se quem pensa que a atividade é coisa do passado. O cuteleiro atual é um artesão especializado no trabalho com metais. É a pessoa que cria objetos de ferro ou aço ‘modelando’ o metal com o uso de equipamentos pesados, forja, bigorna, martelos, dobra e corte”, explica Marcelo Tokars.

O organizador do evento enfatiza que o nicho de mercado consumidor cresce todos os anos, assim como o interesse por conhecer os profissionais que mais se destacam. Por isso, a Knife Show Curitiba vai reunir nomes consagrados da cutelaria brasileira como Milton Rodrigues, Silvana Mouzinho e Daniel Jobim - reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos e participação em programas de TV que abordam o tema.

Faíscas e marteladas em fogo escaldante
Para quem não sabe e nunca viu como é produzida uma faca de alta qualidade, o evento terá duas demonstrações diárias de forja. No sábado (dia 29) as apresentações serão realizadas às 14h e 18h. No domingo (dia 30), às 12h e 16h.

Nestas ocasiões, os cuteleiros aquecem barras de metais em fogo escaldante – com temperaturas que chegam a mais de 1000ºC - para que as peças fiquem na cor vermelho-brilhante. Com um martelo, golpeiam as barras em cima de bigornas de aço para dar forma ao objeto desejado.

“Esse é o momento que sai faíscas para todos os lados e mais atrai público. É bonito de ver. Contudo, somente profissionais experientes e habilitados podem fazer esse processo com segurança e em locais apropriados. Do contrário, as pessoas podem se ferir com o calor excessivo, as fagulhas e o peso dos equipamentos”, adverte o organizador.

Leilão solidário para ajudar o Rio Grande do Sul
Para ajudar o estado do Rio Grande do Sul, os organizadores da sexta edição da Feira e Exposição de Facas e Artigos de Cutelaria farão um leilão solidário virtual, realizado por meio de uma live no Instagram @knifeshowcuritiba no dia 4 de julho, às 20h.

A peça em disputa será uma faca exclusiva, em peça única, confeccionada por cinco cuteleiros do Brasil durante um reality-show do segmento, que aconteceu na edição de 2022 do Knife Show Curitiba. Todo o valor arrecadado será doado às vítimas das enchentes.

Serviço
O que: Sexta edição da Knife Show Curitiba - Feira e Exposição de Facas e Artigos de Cutelaria
Quando: Dias 29 e 30 de junho [sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 18h]
Onde: Rua Brasilino Moura, 474, bairro Ahú [no salão do antigo Cassino Ahú], Curitiba
Quanto: Os ingressos serão vendidos no local, custam R$ 15 para quem seguir o @knifeshowcuritiba e R$ 20 para os demais. O estacionamento é gratuito
Informações: www.knifeshow.com.br / @knifeshowcuritiba / kscuritiba@gmail.com

Sugestão de legenda
Diferentes tipos de facas, itens de cutelaria, espadas, machado, peças raras e históricas serão exibidos na feira que acontece nos dias 29 e 30 de junho, em Curitiba

Crédito das fotos
Acervo-Knife Show Curitiba

Relacionamento com a imprensa | www.knifeshow.com.br

Melissa Mussi Conexões ArqDecor

Rodolfo Fontana e Katleen Luizaga são premiados na CASACOR Paraná 2024

Na última edição da CASACOR Paraná, dois talentos da arquitetura e design de interiores foram premiados por suas criações excepcionais. Rodolfo Fontana e Katleen Luizaga conquistaram os prêmios de Ambiente Mais Sofisticado e Melhor Aproveitamento de Espaço, respectivamente, destacando-se entre os projetos apresentados no evento.

Rodolfo Fontana, em sua estreia na CASACOR, encantou os jurados com o "Bar do Viajante". "Meu ambiente de estreia na CASACOR trouxe uma proposta alinhada com a geometria do espaço. O ambiente, com um comprimento e uma área bem estreita, me remeteu muito a um vagão de trem. A partir disso, criei um espaço que faz referência às grandes viagens de trem, como o Orient Express do British Museum, em um ambiente maximalista e repleto de história", explicou Fontana. O "Bar do Viajante" é um lugar onde uma pessoa que percorreu o mundo inteiro traz todas as suas memórias e lembranças. Cada tapete, garrafa e obra de arte no espaço tem uma história, trazendo um ambiente que convida a um bate-papo sobre viagens passadas e planejando as próximas aventuras.

Katleen Luizaga, por sua vez, foi reconhecida pelo "Home Office Memórias", uma criação que combina funcionalidade com acolhimento. "A proposta é moderna e minimalista, focada em poucas e boas peças, com materiais de alta qualidade. O destaque do ambiente é a conexão entre o presente e o passado, representada por uma abertura no piso que traz itens de família, garimpos e objetos de amigos", comentou Katleen. Em um espaço de 11m² designer conseguiu criar um home office funcional, que não só atende às necessidades práticas do trabalho, mas também resgata a memória afetiva e incentiva a valorização dos itens de família.

A CASACOR Paraná 2024 foi um verdadeiro espetáculo de criatividade e inovação, e as criações de Rodolfo quanto de Katleen certamente deixaram uma marca indelével no evento, mostrando que a arquitetura e o design de interiores podem ser tanto sofisticados quanto profundamente pessoal e funcional. A mostra segue até o dia 28 de julho, na Rua Bispo Dom José, 2222.

Imagens relacionadas

Rodolfo Fontana, que recebeu o prêmio na categoria Mais Sofisticado, com o ambiente
Rodolfo Fontana, que recebeu o prêmio na categoria Mais Sofisticado, com o ambiente "Bar do Viajante"
Patricia Mancio
baixar em alta resolução

HomeOffice Memórias, projeto de Katleen Luizaga
HomeOffice Memórias, projeto de Katleen Luizaga
Raquel Lima
baixar em alta resolução

Rodolfo Fontana e Ketleen Luizaga, ambos premiados na CASACOR Paraná 2024
Rodolfo Fontana e Ketleen Luizaga, ambos premiados na CASACOR Paraná 2024
Raquel Lima e Patricia Mancio
baixar em alta resolução

Papo Brazuca promove vinhos brasileiros

A qualidade, personalidade e diversidade do vinho nacional será debatida e degustada no evento Papo Brazuca que acontece pela primeira vez em Curitiba nesta sexta-feira, dia 28, no Espaço Multicultural SFco 179 (Rua São Francisco 179 – Centro Histórico). A ideia é reunir os apreciadores de vinho e provar excelentes rótulos brasileiros acompanhados por uma gastronomia especial criada pela Chef Lívia Santin para o evento. Serão apresentados sete rótulos, das 20 às 23 horas, com mediação do jornalista e sommelier Rodrigo Roza, da Vinheria Itinerante, organizadora do encontro. As inscrições são limitadas e custam R$160.
Roza explica que o Papo Brazuca terá formato de talk show com profissionais da área. “Será um bate-papo descontraído e eu convidei para essa noite alguns profissionais da área como o enólogo da Vinícola Abreu Garcia, Leonardo Ferrari; Justina Fardo, produtora da Vinícola Família Fardo; e Marco Bassetti, que é diretor da Lasino Vinhos Brasileiros. A ideia é trocar informações sobre o vinho nacional no nosso mercado”.
Entre os vinhos que serão servidos no Papo Brazuca, Roza destaca dois rótulos especiais, de alta gama: Abreu Garcia Gran Reserva Malbec 2020 e Família Bebber Maragato Cuvée Corte de Safras - 80% 2021 20% Maragato Lote II, uma unanimidade por quem entende do assunto. Durante a apresentação, o restaurante Tijolo vai servir para os participantes Bocaditos (Seleção de queijos, embutidos, pastas, pães de longa fermentação, pastel assado gaúcho e polenta cremosa com ragu de carne ) criados pela Tijolo com assinatura da Chef Lívia Santin.
No fim de semana, sábado e domingo, dia 29 e 30, das 12 às 20h, o evento é aberto ao público e será apresentado um cardápio especial, com preços diferenciados, e promoção de combos degustação, taças, garrafas e porções para acompanhar a experiência.

Serviço:
Papo Brazuca na Sfco 179
Sexta-feira, dia 28, das 20h às 22h30, R$ 160 (por pessoa)
Sábado e domingo, dias 29 e 30 - das 12h às 20h, entrada franca;
Local Festival Papo Brazuca, só vinhos brasileiros
Espaço SFco 179 – Rua São Francisco, 179 – Centro Histórico
Informações: Whats Tijolo 41 98871 0497
Mais informações e entrevistas:
RB Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne – 9 9145-7027
SUGESTÃO DE BOX

Vinhos degustação em 7 momentos
Espumante Casa Pedrucci Blanc de Blancs 2023
Família Fardo Malvasia 2019
Abreu Garcia Geo Vermentino 2020
Abreu Garcia Rosé Blend 2022
Almejo Tannat Família Bebber 2022
Abreu Garcia Gran Reserva Malbec 2020
Família Bebber Maragato Cuvée Corte de Safras - 80% 2021 20% Maragato Lote II

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA PEÇA QUE RETRATA DINÂMICAS DE RECRUTAMENTO PROFISSIONAL NOS DIAS ATUAIS

O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional e recebeu 11 indicações no Prêmio Troféu Gralha Azul

Peça Temporada de Caça. Foto de Gabriel Rega

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, entre os dias 4 e 7 de julho, o espetáculo teatral Temporada de Caça - uma tragicomédia distópica linkedinesca. A peça narra a história de um grupo de candidatos selecionados pelo setor de recursos humanos de uma empresa secreta que disputam uma vaga muito importante. Dois complacentes recrutadores testam as habilidades do grupo por infindáveis entrevistas e dinâmicas coletivas e a cada nova etapa todos precisam provar sua devoção para sobreviver à temporada de caça. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 e podem ser adquiridos a partir do dia 26.

Na montagem, as cenas são apresentadas como pílulas, breves e dinâmicas. A encenação utiliza o cenário fazendo um jogo espacial, proporcionando ao espectador, a cada cena, um olhar de um ângulo diferente da sala de recrutamento e do grupo com o passar do tempo. O minimalismo cênico dá foco às interpretações e construções das personagens.

O jogo entre cenografia e iluminação expõe não somente o ambiente de repartição empresarial, de luz branca fria com placas de poliestireno leitoso translúcido, como também as relações de poder que se constroem e se estabelecem entre recrutadores e candidatos em uma sala de treinamento corporativo. A cada nova dinâmica cênica um painel de led que compõe o ambiente da sala anuncia a qual etapa do processo a próxima cena se refere. Esse mesmo painel, para surpresa do público e dos personagens, vai se tornando uma figura crucial para a trama: o robô que ameaça o trabalho dos humanos.

O espetáculo Temporada de Caça - uma tragicomédia distópica linkedinesca foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional e recebeu 11 indicações no Prêmio Troféu Gralha Azul, em 8 categorias: melhor espetáculo, atriz, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, figurino, iluminação, sonoplastia e dramaturgia. A direção é do mineiro Vinícius de Souza e texto do paranaense Dimis. A peça integra a terceira etapa do Projeto Cambio da Minha Nossa Cia de Teatro, que se iniciou com a montagem de Primavera Leste em 2016, com texto do fluminense Diogo Liberano e direção de Dimis e na sequência O Leão no Aquário em 2017, com texto de Vinícius de Souza e direção de Diogo Liberano, intercambiando dramaturgia e direção dos três artistas convidados com a Minha Nossa Cia. de Teatro.

Serviço:
[Espetáculo teatral] Temporada de Caça

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro
Datas: de 4 a 7 de julho de 2024
Horários: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), à venda presencialmente na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba a partir de 26 de junho, às 10h.
Horário bilheteria: terça a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso a pessoas com deficiência 
Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram caixaculturalcuritiba (41) 4501-8722

Mostra de Repertório da Alameda

Entramos agora na última semana da Mostra de Repertório com apresentações de 27 a 30 de junho

🗓 De 20 a 30 de Junho apresentaremos nossos três espetáculos mais recentes:

⚰️☕️ CAFÉS MALDITOS (Espetáculo indicado ao Prêmio Gralha Azul de melhor trilha sonora, Maquiagem e melhor ator em 2023, No Festival de Pinhais ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Caracterização)
27, 28 e 29/06, às 20h
30/06, às 19h
de quinta a domingo

🔎✨️ALUMIA! (Espetáculo Indicado ao Premio Gralha Azul e Melhor Espetáculo, Direção, Figurino, Maquiagem ) Ganhou o premio de Melhor Maquiagem
28, 29 e 30/06, às 15h
sexta, sábado e domingo

🔖 Caso você queira contribuir com nosso evento, estamos com uma PROMOÇÃO especial:

🎫 Na compra de 2 ingressos de R$30 (inteira) a pessoa paga R$50
🎫🎫Na compra de 2 ingressos de R$15 (meia) a pessoa paga R$25
🧨Promoção válida até 10 de junho

🔊 Ingressos à venda no site >>> Deu Balada <<>> Deu Balada <<< (link na bio)

‼️ Sem contar que pessoas filiadas ao SATED (@satedproficial) e estudantes de Teatro (de quaisquer escolas) pagam somente R$10!!!‼️ Sem contar que pessoas filiadas ao SATED (@satedproficial) e estudantes de Teatro (de quaisquer escolas) pagam somente R$10!!!