“Ó, abre alas, que eu quero passar”: de onde vêm e o que dizemas marchas de Carnaval mais pesquisadas pelos brasileiros

Ranking de músicas com mais buscas online nessa época é liderado pelo clássico
“Mamãe, eu quero” e as famosas “Cabeleira do Zezé” e “Me dá um dinheiro aí”

Ao lado das fantasias criativas e blocos de rua, quem já está contando os minutos para celebrar durante a próxima semana sabe que, para um bom e velho Carnaval, um ingrediente-chave jamais pode ficar de fora da festa: as famosas marchas temáticas, cujos ritmos contagiantes e letras fáceis de decorar fazem com que, a cada novo ano, canções clássicas tomem conta dos trios elétricos e se transformem em verdadeiros hits nas plataformas musicais.

Ou vai dizer que você não conhece ao menos um dos versos de “Mamãe, eu quero”, “Cabeleira do Zezé” ou “Allah-la-ô”?

Pois saiba que a lista de hinos atemporais, de toda forma, não se resume somente aos três, abrangendo uma variedade de outros sucessos não apenas entre os foliões, mas os internautas — como destaca a plataforma Preply.

Isso porque, em um levantamento especial para a data, a especialista no ensino de idiomas acaba de divulgar quais marchinhas estiveram por trás dos maiores picos de buscas online ao longo do último Carnaval, bem como a origem e o significado dessas letras que tanto embalam a folia nas cidades de Norte a Sul… mas cujos sentidos originais, muitas vezes, seguem desconhecidos pela nossa população. Confira abaixo:

“Mamãe, eu quero” (Vicente Paiva e Jararaca)

Em meio a tantas músicas inesquecíveis, não surpreende que a marcha de Carnaval mais buscada pelos brasileiros na internet também tenha sido aquela que, com frequência, vem sendo considerada a mais tocada nos cortejos e festivais ao redor do Brasil.

Afinal, estamos falando daquela que, de acordo com um levantamento da revista Veja, recebeu o título de 2ª melhor marchinha temática de todos os tempos, chegando até mesmo a ser executada durante a festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 — tamanha a sua popularidade de Norte a Sul.

O que muitas pessoas não sabem, na verdade, é que “Mamãe, eu quero” foi composta há quase um século pelos músicos Vicente Paiva e Jararaca, mesma época em que foi interpretada por Carmen Miranda no filme estadunidense “Down Argentine Way” (“Serenata Tropical”, em português), obra indicada ao Oscar e responsável por popularizar seus versos internacionalmente sob o nome de “I want my mama”.

Embora, originalmente, o seu sentido fizesse alusão direta às memórias de infância de um de seus compositores — Jararaca fora uma dessas crianças que permanecem pedindo a chupeta mesmo depois de bem crescidas —, de lá para cá, é possível pensar que aqueles que a cantarolam a cada novo Carnaval o fazem para evocar a busca por alegria e prazer (assim como um bebê que quer mamar), quando não para trazer à tona essa sensação de brincadeira e malícia sugerida pela letra.

“Cabeleira do Zezé” (João Roberto Kelly)

Afinal, que brasileiro nunca se perguntou quem seria o tal do Zezé, que inspirou a famosa marcha “Cabeleira do Zezé”, assim como também se pegou pensando no que de fato ele seria, tal qual sugerido pela canção?

Se você é mais um dos tantos curiosos em relação à música, aqui vai: em suas diversas entrevistas, o produtor musical João Roberto Kelly, o nome por trás da composição, explica que o personagem sobre o qual canta foi inspirado em um garçom “cabeludo” com quem se esbarrou em um bar, cujo corte de cabelo em muito o lembrava os Beatles em início de carreira. Daí seu questionamento: qual seria a desse rapaz de visual meio James Dean, meio artista de vanguarda?

“Me dá um dinheiro aí” (Homero, Glauco e Ivan Ferreira)

Inspirada pelo bordão de mesmo nome, a marcha que tem como refrão “ei, você aí, me dá um dinheiro aí” ganhou sua própria melodia pela mão dos irmãos Homero, Glauco e Ivan Ferreira, que viram potencial na frase comumente repetida (sempre com ares de malandragem e malícia) no programa de TV humorístico “Praça da Alegria” sob a forma de música.

Daí em diante, um processo gerou o outro: primeiro, a faixa foi oficialmente gravada pelo cantor Moacyr Franco, que a lançou em um disco no ano de 1959. Logo em seguida, a canção se transformou em um verdadeiro hit graças aos personagens do próprio “Praça da Alegria”, que a popularizaram a ponto de torná-la o maior sucesso do Carnaval em 1960… o que se mantém até os dias atuais.

“Daqui não saio” (Paquito e Romeu Gentil)

Quando o assunto são as marchas de Carnaval, não é incomum que, dada a popularidade de suas letras, certos títulos acabem se convertendo até mesmo em expressões idiomáticas — e esse é o caso da frase “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

No entanto, o que hoje é usado para se referir à resistência ou relutância em deixar algum lugar já foi, em 1949, uma composição produzida com o intuito de iluminar um problema social ainda persistente: a escassez de moradias em um país marcado pela desigualdade, conforme sugerem as palavras de Paquito e Romeu Gentil.

Submetida a um concurso de músicas carnavalescas da prefeitura do Rio, em 1950, a canção de cunho social logo levou o prêmio… e acabou conquistando, de brinde, os corações de brasileiros e brasileiras nas décadas que se seguiram.

“Acorda, Maria Bonita” (Volta Seca)

Se, de um lado, a grande inspiração por trás de “Cabeleira do Zezé” é um personagem ordinário, cuja identidade permanece um mistério para muita gente, em “Acorda, Maria Bonita”, quem ganha vida é uma figura histórica: a brasileira Maria Bonita, primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiro que se tem registro e também companheira de Lampião.

Isso porque, embora tenha se transformado em marchinha carnavalesca com o passar do tempo, essa é uma música escrita e gravada pelo cangaceiro sergipano Antônio dos Santos (mais conhecido como Volta Seca) em 1958, parte de um LP chamado “Cantigas de Lampião” — com músicas que abordavam a rotina e os desafios da vida nos cangaços.

Agora ficou mais claro o sentido dos seguintes versos, hoje ecoados em cortejos e festivais, que dizem “Acorda, Maria Bonita/levanta, vai fazer o café/que o dia já vem raiando/e a polícia já está em pé”?

“Allah-la-ô” (Haroldo Lobo e Antônio Nássara)

Outro fruto do trabalho coletivo entre grandes artistas, é possível dizer que a história do hit “Allah-la-oh” se divide em dois momentos diferentes: o primeiro sendo aquele em que, no Carnaval de 1940, o músico Haroldo Lobo levou para um bloco de rua carioca os versos de uma de suas composições (que viria a se tornar a base da marcha que conhecemos) e, em seguida, a etapa em que Lobo, apostando no sucesso da letra, pediu que o também compositor Antônio Nássara a completasse com uma segunda parte.

Desse trabalho conjunto, portanto, é que surgiriam os famosos versos “Viemos do Egito/e muitas vezes nós tivemos que rezar/Alá, Alá, Alá, meu bom Alá/mande água pra Ioiô/mande água pra Iaiá /Alá, meu bom Alá", que evocava alegoricamente a imagem do deserto do Saara e a do deus islâmico Allah para falar do calor intenso que marca o verão brasileiro.

Trata-se, nesse sentido, de mais um exemplo que mostra como elementos de outras culturas, religiões e costumes são assimilados pelas produções carnavalescas, que nem por isso deixam de perder aquele “temperinho brasileiro” que tanto as caracteriza.

“A Jardineira” (Humberto Porto e Benedito Lacerda)

Parte essencial do repertório carnavalesco de 1939, “A Jardineira” é, antes de tudo, uma adaptação de refrões provenientes da Bahia, transformados em marchinha de Carnaval por dois compositores fluminenses: Humberto Porto e Benedito Lacerda, que a colocaram na boca da população nos festivais temáticos daquele ano.

Nas décadas posteriores, a canção, que conta a história de uma jardineira enlutada pela morte de uma camélia que “caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu” se expandiu pelo Brasil, ganhou versões e mais versões e chegou a virar motivo de duras brigas, protagonizadas pelas tantas pessoas que afirmavam ser as donas legítimas dos versos.

Ainda hoje, aliás, há quem continue questionando a autoria da música, que, a despeito das controvérsias, está sempre nas listas de mais ouvidas na data nos últimos anos.

“Ó abre alas” (Chiquinha Gonzaga)

Para que as principais marchinhas de Carnaval fossem produzidas no futuro, ou melhor, para que a própria ideia de marcha carnavalesca se difundisse por entre os brasileiros, antes foi preciso que, em 1899, uma canção fosse composta pelos dedos de Chiquinha Gonzaga: “Ó Abre Alas”, tida, hoje, como a primeira marchinha de Carnaval da história e a única da lista escrita por uma mulher.

Na época, sua intenção era simples: atender aos pedidos de uma música inédita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, um dos grupos precursores das escolas de samba e blocos temáticos atuais. O que Gonzaga não imaginava é que a canção logo se tornaria não só uma marca do Carnaval carioca, mas um sucesso absoluto durante toda a primeira década do século XX — e, como demonstram as buscas no Google, muitos e muitos anos depois.

Vale lembrar que o título "Ó abre alas" se refere à expressão usada para pedir passagem, abrindo caminho para que algo ou alguém passe. No contexto do Carnaval, a marcha vem sendo usada como um chamado para abrir espaço e dar início à folia. A letra da música evoca a alegria, a animação e a celebração típicas da data, incentivando as pessoas a se unirem na festa e a deixarem suas preocupações de lado.

Metodologia

Para desvendar quais as marchas carnavalescas mais pesquisadas no país, a pesquisa da Preply teve como ponto de partida todas as buscas relacionados ao tema “marcha de Carnaval” na ferramenta Keyword Tool, cujo período de análise abarcou pesquisas realizadas no primeiro trimestre do último ano — considerado o período de Carnaval — nos mecanismos de busca. Compreendidas as músicas com os maiores volumes de pesquisa, uma segunda análise girou em torno da origem e significado das canções mais populares do país.

Sobre a Preply

A Preply é uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que conecta professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o mundo. Atualmente, mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas, impulsionados por um algoritmo de aprendizado de máquina que recomenda os melhores professores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos, em 2012, por três fundadores ucranianos, Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de três pessoas para uma empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes, com escritórios em Barcelona, Nova York e Kiev.
IMPORTANTE: Uso do conteúdo e suas imagens
Utilizou este conteúdo na íntegra? Mostre que valoriza o nosso trabalho: como forma de creditação, inclua um link para a homepage da Preply ou à nossa central de estudos e pesquisas (Site da Preply > aba "blog") ao longo do texto. Feliz Carnaval!

Quer fugir da folia? Cinco atividades para curtir o Carnaval em casa

Pintura em família, maratona de filmes e séries e dia de beleza são algumas das atividades para quem quer relaxar no feriado prolongado

crédito da imagem: Toa Heftiba
São Paulo, 09 de fevereiro de 2024 — Os bloquinhos de Carnaval são reconhecidos como paixão nacional e arrastam milhares de foliões, mas nem todo mundo gosta de acompanhar os trios elétricos e ver os desfiles das escolas de samba na avenida. Para quem faz parte do grupo que prefere descansar durante o Carnaval, listamos 5 atividades que podem ser realizadas dentro de casa, sozinho, com os amigos ou com a família. Confira:

Maratonar filmes
Uma ótima opção para quem quer ficar em casa é maratonar filmes e séries. Prepare a pipoca, compre guloseimas de sua preferência e crie um ambiente acolhedor para aproveitar ao máximo o momento.

Se você quer acompanhar a premiação do Oscar, que tal olhar a lista de indicados e conferir o que ainda não viu? Entre os filmes estão: Barbie, Oppenheimer, entre outras opções estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Pintura & Vinho
Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Com essa proposta, a Vinho Tinta oferece um kit de pintura, que acompanha uma tela de 30x40, um conjunto de tintas com cores primárias e orientações para conseguir novas cores, além de uma gravação em vídeo com o passo a passo para que o participante possa aproveitar a experiência ao máximo.

Leitura
Retomar a leitura de um livro que iniciou ou pegar uma história que esteja há bastante tempo na estante também é uma boa opção. Você também pode se desafiar a terminar a leitura até o final do feriado, para isso, pegue uma xícara da sua bebida preferida e escolha um lugar confortável.

Tarde da beleza
Com a rotina apressada do dia a dia, a sua pele precisa de cuidados especiais. Que tal aproveitar para fazer um spa em casa? Tome um banho relaxante, hidrate os cabelos e coloque uma máscara de limpeza para revitalizar a sua pele. Para tornar o momento mais especial, você pode acender um incenso, colocar uma música e reduzir as luzes para tornar o clima mais intimista e agradável.

Noite de jogos
Reunir os amigos ou a família para uma noite de jogos de tabuleiro ou de cartas, além de arrancar boas risadas de todos, também proporciona um momento de união e descontração. Para preparar a noite de jogos, você pode comprar refrigerantes, petiscos ou pizza, além de estabelecer regras para quem perder cada partida.

Por fim, você pode reunir as dicas e fazer em dias diferentes, assim você terá um mix de diversão e momentos de relaxamento. Que tal?

Sobre a empresa
A Vinho Tinta nasceu com o propósito de conectar pessoas com o momento presente por meio de experiências de Team Building. Ao unir arte, vinho e criatividade, a empresa oferece experiências sensoriais para pessoas físicas e empresas, com foco em colaboradores, clientes ou prospects, que vão desde serem guiados por artistas na pintura de uma tela enquanto degustam vinho, a criação de mosaicos de telas e criação de vinhos (do blend ao rótulo). Desde a criação, em 2019, a empresa fundada por Marcos dos Santos, CEO, e Nátaly Sicuro, COO, atendeu mais de 320 empresas, entre elas Google, Nubank, Grupo Boticário e Ambev, tendo impactado mais de 22 mil pessoas, em 26 países.

Cranberries: Cinco drinks refrescantes para o esquenta de Carnaval

Quer arrebatar seus convidados com cinco sugestões de drinks irresistíveis para o esquenta de Carnaval? Então, confira nossas dicas. De clássicos refrescantes a criações exclusivas, estas receitas prometem adicionar um toque festivo e muito alegre à sua celebração. Caia na folia com Cranberries dos EUA, mais que deliciosas, elas são visualmente deslumbrantes e levarão mais cor para seu Carnaval. Os drinks são criações dos mixologistas Jeferson Gomes e Nelson Nunes do Dam Bar.
Gostou da dica? Então, anota aí as receitas:

1. Rubi Fiz

Ingredientes:
50 ml de Whisky
25 ml de xarope de Cranberry
1/2 Limão Siciliano
Gelo

Decoração: Flor de Hibisco

Preparo:
Em uma coqueteleira, adicione o whisky, o xarope de cranberry e o suco do 1/2 limão siciliano.
Adicione gelo e agite vigorosamente.
Coe para um copo com mais gelo.
Decore com uma flor de hibisco.

2. Mule Berry

Ingredientes:
50 ml de Vodka
20 ml de xarope de cranberry
1/2 ml de suco de limão
Ginger beer para completar
Espuma de Cranberry rosa

Decoração: Pimenta Rosa

Preparo:
Em um copo tipo mule ou em uma caneca, adicione a vodka, o xarope de cranberry e o suco de limão.
Adicione gelo até encher o copo.
Complete com ginger beer.
Delicadamente, coloque a espuma de cranberry rosa por cima.
Decore com grãos de pimenta rosa.

3. Berry Sour
Ingredientes:
50 ml de Vodka
15 ml de Xarope de Cranberry
1 bailarina de açúcar
1/2 Limão Taiti
1 clara de ovo
Papel arroz com logo (opcional para decoração)

Preparo:
Em uma coqueteleira, misture a vodka, o xarope de cranberry, o suco de 1/2 limão Taiti, a bailarina de açúcar e a clara de ovo.
Agite vigorosamente sem gelo primeiro (dry shake) para emulsionar a clara.
Adicione gelo e agite novamente até ficar bem gelado.
Coe para um copo e decore com o papel de arroz com logo, se desejar.

4. Cranberry Frozen

Ingredientes:
25 ml de Sake
3 a 4 morangos
10 Cranberries
15 ml de Xarope de Cranberry
Decoração: Pimenta Rosa

Preparo:
Coloque o sake, os morangos, os cranberries e o xarope de cranberry em um liquidificador.
Adicione uma pequena quantidade de gelo e bata até obter a consistência de um frozen.
Sirva em um copo e decore com pimenta rosa.

5. Cosmopolitan Vibrante

Ingredientes:
30 ml de Vodka
10 ml de Licor Fino
20 ml de xarope de Cranberry
1/2 Limão
Espuma de Clara de Ovo

Preparo:
Em uma coqueteleira, adicione a vodka, o licor fino, o xarope de cranberry e o suco de 1/2 limão.
Adicione gelo e agite bem.
Coe para uma taça de martini gelada.
Delicadamente, coloque a espuma de clara de ovo por cima.
Decore a seu gosto, talvez com uma espiral de casca de limão ou um toque de pimenta rosa.

Confira mais receitas em:
https://uscranberries.com.br/receitas/

Acompanhe nas redes sociais:

Instagram:
@uscranberriesbr

Facebook:
uscranberries / Cranberries dos EUA

Saiba mais em:
Benefícios para a saúde » Comitê de Marketing Cranberry dos EUA (uscranberries.com.br)

Bebidas refrescantes são a pedida do verão

O verão é a estação do ano que mais tem a cara da Cidade Maravilhosa, e com as altas temperaturas não há nada melhor que aproveitar as bebidas especiais para se refrescar na temporada de calor. Pensando nisso, listamos algumas opções alcoólicas para quem quer curtir o melhor da temporada na Zona Sul e Zona Oeste - bem pertinho da praia - do Rio de Janeiro.

Arp Bar - É Noz!

Localizado no coração da Zona Sul, no Hotel Arpoador, o Arp Bar, conta com os drinks ‘É noz!’ - uma combinação de cachaça, orgeat de castanha de cajú, suco de limão e cointreau - e o drink ‘Tiki Chica
Bum’, uma mistura de bourbon Jim Beam, campari, suco de limão, xarope de maracujá e ginger ale.

Divino Maravilhoso - Stilo Restaurante
Já o Stilo Restaurante, dentro do hotel Laghetto Stilo Barra, é parada obrigatória para os amantes das praias da Zona Oeste carioca. No restaurante é possível encontrar dois drinks que se destacam pela sua originalidade e refrescância, são eles: ‘Divino Maravilhoso’, que combina vodka Kong, mix cítrico, limoncello, uvas verdes, calda de grenadine, garrafinha de espumante e angostura bitter. E o ‘Cinfuegos’, com sua mistura de rum ouro, suco de limão, purê de yuzu, licor fireball, angostura, pimenta e noz moscada, apresentando uma experiência cítrica e revigorante.

Da esquerda pra direita: Dengosa e Maracujá do Brew.

Para os apaixonados por um barzinho, o Brewteco é o destino certo. Com sete unidades espalhadas pelo Rio, sendo elas: Leblon, Botafogo, Gávea, Tijuca, Lapa, Barra da Tijuca e Del Castilho. A rede que é conhecida por seus chopes artesanais, oferece drinks saborosos e muito refrescantes para a estação mais querida dos cariocas, são eles: o Dengosa, drink com cachaça, xarope de baunilha, caju e limão siciliano. E o Maracujá do Brew, servido no copo americano, o drink é a clássica mistura de cachaça, maracujá e açúcar. Sem leite condensado! Para despertar ainda mais o paladar do cliente para a acidez da fruta.

Os drinks refrescantes podem ser encontrados durante todas as temporadas do ano, mas é a pedida certa para aproveitar o verão carioca com uma deliciosa experiência.

Serviço:
Arp Bar - Hotel Arpoador
Endereço: R. Francisco Otaviano, 177 - Ipanema
Telefone: (21) 3600-4041 / WhatsApp: (21) 97156-6589
Capacidade de clientes: 100 pax
Horário de funcionamento detalhado para cada dia da semana:Café da manhã diariamente de 7 ao meio-dia. Almoço e jantar de segunda a quinta de 13h às 23h, sexta e sábado de 13h à 00h e domingo de 13h às 22h.
Instagram: instagram܂com/arpbar

Stilo Restaurante
Endereço: Hotel Laghetto Stilo Barra - R. Marcelo Roberto, 65 - Barra da Tijuca
Reservas: (21) 99337-2983 de Seg. a Sex. das 9h às 17h

Brewteco
Unidades: Brew Leblon, Brew Botafogo, Brew Gávea, Brew Tijuca, Brew Lapa, Brew Rosas (Barra da Tijuca) e Brew Rua do Rio.
Instagram: @brewteco

OBA Festival começa neste sábado (10) e deve reunir mais de 100 mil pessoas até o dia 13 em São José do Rio Preto

A edição 2024 do maior Carnaval do estado de São Paulo, o OBA Festival, começa neste sábado, 10 de fevereiro, e segue até o dia 13. O evento, que chega à 16ª edição, será realizado em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e deve reunir nos quatro dias mais de 100 mil pessoas no Recinto de Exposições da cidade.

As atrações musicais serão nada menos do que Léo Santana, Gusttavo Lima, ALOK, Luisa Sonza, Banda EVA, Monobloco, Jammil, Tomate, Dennis DJ, Batom na Cueca, MC Hariel e MC Ryan, Homem de Lata, Fiduma e Jeca, Rayane e Rafaela, On Fire, entre outros.

Artistas que irão se revezar em apresentações no mega palco de 80 metros de extensão e no trio elétrico, um dos diferenciais do evento. Uma mistura de ritmos que é característica do Festival, um dos trunfos para reunir, em um mesmo local, pessoas de todas as tribos, idades e preferência musicais.

Durante os quatro dias de festa, o Recinto de Exposições de Rio Preto será transformado no já conhecido e cobiçado “Mundo OBA”, área de mais de 50 mil m² dividida em diversas ambientações (todas open bar), recheadas de atrações. Além dos shows, este ano o OBA contará ainda com experiências como Roda Gigante de 22m de altura, Tirolesa com 190 m de extensão, Balão OBA, Tenda Universitária e uma Praia de 3.000 m².

O OBA Festival contará com diferentes opções de ambientes - Pista; Camarote OBA; e Camarote Premium Café de La Musique - todos open bar, mas cada um com seus diferenciais, além de atrações exclusivas. Para curtir o evento, o público pode optar por convites permanentes e também diários. Para mais informações sobre disponibilidade e valores basta acessar www.guicheweb.com.br/oba.

Consolidado, o OBA recebe, todos os anos, turistas dos quatro cantos do Brasil e até do exterior. Para 2024, já temos confirmadas presenças de turistas de mais de 400 cidades brasileiras, além de países como Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Itália, Guatemala, entre outros.

O evento

A abertura dos portões do OBA Festival será às 19h nos dias 10, 11 e 12. No dia 13, o início do evento será mais cedo, às 16h. O acesso a todos os setores (Pista, Camarote OBA e Camarote Premium Café de La Musique) será pela avenida João Batista Vetorazzo e os foliões passarão por uma revista rigorosa na entrada. No local estarão disponíveis lookers (guarda volumes) especiais que poderão ser alugados pelos foliões. Para fazer isso com antecedência basta acessar https://obafestival.cliquelocker.com.br.

Vale lembrar que o uso da pulseira de identificação do folião é obrigatório durante todo o evento. Já o abadá é de uso facultativo e sugerido para o dia 13. Não será permitida a entrada de nenhum outro tipo de copo no Recinto de Exposição, apenas os oficiais.

Atrações

O line-up do OBA Festival reunirá os mais variados estilos musicais como axé, sertanejo, funk, música eletrônica, POP e muito mais. Os artistas irão se apresentar no palco principal e também no trio elétrico que irá percorrer todo o local. E cada noite terá um tema especial para que o público possa caprichar na produção: Sábado - Outra Dimensão; Domingo - Amor e Cor; Segunda-feira - Fantasia; Terça-feira - Abadá. Confira as atrações de cada dia:

Sábado - 10/02
Gusttavo Lima
Jammil
MC Ryan
Homem de Lata

Domingo - 11/02
Léo Santana
Batom na Cueca
Dennis DJ
MC Hariel

Segunda-feira - 12/02
Luisa Sonza
Monobloco
ALOK
Tomate

Terça-feira - 13/02
EVA
Fiduma & Jeca
Rayane & Rafaela
On Fire

Retirada de Abadás

Os Kits de Abadás dos convites permanentes serão entregues nos dias 7, 8 e 9 fevereiro no Shopping Iguatemi, das 10h às 22h. Já nos dias do evento, de 10 a 13, a troca será exclusivamente no Recinto de Exposições Alberto Bertelli – rua Daniel Antônio de Freitas, 115 - Distrito Industrial. Vale lembrar que os convites diários deverão ser trocados no dia, ou seja, convites para o domingo só poderão ser trocados no próprio domingo. Confira os horários:

• 10/02 - Sábado - das 11h às 3h da manhã
• 11/02 - Domingo - das 15h às 3h da manhã
• 12/02 - Segunda-feira - das 15h às 3h da manhã
• 13/02 - Terça-feira - das 14h às 22h

Para saber mais informações sobre o OBA Festival (incluindo os valores) basta acessar o site www.obafestival.com.br.

Fenavindima 2024: contagem regressiva para a celebração histórica em Flores da Cunha

15º edição do evento celebrará o centenário do município

Crédito: Nino Belini
A 15ª Festa Nacional da Vindima será realizada de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha (RS). O tema escolhido para essa edição é “O Centenário da Colheita”, em referência aos 100 anos de emancipação política do município. As soberanas da 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, de Flores da Cunha (RS) são a rainha Paula Bebber e as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison.

Segundo a rainha, as expectativas são extremamente positivas, principalmente por conta do centenário da cidade. “Essa celebração soma muitas emoções e lembranças especiais do tanto que a cidade cresceu e de tudo que esses anos significam para a comunidade florense. Estamos lisonjeadas por participarmos desse momento, mostrando tudo que temos de especial e o que faz com que nosso município seja um lugar único”, emociona-se Paula.

O presidente da 15ª Fenavindima e vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech, afirma que toda a comunidade se envolve com a realização da Fenavindima, desde empresas ao voluntariado. “Vamos proporcionar uma grande celebração. Pretendemos intensificar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade, que é muito forte, e onde observamos um crescimento significativo do turismo. A nossa Festa Nacional da Vindima é uma oportunidade para divulgar cada vez mais esse potencial turístico imenso que Flores possui e no qual vem sendo investido. Também, é momento de enaltecer nossa uva, nossos agricultores e nossa produção”, declara o presidente.

Expositores
Serão 57 espaços disponíveis no Parque da Vindima Eloy Kunz, espaço oficial da Festa, com oito deles voltados para negócios ligados à alimentação e lanches rápidos, 14 para agroindústrias, cinco para cervejarias artesanais e 21 para a multifeira, contando ainda com as nove casinhas fixas e instalação de brinquedos infláveis, entre outras atrações.

Nessa edição, as vinícolas de Flores da Cunha terão um ambiente especial, que está sendo preparado para evidenciar os vinhos do município, maior produtor desses produtos no Brasil. Além do pavilhão, haverá uma estrutura temporária distribuída pelo parque, que será coberta, gerando comodidade para os expositores e bem-estar para o visitante.

De acordo com o presidente Marcio Rech, atividades como essa geram grande expansão socioeconômica, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas. “O município pode encontrar na Fenavindima uma grande oportunidade de aquecer sua economia e se desenvolver, com os comerciantes tendo a possibilidade de realizar muitas vendas e de firmar um relacionamento com o mercado consumidor. É um momento único de fortalecer suas marcas e fazer bons negócios”, afirma.

Vídeo e cartaz: peças de divulgação
Realizado em dois dias de gravação, o vídeo oficial de divulgação da 15ª Fenavindima conta com um elenco composto por mais de 60 membros da comunidade e uma equipe de produção envolvendo 20 pessoas. Entre as locações utilizadas estão a Vinícola Família Bebber, a Vinícola Luiz Argenta, a Colônia Muraro, o Casarão dos Veronese e o Largo do Campanário da Igreja Matriz de Flores da Cunha. A Bicofino Oficina Criativa foi a agência responsável pela criação, direção e coordenação geral, tendo a cinegrafia e edição de imagens da Kosmo Audiovisual e a produção e direção artística por conta de Pepe Pessoa.

O vídeo é uma celebração da rica cultura local, representada por seus expoentes, como gastronomia, atmosfera vitivinícola, tradição, história, cultura e celebração, em harmonia com o tema dessa edição, O Centenário da Colheita. Já o cartaz, peça gráfica central da divulgação, promove a exaltação dos predicados que o evento oferece ao seus visitantes, como a celebração da uva, o vinho, a gastronomia e a cultura florense, tudo isso apresentado pelo trio real: a rainha Paula Bebber e as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison. O cartaz é uma extensão do filme publicitário, onde os atores que o ilustram também participaram das filmagens.

Shows da 15ª Fenavindima
As principais atrações nacionais serão o cantor Humberto Gessinger, fundador da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii e a dupla Claus & Vanessa, que se apresentarão no sábado, dia 24 de fevereiro, e os sertanejos Israel & Rodolffo, com show no sábado, dia 9 de março. Durante os três finais de semana da Fenavindima, também serão realizados shows de artistas regionais, como Rainha Musical, Os Monarcas e Banda Corpo & Alma, entre outras atrações locais. A organização é da AM9 Produções Gestão de Eventos.

Os ingressos para os shows nacionais já estão à venda pelo site da AM9 Produções. O espaço dedicado às apresentações estará dividido em setores, que trarão diferentes experiências ao público. Estarão disponíveis as seções Front Open (espaço open bar); Mesas Bistrô Ouro e Prata (com lugar para até seis pessoas); Área Vip Premium e Arena. Esses ingressos também garantem acesso a todas as atrações da Fenavindima.

Confira a agenda de shows:
Dia 22/02 (quinta-feira): Rainha Musical
Dia 24/02 (sábado): Show Nacional com Humberto Gessinger + Claus & Vanessa
Dia 25/02 (domingo): César Oliveira & Rogério Melo + Os Monarcas
Dia 03/03 (domingo): Banda Brilha Som + Corpo & Alma
Dia 09/03 (sábado): Show Nacional com Israel & Rodolffo
Dia 10/03 (domingo): Grupo Rodeio

Desfiles alegóricos
Entre as principais atividades da 15ª Festa Nacional da Vindima está a celebração do tema “O Centenário da Colheita” por meio dos desfiles alegóricos. Utilizando como referência a chegada dos 100 anos de emancipação política do município, o corso alegórico contará com três datas para ser acompanhado pela comunidade.

Retomando o trajeto original das primeiras edições da Fenavindima, ao percorrer a Avenida 25 de Julho até a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, os desfiles serão no dia 25 de fevereiro, a partir das 15h, no sábado, dia 2 de março, às 19h30, e no domingo, dia 10 de março, às 10h. Em caso de chuva, novas datas serão informadas.

Dividido em três grandes blocos, sempre iniciará com a estrela da festa, a uva, sendo distribuída. Sua temática refletirá, primeiramente, os marcos históricos, como a chegada dos imigrantes italianos, e sua fé. Em seguida, as alegorias demonstrarão as conquistas de Flores de Cunha, alcançadas desde sua emancipação quando colônia de Caxias do Sul. Para encerrar, o desfile retrata a celebração das conquistas da melhor forma: sempre à mesa, com muita comida boa, música, dança, encontros e diversão. A última alegoria terá a presença da rainha Paula Bebber e das princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, acolhendo e agradecendo a toda comunidade e aos visitantes por fazerem parte desse momento histórico.

Crédito: Eriel Giotti
Visitantes podem explorar atividades paralelas no município
Até o dia 21 de março, no calendário do “É Tempo de Vindima”, ocorrem diversas atividades que oferecem ao turista a possibilidade de vivenciar de perto a cultura italiana, o cultivo da uva e o processo de fabricação de vinhos e espumantes.

Entre as atrações, destacam-se a visitação às vinícolas do município, passeios nos empreendimentos com enfoque no turismo rural, oficinas gratuitas voltadas à gastronomia, à cultura italiana e aos costumes da região.

Confira a programação do “É Tempo de Vindima” aqui.

Confira a programação da 15ª Fenavindima:
Quinta-feira, dia 22 de fevereiro: ENTRADA GRATUITA

ARENA DE SHOWS
15h: Reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) e Encontro das Cortes e Primeiras-Damas
18h: Abertura Oficial
Coro Municipal de Flores da Cunha
Estúdio de Dança Tamara Sitta com seu “Corpo de Baile”
Tenor Giovanni Marquezeli
21h: Banda Rainha Musical

PALCO INTERNO
20h: Acústico JET

MENAROSTO
20h: Jantar

Sexta-feira, dia 23 de fevereiro: ENTRADA GRATUITA
ARENA DE SHOWS
14h: Teatro Infantil Cia Espícula com a peça “CIRCOlando por aí”
15h30: Sessão extra - Teatro Infantil Cia Espícula com a peça “CIRCOlando por aí”
19h: Grupo Yangos
21h: Banda Mágicoz

PALCO INTERNO
18h: Glayber Souza
20h: Geração Amigos

MENAROSTO
20h: Jantar

Sábado, dia 24 de fevereiro
ARENA DE SHOWS
11h: Coral Vozes do Prado
12h: Jornal do Almoço ao vivo (RBS TV)
13h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)

SHOW NACIONAL
20h: Claus & Vanessa
22h30: Humberto Gessinger

PALCO INTERNO
15h: Lucas Fermi
16h: Lucas Barros
18h: Júlia Manosso

MENAROSTO
12h, 13h30 e 15h: Almoço
20h e 21h30: Jantar

Domingo, dia 25 de fevereiro
ARENA DE SHOWS
12h: Coro Canarinhos de Flores da Cunha
13h30: Grupo de Dança Os Gaudérios
15h30: Felipe Silva e Ricardo Fontana
17h: César Oliveira & Rogério Melo
18h30: Os Monarcas
21h: Geração Amigos

PALCO INTERNO
13h: CTG Galpão Serrano
15h: Maicon & Pontel
18h: Velho de Guerra

15h: DESFILE CÊNICO NA AV. 25 DE JULHO

MENAROSTO
11h, 12h30 e 14h: Almoço

Quarta-feira, dia 28 de fevereiro
15h: Espetáculo teatral para melhor idade, com a peça “Radicci e Genoveva”

Sexta-feira, dia 1 de março: ENTRADA GRATUITA
ARENA DE SHOWS
14h: Teatro infantil com o Grupo Ueba e a peça “Faísca D’Água”
19h: Padre Ezequiel dal Pozzo
21h: Banda Os Rebobinados

PALCO INTERNO
18h: Coral de Sospirolo
20h: Lucas Barros

20h: JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS AGRICULTORES EXPOSITORES E PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE UVAS DA 15ª FENAVINDIMA

MENAROSTO
20h: Jantar

Sábado, dia 2 de março
ARENA DE SHOWS
11h: CTG Galpão Serrano
13h30: Grupo de Dança Stella D'Itália
15h: Circus Magic Show com o espetáculo “Memórias”
17h: Banda Santa Cecília
19h: Banda Orgazzismos
20h30: Felipe Corso e Banda

PALCO INTERNO
14h: Doca Ferreira
16h: Ricardo Mabília
18h: Frënetica

19h30: DESFILE CÊNICO NA AV. 25 DE JULHO

MENAROSTO
12h, 13h30 e 15h: Almoço
20h e 21h30: Jantar

Domingo, dia 3 de março: Dia Municipal do Suco de Uva
(Os primeiros 1 mil ingressos ganham um suco de uva integral Nova Aliança)
ARENA DE SHOWS
11h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)
12h: Coral Stella Alpina
13h30: Estilo Campeiro
16h: Banda Brilha Som
18h30: Banda Corpo & Alma
21h: Banda Artemis

PALCO INTERNO
15h: Glayber Souza
18h: Júlia Manosso
20h: Blue Vodoo

MENAROSTO
11h, 12h30 e 14h: Almoço

Sexta-feira, dia 8 de março: ENTRADA GRATUITA
ARENA DE SHOWS
20h: Noite Gospel com Davi Silva e Família
21h: Quarteto New Orleans

PALCO INTERNO
19h: Mateus Lemos

MENAROSTO
20h: Jantar

Sábado, dia 9 de março
ARENA DE SHOWS
13h: Coral Nova Trento

SHOW NACIONAL

18h Show com DJ Lilo Lorandi + Intervalos
20h: Show de abertura com Vitor Henrique e Gabriel
22h30: Israel & Rodolffo

PALCO INTERNO
14h: Tita e Rafa
16h: Som Brasil
17h: Coral Canto da Alegria
18h: Maicon & Pontel
19h: Ricardo Mabília

MENAROSTO
12h, 13h30 e 15h: Almoço
20h e 21h30: Jantar

Domingo, dia 10 de março
ARENA DE SHOWS
11h: Coral São Braz
12h: Coral Anima D'Itália
13h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)
14h: Grupo de Dança Ana Terra, de São Francisco de Paula
16h: Grupo Rodeio
19h30: Banda Florentina
21h: Os Roques

PALCO INTERNO
13h: Banda Santa Cecília
15h: Cavatappi
17h: Lucas Barros
19h: Estúdio de Dança Tamara Sitta com seu “Corpo de Baile”

10h: DESFILE CÊNICO NA AV. 25 DE JULHO

MENAROSTO
11h, 12h30 e 14h: Almoço

A programação artística cultural e o desfile cênico musical da 15ª Festa Nacional da Vindima são financiados pela Lei de Incentivo a Cultura sendo seus patrocinadores: Empresas SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Siccob, Planejamento Cultural: AM9 Produções e a Realização é do Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.

Freixenet apresenta a campanha “Quem é Você no Carnaval”, convidando à celebração dos pequenos aos grandes encontros

Além da comunicação do seu amplo portfólio para todos os gostos, a líder de Cavas ainda marca presença no Camarote Nº1, Baile do Gueri Gueri e Bloco do Alpha

São Paulo e Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2024 - Seja em um bloquinho, um mega camarote ou em um destino mais tranquilo, o que não pode faltar no Carnaval é muita celebração. Pensando nisso, a maior produtora de Cavas do mundo, Freixenet, lança a campanha “Quem é Você no Carnaval”, apresentando diversas formas de comemorar essa data especial, desde curtir um bloquinho com as versões mini, apreciar drinques em casa com amigos (inclusive opções sem álcool) até degustar as tradicionais Cavas em taças nos famosos camarotes.

Em uma comunicação 360º, a marca reforça essa mensagem nas redes sociais, oferecendo dicas de rótulos, como os clássicos Freixenet Cava Cordon Negro, Carta Nevada e de drinques com Freixenet Ice. “O carnaval é uma data importante no calendário dos brasileiros, em que as pessoas reservam um tempo para comemorar e investem mais em momentos com alguma bebida ou drinque, seja em casa ou em uma festa. Focando nisso, lançamos a campanha com o objetivo de abordar a diversidade de festividades durante o período e reforçar nosso vasto portfólio e como atendemos as demandas do público”, comenta o diretor executivo da Henkell Freixenet, Fabiano Ruiz.

Freixenet ainda confirmou presença nos principais eventos carnavalescos nas capitais, como o Camarote Nº1 na Sapucaí, Rio de Janeiro, e no Baile de Carnaval da Gueri Gueri, em São Paulo, além de expandir território no Nordeste, chegando em Recife para o Bloco do Alpha.

“Mais uma vez, trazemos o nosso Cava Cordon Negro, espumante oficial das celebrações, para oferecer as melhores borbulhas, sabor e refrescância nas maiores festas do Brasil, como o Camarote Nº1, que é nosso parceiro desde 2023 e continua sendo um espaço para se conectar com o público e gerar experiências a eles”, comenta Fabiano. Lançado originalmente em 1974 e apreciado por seu grande frescor, o Freixenet Cordón Negro Brut é um espumante leve e saboroso, que ganha ainda mais destaque por sua elegante garrafa preta e dourada.

Mantendo a identidade preto e dourado, a marca já reservou espaço nos três andares do camarote mais badalado da Sapucaí. Com mais de 30 anos de existência, o Camarote Nº1 é referência em bom gosto, diversão e alegria. Para 2024, apresenta um line-up incrível, onde a balada e o samba se misturam, oferecendo uma experiência inesquecível, além de conforto, open bar e buffet completos a noite inteira. São três dias (11, 12 e 17 de fevereiro) de muita festa junto aos desfiles das escolas de samba.

Freixenet também marcou presença no Baile do Gueri Gueri, principal carnaval da cidade de São Paulo. O formato que começou como bloco pelas ruas dos Jardins, nos anos 80, passou a ser uma festa que mantém suas tradições, como o anúncio de uma grande madrinha anualmente, além de muita diversão. A festa aconteceu no Villagio JK, no dia 03 de fevereiro.

Outra ativação, agora recifense, foi o Bloco do Alpha, representando a essência do Carnaval de praia junto a uma trilha sonora da felicidade. Com uma mega infraestrutura e um ambiente super animado, o Bloco ofereceu um open bar premium, serviços especiais, um spa para relaxar e recarregar energias entre uma dança e ainda bares temáticos, para tomar bons drinks da melhor forma, acompanhado de espumantes Freixenet.

Os rótulos Freixenet Cava Mini 200ml (Cordon Negro, Rosé e Carta Nevada) com preço sugerido de R$38,90; Freixenet Cava 750ml (Cordon Negro, Rosé e Carta Nevada) com preço sugerido de R$94,90, Espumante Freixenet Desalcoolizado 750ml com preço sugerido de R$81,22 e Cava Freixenet Ice 750ml (Demi-sec e Rosé) com preço sugerido de R$99, 90 estão disponíveis no site oficial.

Aprecie com moderação e não compartilhe com menores de 18 anos.

Sobre a Henkell Freixenet
Freixenet é líder global na comercialização de vinhos espumantes. Com 150 anos de história, a marca é conhecida por sua produção de Cava, espumante espanhol que utiliza as uvas Macabeo, Xarello e Parellada e que só pode ter a denominação de Cava quando produzido na Espanha. Em 2018, a espanhola Freixenet e a alemã Henkell se fundiram, tornando-se a Henkell Freixenet, líder mundial no setor de espumantes. A fusão permitiu que o grupo ampliasse seu portfólio, alcançando novos mercados e canais de distribuição. A empresa está entre um dos 10 maiores grupos vinícolas do mundo, com faturamento superior a 1 bilhão de euros. Sua produção se espalha por países como Espanha, Alemanha, Estados Unidos, França e México, tanto com vinhos espumantes como vinhos tranquilos, comercializando mais de 247 milhões de garrafas de espumante por ano.