Madeleine Peyroux retorna ao Brasil com a turnê “O melhor de Madeleine Peyroux”

Em Curitiba, artista se apresenta dia 27 de setembro, no Teatro Guaíra

A cantora e compositora americana Madeleine Peyroux aterrissa no Brasil para seis apresentações com a turnê “O melhor de Madeleine Peyroux”. Em Curitiba, a artista se apresenta no dia 27 de setembro, no Teatro Guaíra. Os ingressos já estão disponíveis no site www.diskingressos.com.br e na bilheteria do teatro.

O espetáculo faz parte da série Jazz All Night, criada em 2007 pela Dellarte Soluções Culturais com o objetivo de estabelecer uma nova plataforma de música para o Brasil e criar uma nova ponte entre a plateia e o gênero de música do jazz. A série se solidificou rapidamente como um dos principais eventos musicais no calendário do país. "Descobrimos o jazz de Madeleine Peyroux nos anos 90. Ouvir aquela voz, que nos remetia ao que de mais emblemático tinha o jazz, encantou e segue nos encantando", conta Steffen Dauelsberg, CEO da Dellarte.

A nova turnê traz ao público os sucessos dos quase 20 anos de carreira da cantora, aclamada pela crítica e amada pelo público, além das músicas mais recentes, escritas por ela nos últimos 10 anos. O show traz também faixas dos catálogos Atlantic e Decca/Emarcy. Como marca registrada, nas músicas, Peyroux mistura jazz, blues, folk, soul-funk e pop. "O programa é um documento vivo de suas metamorfoses artísticas. The Best of Madeleine Peyroux combina o pungente com o charmoso, o antigo com o novo e os amados clássicos com as composições originais", destaca Dauelsberg.

Madeleine traz a energia de Leonard Cohen (“Dance Me to the End of Love”), Bob Dylan (“You’re Gonna Make Me Lonesome When You Go”), Charlie Chaplin (“Smile”), Edith Piaf (“La Vie en Rose ”), ou do cantor pós-punk Elliott Smith (“Between the Bars”), sempre de forma sedutoramente cautelosa, respeitosa e cristalina. À frente dos vocais e da guitarra, Madeleine Peyroux divide o palco com Andy Ezrin nos teclados, Barak Mori, no baixo e Graham Hawthorne na bateria.

Além de Curitiba, a cantora passa pelo Rio de Janeiro (25/09), Porto Alegre (29/09), Brasília (1.o/10), Belo Horizonte (03/10) e São Paulo (04/10).

Serviço

O melhor de Madeleine Peyroux

Data: quarta-feira, 27 de setembro

Local: Teatro Guaíra, Curitiba - PR

Ingressos à venda no www.diskingressos.com

Mais informações: www.dellarte.com.br

MON realiza exposição de Victor Brecheret

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a mostra “O Feminino na Obra de Victor Brecheret”, que poderá ser vista na Sala 1 a partir do dia 22 de setembro. Com curadoria de Daisy Peccinini, a exposição apresenta mais de 100 obras desse importante nome do cenário nacional e internacional das artes visuais.

“A finalidade da arte é expressar sentimentos, pensamentos e convicções por meio de valores estéticos. É o que acontece nessa potente mostra”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Exposições como essa justificam a nossa busca incessante em trazer cada vez mais visitantes para essa fruição de conhecimento, beleza e reflexão promovida pelo Museu.”

A secretária de Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, enxerga cada exposição como uma jornada que ajuda na construção do MON como uma das mais importantes instituições culturais do continente. “Essa perspicácia em juntar linguagens, épocas e propostas diferentes enriquece a trajetória da instituição. Agora, é a vez do grande mestre Victor Brecheret encantar e seduzir o olhar do espectador. O Paraná recebe esse novo recorte de suas obras com muita honra”, afirma a secretária.

Conteúdo
A exposição “O Feminino na Obra de Victor Brecheret” reúne esculturas e desenhos que alternam materiais e técnicas variadas, como bronze e mármore, bico de pena e caneta tinteiro, produzidos ao longo de décadas. Seus trabalhos têm como característica o desenhar com poucas linhas, límpidas e leves. Imagens femininas tomam forma a partir de poucos traços.

Nessa incrível seleção de obras, temos o privilégio de encontrar a última realizada pelo artista, em 1955: a escultura em bronze “Retrato de Marisa”, uma oportunidade única de contemplação. Também faz parte do conjunto o retrato “Juranda Brecheret”, esposa do escultor, na época do casamento.

A curadora fala sobre a exposição, que apresenta a arte de Brecheret relacionada ao eterno feminino. “Na psique do artista, ganha forma em suas obras os humores, os sentimentos, as intuições, a capacidade de amar e a sensibilidade à natureza”, diz Daisy.

Segundo ela, as pequenas, médias e grandes esculturas dessa exposição são predominantemente nus femininos relacionados ao simbolismo feminino da Terra, a Grande Mãe, a deusa Gaia, Geia, dos gregos, o elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora ilimitada.

Os desenhos de Brecheret se apresentam na condição de sua singularidade, como de uma expressão autônoma de criação artística, independentes das esculturas expostas. Os 80 desenhos, em sua maioria, datam das últimas décadas de sua vida e constituem-se na materialização inicial da ideia. “Esculturas e desenhos guardam latências, emanações intangíveis do arquétipo feminino, provenientes da psique do artista”, conclui a curadora.

A exposição “O Feminino na Obra de Victor Brecheret” é uma parceria do Museu Oscar Niemeyer com o Instituto Victor Brecheret (IVB).

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
Exposição “O Feminino na Obra de Victor Brecheret”,
Sala 1
A partir de: 21/09, às 19h.
www.museuoscarniemeyer.org.br

Comemoração dos 145 anos de nascimento de João Turin terá inauguração de escultura no Memorial Paranista

Em 21 de setembro, o Jardim de Esculturas do Parque São Lourenço receberá a releitura da obra em bronze “No Exílio”, que Turin criou quando morava na Europa

João Turin - No Exílio em gesso pedra - expo 100 anos Paranismo (2).jpeg

Em 21 de setembro (quinta-feira) serão comemorados os 145 anos do nascimento de João Turin (1878-1949), considerado o maior escultor animalista do Brasil, precursor da arte escultórica no Paraná e um dos criadores do movimento artístico e cultural conhecido como Paranismo.

Em Curitiba, cidade onde Turin passou a maior parte de sua vida, será realizado um evento comemorativo, com inauguração da releitura da obra “No Exílio” em bronze, que fará parte do maior jardim de esculturas público do Brasil, no Memorial Paranista. O acontecimento será às 11h, no aniversário de nascimento do autor, em 21 de setembro.

Desta forma, a obra passa a integrar o acervo da exposição permanente do Memorial Paranista, um espaço dedicado ao movimento artístico e cultural Paranismo, que Turin ajudou a criar há 100 anos, em 1923, para enaltecer a identidade paranaense por meio de seus símbolos (como o pinheiro, o pinhão, a erva-mate e de outros elementos típicos) que foram empregados nas artes e na arquitetura.

Resgate de uma obra perdida
Durante os 15 anos em que viveu na Europa, João Turin realizou diversas obras. No entanto, parte dos trabalhos produzidos naquele período não puderam ser trazidos ao Brasil e foram perdidos. Foi o caso de “No Exílio”, primeira escultura de grandes proporções feita pelo artista, concebida em Bruxelas e premiada com Menção Honrosa na Feira dos Artistas Franceses em 1912.

“Em 2013 conseguimos localizar a obra perdida de João Turin ‘Pietá’ em uma cidade da França. Fizemos uma busca também por ‘No Exílio’. Durante muito tempo procuramos por essa obra tanto em Bruxelas quanto em Paris, onde ele residiu, mas não conseguimos localizar. Por sugestão do pesquisador Maurício Appel, convidamos a artista Luna do Rio Apa para fazer uma releitura”, afirma Samuel Ferrari Lago, um dos gestores da obra de João Turin.

Luna do Rio Apa realizou a releitura em argila, a partir de fotografias de época, resultando em uma imponente escultura com 2,70m de altura e mais de 300 quilos. Em um segundo momento, o escultor Edson de Lima fez a moldagem para produção da escultura em gesso pedra. A última etapa foi a fundição em bronze, através de uma parceria em que a Família Ferrari Lago cedeu o molde em silicone para a Prefeitura de Curitiba/FCC, para que esta pudesse fundir a escultura, que será incorporada ao acervo municipal da cidade. Toda a produção foi feita no Atelier de esculturas do Memorial Paranista, administrado pela prefeitura.

João Turin - No Exílio + releitura em argila por Apa do Rio Luna.jpg

Entre a Europa e o Brasil
João Turin permaneceu na Europa entre 1906 e 1922. Residiu na Bélgica para estudar na Real Academia de Belas Artes de Bruxelas. Em um segundo momento morou em Paris, onde montou um atelier em Montparnasse, conhecido bairro frequentado por artistas na capital francesa. Lá conheceu nomes internacionais que se tornariam famosos como Picasso, Soutine, Modigliani, Gris, Brâncusi, entre outros. Na mesma época, também passaram por Paris artistas do Brasil como Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Anita Malfatti, entre outros. Além de “No Exílio”, seus destaques na época foram “Le Chien” (O Cachorro), exposta no Salão dos Artistas Franceses em 1921, e “Tiradentes”, exibida em Paris em 1922, e depois premiada no Brasil.

Retornou a Curitiba em 1922. Foi um dos criadores do Paranismo, movimento artístico e cultural lançado em 1923, que exerceu influência em áreas como arquitetura, esculturas, pinturas, móveis e até na moda, por meio de símbolos paranaenses.

Das mais de 400 obras que realizou, alguns dos principais destaques são as esculturas de animais selvagens, retratados com grande realismo, o que lhe valeu o título de maior escultor animalista do Brasil. Nesta temática, retratou principalmente onças, sendo que duas destas esculturas foram premiadas no Salão Nacional de Belas Artes, em 1944 e 1947.

João Turin - Luar do Sertão.jpg

O resgate de um legado de mais de 400 obras
Turin faleceu em 1949. Desde 2011, quando os direitos patrimoniais sobre suas obras foram adquiridos pela Família Ferrari Lago, foi iniciado um resgate de ponta a ponta de seu legado artístico, algo até então inédito na área de artes no Brasil. Além de esculturas, foram também resgatadas pinturas, desenhos, projetos de design (inclusive em arquitetura e moda), esboços e outros trabalhos.

Uma fundição foi montada para produzir originais inéditos em bronze (pois a maioria das obras deixadas pelo artista estava em gesso). Na mesma época, outra equipe, coordenada pelo professor, escritor e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, realizava uma minuciosa pesquisa histórica, que resultou na biografia “João Turin: Vida, Obra, Arte”.

Como desdobramento destas pesquisas, foi descoberta na França uma de suas obras mais relevantes, feita em 1917. Tratava-se de “Pietá”, que Turin produziu quando morava na Europa. Dada como perdida, a escultura sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Em 2013, uma equipe foi mobilizada até o local (na Igreja de Saint Martin, na cidade Condé-sur-Noireau) para realizar um molde da obra. Assim, foi possível fazer a fundição de um exemplar em bronze no Brasil, que hoje pode ser apreciado no Memorial Paranista, em Curitiba. Este trabalho de resgate artístico foi registrado no documentário “A Pietá de João Turin”

Também em 2013, quando o Papa Francisco visitou o Brasil, o pontífice recebeu como presente oficial do governo brasileiro um exemplar da escultura “Frade Lendo”, de João Turin.

Em junho de 2014, seu legado foi prestigiado pelas 266 mil pessoas que visitaram “João Turin – Vida, Obra, Arte”, a exposição mais visitada da história do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que ficou em cartaz por 8 meses e foi citada em um ranking da revista britânica The Art Newspaper. Esta exposição também recebeu o Prêmio Paulo Mendes de Almeida, da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, de melhor exposição do ano, e teve uma versão condensada, exibida em 2015 no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e em 2016 na Pinacoteca de São Paulo.

Os trabalhos do artista compõem acervos de 15 museus e instituições do Brasil, além de possuir obras em locais públicos do Paraná, Rio de Janeiro e França. O local que possui mais obras para apreciação é o Memorial Paranista, um espaço dedicado a manter viva sua obra e a arte, em Curitiba, com exposição permanente de cerca de 100 obras.

Serviço:
Comemoração dos 145 anos de nascimento de João Turin
Inauguração da obra “No Exílio” em bronze no Jardim de Esculturas do Memorial Paranista
Data e horário: 21 de setembro (quinta-feira), às 11h.
Local: Memorial Paranista João Turin (Rua Mateus Leme, 4700, Curitiba, Paraná).
Entrada gratuita.

João Turin admirando a onça - arquivo Atelier João Turin.jpg

Dia do Cliente com programação especial no City Center Outlet Premium

Além dos descontos já praticados, lojas terão preços especiais no Best Outlet Days

Os frequentadores do City Center Outlet Premium têm muito o que comemorar nesta semana. O Dia do Cliente está cheio de atrações especiais para a família.

Para celebrar a data, o empreendimento realiza o Best Outlet Days. Entre quinta-feira (14) e domingo (17) as lojas participantes estarão com produtos selecionados com 50% a 70% de desconto.

Além disso, o espaço terá uma decoração diferenciada, com bolas coloridas nos corredores, e os clientes poderão se divertir em atrações como a plataforma para vídeos em 360°.

Customização de camisetas

O City Center terá ainda uma oficina de customização de camisetas, em parceria com as marcas Q Mais e Rovitex. A atração será realizada nos dias 16 e 17, no espaço em frente ao Food Hall.

Serviço:

Best Outlet Days no City Center Outlet Premium

Data: de 14 a 17 de setembro

Endereço - Rua João Bertoja, 1995 – Itaqui de Cima – Campo Largo.

BR 277 – Acesso pelo Km 122, em ambos os sentidos.

Estacionamento Gratuito

Foto: Gian Machado

D House faz evento exclusivo com assinatura da Moet Chandon e Jim Beam

No dia 22 de setembro, a D House, em Curitiba, será palco de um show exclusivo da banda Norton The Heart of Soul. Em uma noite que promete ser memorável, a banda curitibana levará seu talento à D House, com um repertório cuidadosamente selecionado que passeia pelos grandes hits do rock e do pop mundial. O evento é fechado com compra de ingressos antecipada, pois tem o apoio da LVMH, Moët Hennessy, Louis Vuitton, Beam Suntory (Jim Beam) e Jigger Brasil, e terá welcome drinks e dois carrinhos de degustação. A banda Norton The Heart of Soul retorna aos holofotes após um estrondoso sucesso no resort Ponta dos Ganchos, em comemoração ao dia do rock.

Serviço:

Show com banda Norton The Heart of Soul

22 de setembro de 2023

Sexta-feira

19h30

D House Curitiba (Rua José Sikorski, 46, Santo Inácio)

Lista de espera: contato através de 41 99148-5645

Criadores da série “Cangaço Novo” participam do Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba. Confira a programação completa

FRIACA está em sua primeira edição e ocorre de 15 a 17 de setembro no Cine Passeio, reunindo programação gratuita com palestras, painéis, debates e masterclasses com profissionais da área de Curitiba e do Brasil

Eduardo Melo e Mariana Bardan, criadores e roteiristas da série Cangaço novo - Cred Divulgação
De 15 a 17 de setembro, ocorre a primeira edição do FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba.

O evento, que reúne palestras, painéis, oficinas, debates e masterclasses com profissionais de Curitiba e de outras partes do Brasil, tem o objetivo de aprimorar conhecimentos e competências no desenvolvimento de roteiros.

A programação, que é inteiramente gratuita, busca atender tanto a profissionais experientes, quanto aqueles que pretendem iniciar no universo da escrita e ocupará o Cine Passeio. As atividades são abertas ao público e contam com emissão de certificado, promovendo o acesso a informações de qualidade, trocas e conexões entre participantes e convidados.

Cine Passeio será o local do Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba
(Créd. Daniel Castellano - SMCS)
“O FRIACA será realizado anualmente, ocupando um espaço ainda não explorado nesta cadeia produtiva, tanto em Curitiba, como no Paraná, democratizando a criação de roteiros, etapa imprescindível para fomentar a produção audiovisual de forma efetiva e com qualidade”, diz o diretor do FRIACA, Eduardo Calegari.

Entre alguns dos destaques na programação, estão os criadores e roteiristas da aclamada série “Cangaço Novo”, Eduardo Melo e Mariana Bardan, com um estudo de caso sobre a produção, falando desde a concepção do roteiro da obra até seu desenvolvimento no audiovisual; a produtora da nova série da HBO, “Cidade de Deus” (2024), Yana Chang, que falará sobre a criação de roteiros para podcast, seus desafios e oportunidades; o showrunner da série “A Benção”, Leo Garcia, contando sobre a criação, desenvolvimento, sala de roteiro, produção, pós e lançamento da obra audiovisual; entre outros.

FRIACA - Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba (Créd. Laca Studio)
Dentro do FRIACA, há ainda o FRIACA LAB, um laboratório de desenvolvimento e concurso de roteiros de curtas e longas-metragens de ficção. Foram cerca de 300 inscrições recebidas, que passaram por uma seleção de uma equipe de curadoria, que selecionou 10 roteiros. Os selecionados participarão do laboratório com reuniões de análise exclusivas, acompanhamento e feedbacks por consultores profissionais da área do audiovisual, de forma online e presencial.

Os consultores, curadores e a banca do Pitching escolherão os roteiros que serão premiados, sendo três na categoria iniciantes e três na categoria não-iniciantes. O primeiro lugar de cada categoria receberá o Troféu FRIACA 2023 e o valor de R$5.000. Já o segundo lugar, recebe R$3.000, e a terceira colocação, R$2.000.
Confira a programação completa do FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba, que ocorre no Cine Passeio.
Sexta-feira (15/9)
Abertura do Festival
Processos de Curadoria do FriacaLab
Horário: 11h às 12h
Espaço Valêncio Xavier

Palestra: A Arte do Pitching
com Fernanda De Capua
Horário: das 14h às 15h30
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: O pitching é a técnica de se vender uma ideia. Nesta palestra, Fernanda de Capua, roteirista e diretora, abordará os fundamentos de como comunicar sua história, os pontos essenciais, o que destacar ou omitir, como preparar sua apresentação e modulá-la de acordo com o seu interlocutor.

Cinema de Animação
com Miralumo, Cabong, Spirit e Dogzilla
Horário: 15h30 às 16h30
Espaço Valêncio Xavier

Laboratórios de Roteiros
Horário: 16h30 às 17h30
Espaço Valêncio Xavier
Masterclass
Gestão de Carreira Para Roteiristas
com Mari Brasil
Horário: 17h30 às 19h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Mariana Brasil irá apresentar um lado menos conhecido, porém fundamental para a carreira de qualquer pessoa que pretende atuar ou já atua de forma profissional como roteirista no setor audiovisual, explicando como funciona hoje este mercado e trazendo orientações que irão te ajudar a entender “quem é você” como autor(a)/roteirista e como se apresentar de forma adequada e eficiente para futuras produções. Começaremos de forma mais introdutória e ampla, falaremos do conceito do ofício do roteirista e de quem é você como autor (a) roteirista neste mercado. Apresentaremos as dinâmicas atuais de equipe envolvida no processo de escrita, seja de uma série ou um filme, para que você possa entender quais as funções e cargos competem ao seu perfil. Essa compreensão influencia na contratação, valores de cachês e até
créditos.

Palestra: Juventudes lesbitransviadas em cena
com Camila Macedo
Sala de Cursos Horário: 14h às 15h
Sobre: Apesar das persistentes políticas de apagamento e invisibilidade, nas últimas décadas, muitas histórias protagonizadas por personagens queer jovens surgiram no cinema. Com especial atenção às figurações lésbicas em filmes, conversaremos sobre algumas das principais convenções utilizadas em narrativas cinematográficas de amadurecimento e formação, procurando refletir sobre os deslocamentos que as experiências dissidentes podem (ou não) provocar no modo como o cinema tem olhado para as juventudes, para os gêneros e para as sexualidades. Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade.

Oficina - Logline: peça de construção narrativa
com Henrique dos Santos
Horário: 15h às 17h30
Sobre: A logline é um dos primeiros e mais lidos textos de um projeto de roteiro. Henrique dos Santos, Bacharel e Mestre em Cinema e Vídeo pela UNESPAR, promove um estudo teórico e prático da logline enquanto peça fundamental para a construção de uma narrativa clássica de ficção. Partindo do conceito de logline traçado por Blake Snyder (Save the Cat, 2005), serão avaliadas e discutidas em sala as loglines dos projetos dos participantes da oficina, por isso, é recomendado que os interessados tenham algum projeto (curta, longa ou série) em qualquer fase de desenvolvimento. Almeja-se que esta oficina contribua com os roteiristas, iniciantes ou não, de modo a terem uma visão mais pormenorizada das estruturas que movem suas narrativas e de como aprimorá-las, assim como de uma melhor forma de escrita e apresentação das logline de seus projetos.

Sábado (16/9)
Criação de roteiros de podcast – Desafios e Oportunidades
com Yana Chang
Horário: 10h às 12h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Com o título "Áudio-drama: storytelling de ficção", Yana Chang traz o que envolve, ou pode envolver, um roteiro de podcast. Se no cinema e na TV o roteiro divide espaço com a dimensão visual e outros elementos de impacto na construção e apreciação da obra, no universo do podcast o protagonismo se inverte e a palavra se sobressai de forma única. O encontro foca em áudio-séries e áudio-drama, formatos narrativos em que o storytelling imersivo, criado unicamente para a experiência de áudio, alcança sua excelência com performances convincentes e uma edição de som criativa. Aos roteiristas, criadores e interessados, discutiremos pontos de atenção, oportunidades e desafios para: formatação e financiamento de projetos de áudio; escrita de roteiro (universo, diálogos, desenvolvimento de personagem, comunicação com a audiência); trabalho de som, e panorama do mercado brasileiro em termos de tendências, demanda e consumo.

Palestra: Mercado Audiovisual para Roteiristas
com Antonio Gonçalves Jr
Horário: 14h às 15h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: O fundador e diretor artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba irá explorar os meandros e funcionamento do mercado audiovisual, em que todo o projeto passa em vista para ser financiado e viabilizado, e que todo roteirista precisa entender para otimizar seu trabalho, além de aumentar suas chances de ter projetos realizados.

Palestra: Estrutura dramática de longa-metragem ficcional
com Pedro Faissol
Horário: 15h às 16h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: A palestra com Pedro Faissol visa apresentar um modelo de estrutura dramática, intitulado "Abordagem por Sequência", para a escrita de roteiro ficcional de longa-metragem. Ele vai também exemplificar o modelo apresentado, através de um estudo de caso.

Estudo de Caso: A Benção – Série
com Leo Garcia (FRAPA)
Horário: 16h às 18h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Leo Garcia abre o jogo e conta sobre todo o processo de criação, desenvolvimento, sala de roteiro, produção, pós e lançamento de “A Benção”. Vamos poder vislumbrar como nasce uma série, desde as primeiras ideias rascunhadas lá em 2012 até a exibição no Canal Brasil e Globoplay em 2020. Garcia vai apresentar materiais como one page, bíblia de vendas, argumento, escaleta, roteiro e exibir trechos de episódios.

Estudo de Caso: Cangaço Novo
com Eduardo Melo e Mariana Bardan
Horário: das 18h às 19h30
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Nessa palestra os criadores e roteiristas de “Cangaço Novo” vão relatar o passo a passo do projeto a partir das primeiras ideias colocadas no papel até chegar às telas do Prime Vídeo.

Painel: Cinema Autoral
Horário: 10h às 11h
Sala de Cursos
Painel: Roteiristas no Rolê – Carreira e Desafios
Horário: 14h às 15h30
Sala de Cursos
Dinâmica: Leitura de Roteiro com Atores
com Jaciara Rocha
Horário: 15h30 às 17h30
Sala de Cursos

Domingo (17 /9)
Painel: A importância na Distribuição no Desenvolvimento de Projetos
Horário: 10h30 às 12h
Espaço Valêncio Xavier

Painel: Produtoras no Divã – Dificuldades e Caminhos
Horário: 14h às 15h
Espaço Valêncio Xavier
Pitching dos Projetos | FRIACA LAB
Horário: 15h às 18h
Espaço Valêncio Xavier

Cerimônia de Premiação | FRIACA LAB 2023
Horário: 18h30
Terraço

Todas as atividades são abertas ao público e com emissão de certificado. Saiba mais no www.friacafestival.com.br ou por meio das redes sociais pelo @friaca.festival.

O FRIACA - Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba - Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do Hospital IPO, Jeep Florença e da Phil Young`s English School, com apoio da The Youth & Co, BackBros Image Rig, SIAPAR - Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná, Cine Passeio - ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Ficha Técnica:
Direção Geral - Eduardo Calegari
Produção Executiva - Yasmin Franco
Coordenação de Produção - Amanda Soprani
Design e Identidade - Lasca Studio
Mídias Sociais - Pomo Agência
Assessoria de Imprensa - TIP Performance de Mídia

Serviço:
FRIACA - Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba
Data: 15, 16 e 17 de setembro
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 - Centro)
Site oficial:https://friacafestival.com.br/
Informações: friaca.festival@gmail.com
Siga o FRIACA no Instagram: @friaca.festival

Hashtags Oficiais: #FestivalFriaca #Friaca #Friaca2023
Sugestões de TAGs: friaca; roteiro; roteiro audiovisual; curitiba; festival; friaca lab; cine passeio; arte, longa-metragem, curta-metragem, concurso, produção, gratuito

Sobre os convidados e palestrantes:

Mariana Brasil: Há 30 anos começou a carreira em audiovisual na produção em grandes produtoras como: O2 Filmes, Movi & Arte, Maria Bonita, TV Cultura entre outras. Deu aulas em laboratórios, cursos livres e prestou consultorias junto a produtores independentes pelo Brasil, sobretudo em cidades fora do eixo Rio-SP. Trabalhou com o Brlab, Icuman Lab, Porto Mídia, Barco, Frapa, Ancine, Sebrae etc. Participou da seleção de projetos em editais e rodadas de negócios dos maiores festivais de cinema do país, selecionando projetos para diversos players, nacionais e internacionais. Ao longo desses anos, foi ponto de intersecção nas negociações entre players, produtores e autores-roteiristas. Essa expertise possibilitou dominar ferramentas de negociação de direitos e contratos e trouxe um estreitamento na relação com os mais diversos players do mercado. Trabalhou como executiva na ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas e em 2021 abriu a Mari Brasil Agenciamento. O intuito é representar os autores-roteiristas, conectá-los às principais empresas da indústria do entretenimento e proporcionar melhores negócios, trazer mais segurança e tranquilidade tanto para os autores roteiristas como para os players do mercado.

Yana Chang: Produtora executiva e criativa com experiência em conteúdo, negócios e estratégia de comunicação, possui formação em Direito, Cinema e Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), e atualmente é Head de Desenvolvimento da South Global, produtora do eixo SP/LA fundada por Alice Braga e Bianca Comparato. Na South, lidera o departamento de criação, onda cria, seleciona, apoia ou negocia novos projetos, busca roteiristas e diretores e colabora com o time de produção até a entrega final. Entre os projetos em andamento, há longas, séries e podcasts. Créditos recentes: "Cidade de Deus" (HBO, 2024), “Cangaço Novo” (Amazon), “As Aventuras de José e Durval” (Globoplay), "Manhãs de Setembro 2" (Amazon), "Irmandade 2" (Netflix). Executiva do premiado documentário "Edna" (2021) dirigido por Eryk Rocha, e colaboradora da adaptação de roteiro de “A Queda do Céu”, obra de Davi Kopenawa e Bruce Albert.

Pedro Faissol: Professor de roteiro audiovisual, pesquisador e curta-metragista. Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Bacharel em Comunicação Social (Cinema) pela UFF. Docente do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar e do PPG-CINEAV/Unespar.

Antonio Gonçalves Jr: Produtor dos filmes “Deserto Particular” (Prêmio do Público na Giornate degli Autori Veneza, Representante brasileiro no Oscar), “Ferrugem” (Sundance, Melhor Filme Festival de Gramado), “Para minha amada morta” (7 prêmios Festival de Brasília, Zenith de Prata em Montreal, San Sebastian), “Jesus Kid” (3 prêmios em Gramado), Circular (Festival do Rio), “A gente” (Prêmio da ONU no Dok Leipzig), “Zona Árida” (Menção Especial no Dok Leizpig), “A mesma parte de um homem” (Prêmio Helena Ignez na Mostra de Tiradentes), Pátio (Cannes), “O Estacionamento” (Melhor Curta Festival do Rio), “A Fábrica” (Oscar shortlist, Menção Especial Clermont Ferrand), “Ainda Ontem” (Clermont Ferrand), “Tarântula” (Veneza). Formado em Relações Públicas (UEL), Cinema e Vídeo (FAP) e com especialização em Comunicação e Cultura (UTFPR), elabora, desenvolve e administra todos os projetos da Grafo Audiovisual.

Henrique dos Santos: Bacharel e Mestre em Cinema e Vídeo pela UNESPAR, atua como roteirista, tendo como destaque o longa “Deserto Particular” (2021), corroteirizado e dirigido por Aly Muritba, representante do Brasil ao Oscar 2022. Foi consultor nos laboratórios Griôt e MetrôLab. Trabalhou no desenvolvimento de longas com nomes como Karin Aïnouz, Sérgio Machado e Renata Martins; atualmente trabalha em sala de roteiro para série da Amazon Prime.

Eduardo Melo: Eduardo Melo fez Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de São Paulo, Cinema na Fundação Armando Alvares Penteado e estudou roteiro na New York Film Academy em Los Angeles. É criador e roteirista da série "Cangaço Novo", um drama de ação produzido pela O2 filmes para Amazon Prime Video que teve estreia mundial no dia 18 de agosto de 2023. Roteirizou o documentário sobre a vida do primeiro surfista medalhista de ouro, o nordestino Ítalo Ferreira. Trabalhou no desenvolvimento da série de ação "DNA do Crime" para a Paranoid com o diretor Heitor Dhalia, e em um longa-metragem para Conspiração com o diretor Marcus Baldini. Em animação, é roteirista e criador de “Tata” série pré-escolar em desenvolvimento pela TV Pinguim; roteirista em “O Show da Luna!”, série pré-escolar exibida em mais de 90 países e trabalhou no desenvolvimento de “Roqueiros do Espaço”, série juvenil também desenvolvida pela TV Pinguim. Pela 44 Toons foi roteirista na série “Cordélicos”, projeto finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concorrendo como melhor série de animação.

Mariana Bardan: Formada em cinema na FAAP e Letras na USP, Mariana é criadora e roteirista de “Cangaço Novo”, drama de ação seriado da Amazon Prime Video produzida pela O2 filmes. Na mesma produtora foi roteirista de série distópica para o Globoplay (sem data de lançamento) e do documentário “Contos Curiosos de Ítalo Ferreira”. Em animação, é criadora e roteirista de “Tata”; roteirista e tradutora de “O Show da Luna!” e “Ping & Pong”, todos projetos da TV Pinguim. Na 44Toons, foi roteirista da série de animação “Cordélicos”. Já desenvolveu roteiros para projeto com IA do banco Itaú e foi colaboradora em novela do SBT. Atualmente desenvolve para um player um longa-metragem musical dramédia que tem como pano de fundo o universo sertanejo.

Leo Garcia: roteirista e diretor geral do FRAPA, o maior festival de roteiro da América Latina. Mestre em Roteiro (UPSA – Espanha), escreveu os longas “Em 97 Era Assim”, “Legalidade”, “Depois de Ser Cinza” e o doc “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro” (também assina a direção). Roteirizou diversas séries como “Werner e os Mortos” (Amazon e Canal Brasil), “Paralelo 30” (Prime Box Brazil) e “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” (Globoplay e Gloob), recentemente vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. É criador, produtor e roteirista da série “A Bênção” (Canal Brasil e Globoplay).

Camila Macedo: Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade. É doutora e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Tem passagem pelas equipes de curadoria e programação de mostras e festivais como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2022), Cinefantasy (2021), FIDÉ Brasil (2022) e Olhar de Cinema, no qual trabalha desde 2018.

Restart anuncia experiências exclusivas dos shows da Turnê “Pra Você Lembrar”

Fãs têm a oportunidade de viver momentos únicos com a banda

Foto: Rodrigo Takeshi

Os fãs da Restart têm motivos de sobra para comemorar: a banda acaba de anunciar as experiências exclusivas que irão fazer parte da turnê “Pra Você Lembrar”. Disponíveis para todos os shows, os pacotes foram pensados visando a proximidade com a “Família Restart”, principal responsável pelo alto patamar que o grupo alcançou na música nacional nos últimos 15 anos.

Os integrantes Pe Lu (vocais e guitarra), Pe Lanza (vocais e baixo), Thomas (bateria) e Koba (vocais e guitarra) sempre priorizaram o contato direto com os fãs e as experiências especiais fizeram parte de toda a trajetória da Restart. Na turnê de despedida da banda não seria diferente: o público poderá escolher entre quatro tipos diferentes de pacotes, com quantidades limitadas à venda, para viver momentos que serão lembrados para sempre. A venda será iniciada às 12h desta sexta-feira (15) pelo site da Ticket360.

Todos os pacotes incluem um pôster exclusivo autografado pelos integrantes e uma pulseira de acesso colecionável. O pacote ‘VIP PASS BRONZE’ inclui acesso a passagem de som e entrada antecipada no local do show, enquanto o ‘VIP PASS PRATA’ contempla o famigerado Meet & Greet com os membros com direito a foto profissional, além de uma camiseta oficial.

Já o pacote ‘VIP PASS OURO’ compreende o acesso a passagem de som, entrada antecipada, Meet & Greet e camiseta oficial. Por sua vez, o ‘VIP PASS DIAMANTE’ inclui os mesmos benefícios e também uma Fã Party, que consistirá em um momento exclusivo com a banda com comes e bebes após o show. Um guia de perguntas e respostas estará disponível no site da Ticket360 para esclarecer eventuais dúvidas.

Até o momento, foram anunciados shows da turnê “Pra Você Lembrar” em 10 metrópoles do país, todos com alta procura de ingressos. Com uma demanda gigante, o primeiro show, em São Paulo, teve os ingressos esgotados em apenas duas horas. Todas as informações sobre locais, abertura das vendas e shows em outras cidades, que serão anunciados em breve, estarão disponíveis no site oficial do grupo.

Com mais de meio milhão de discos vendidos e turnês que moveram multidões, a Restart é um fenômeno não só com suas músicas, mas também com influência na moda e no comportamento de milhares de fãs engajados, com presença massiva, especialmente no universo virtual. Com um simbolismo marcante para uma geração inteira, Pe Lu, Pe Lanza, Thomas e Koba se apresentam em uma versão mais atualizada e inédita, em sintonia com a modernidade e mais unidos do que nunca, para celebrar essa despedida.

A Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento do país, é a responsável pelo empresariamento da banda e produção executiva da turnê, abrangendo em seu escopo toda a estratégia e planejamento 360°, em parceria com a TS Music, produtora conceituada responsável por executar grandes shows e gravações nacionais e internacionais.

Confira as datas já anunciadas da turnê Pra Você Lembrar:
7 de outubro de 2023 - Espaço Unimed - São Paulo, SP - Ingressos esgotados
8 de outubro de 2023 - Espaço Unimed - São Paulo, SP - Data extra
14 de outubro de 2023 - Fundição Progresso - Rio de Janeiro, RJ
15 de outubro de 2023 - Fundição Progresso - Rio de Janeiro, RJ - Data extra
4 de novembro de 2023 - Arena Opus - Florianópolis, SC
11 de novembro de 2023 - Pepsi On Stage - Porto Alegre, RS
25 de novembro de 2023 - Live Curitiba - Curitiba, PR
8 de dezembro de 2023 - Arena Multiplace (Laguna) - Goiânia, GO
9 de dezembro de 2023 - Clube de Engenharia - Brasília, DF
16 de dezembro de 2023 - Espaço Náutico Marine Club - Belém, PA
13 de janeiro de 2024 - Armazém Convention - Salvador, BA
20 de janeiro de 2024 - Classic Hall - Recife, PE