Técnica de Pintura – Aula Experimental Gratuita!

É fazer sua matrícula e iniciar!

Esse curso te fará entrar em um universo repleto de cores e formas, com a professora Carla Schwab, que é referência!

Conheça um pouco mais sobre nossa professora:

Carla Schwab é Artista Visual graduada pela UFPel-RS e Professora de Artes em estudos de materiais e técnicas de pintura. Sua série “Rendados” é uma produção atemporal, premiada, com participações em edições da Casa Cor pelo Brasil, Carrousel Du Louvre em Paris, entre outras. Suas obras oferecem teor contemporâneo sustentável, onde a artista utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê.

Venha fazer uma aula experimental gratuita quinta-feira dia 17/08 às 14h30.

VAGAS LIMITADAS!! Agende sua aula na secretaria de cursos através dos telefones:

41 3225-6232/ 98803-8089 (WhatsApp)

Venha fazer parte desta Confraria Cultural!

Acesse: https://solardorosario.com.br/

Rua: Lourenço Pinto, 500, 6°, 7° e 8° andar
Estacionamento GRATUITO no local.
41 3225 6232 | 98803 8039 | 98803 4634

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM / FACEBOOK / SITE

SOUQ Curitiba realiza Primeiro Festival de Blue, Jazz e Vinil

Evento acontecerá entre os dias 15 e 19 de agosto com intensa programação musical, feira de vinil e discotecagem

O SOUQ Curitiba, o maior e mais moderno espaço de gastronomia e entretenimento da cidade, acaba de anunciar a primeira edição do seu Festival de Blue, Jazz e Vinil, prometendo agitar a agenda dos curitibanos durante cinco dias de muita música e gastronomia internacional. O Festival acontecerá entre os dias 15 e 19 de agosto e promete ser uma verdadeira celebração da música e cultura, trazendo à tona três estilos musicais marcantes que têm conquistado corações ao longo dos anos.

Programação musical

15/08 (terça-feira) às 19h: Club Gitane
16/08 (quarta-feira) às 19h: Dose in Blues
17/08 (quinta-feira) às 19h: Mamba Blues
18/08 (sexta-feira) às 19h: Idioma Blues
19/08 (sábado) a partir das 12h: feira de vinil com mais de 20 expositores, além de discotecagem especial para os amantes da boa música!

Blues, Jazz e Vinil

O Blues é um gênero musical originário dos Estados Unidos, que encanta com suas notas melancólicas e expressivas, refletindo os sentimentos mais profundos. Já o Jazz, nascido nos EUA no início do século XX, é conhecido por sua improvisação e liberdade criativa, conquistando o mundo com suas melodias envolventes. A cultura do Vinil, com seus discos analógicos, continua valorizada até os dias atuais, trazendo à tona a nostalgia e a riqueza da experiência musical.

Discotecagem

Para quem ama música, esta vai ser uma experiência ímpar. A discotecagem, também conhecida como DJing, é a prática de selecionar e mixar músicas para criar uma experiência musical contínua e envolvente em eventos, festas e apresentações ao vivo. O termo "discotecagem" originou-se da palavra "discoteca", que se referia a locais onde discos de vinil eram tocados para entretenimento. Surgiu nos Estados Unidos na década de 1940, quando os discos de vinil se tornaram mais acessíveis e começaram a ser utilizados em festas e eventos sociais.

No início, os DJs se concentravam em selecionar e tocar discos para o público dançar, mas com o passar do tempo, a prática evoluiu para incluir técnicas de mixagem e transição entre as músicas, criando assim uma experiência musical mais contínua e fluida. Com o advento da música eletrônica nas décadas seguintes, a discotecagem se tornou ainda mais popular, com os DJs utilizando equipamentos como mixers e toca-discos para criar remixes e versões exclusivas das músicas, e até mesmo produzindo músicas próprias. Atualmente, a discotecagem é uma forma de arte e uma profissão reconhecida, com DJs renomados que se apresentam em festivais e eventos em todo o mundo.

Sobre o SOUQ Curitiba: Localizado na Vila Izabel, Avenida Iguaçu 4399, o SOUQ é um espaço pet friendly e conta com espaço kids com monitores, para que as crianças possam brincar enquanto os pais aproveitam todas as opções disponíveis. Em termos de gastronomia, o SOUQ é referência na cidade, oferecendo às famílias curitibanas mais de 20 opções com comidas do mundo todo.

Horários de funcionamento
Terça e quarta: 17h até 23h.
Quinta e sexta: 17h até 23h30.
Sábado: 12h até 23h30.
Domingo: 12h até 22h30.

INSTA: @souqcuritiba
SITE: www.souqcuritiba.com.br

SUSANA VIEIRA APRESENTA A COMÉDIA ‘SHIRLEY VALENTINE’ NO GUAIRÃO

Com versão brasileira de Miguel Falabella e direção de Tadeu Aguiar, Susana Vieira faz única apresentação no dia 03 de setembro, em Curitiba

Curitiba vai receber uma das artistas mais consagradas e premiadas da TV e dos palcos brasileiros, Susana Vieira. Em comemoração aos 60 anos de carreira e 81 de vida, a atriz retorna aos palcos enfrentando um dos maiores desafios de sua vitoriosa trajetória, o clássico ‘Shirley Valentine’, um dos mais importantes textos do teatro moderno, com encenações premiadas em todo o mundo. Com versão brasileira de Miguel Falabella e direção de Tadeu Aguiar a peça Shirley Valentine será apresentada no dia 03 de setembro, domingo, às 19 horas, no Teatro Guaíra. Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket Fácil.

O monólogo apresenta Shirley, uma mulher casada, mãe de dois filhos, que convive com o pior tipo de solidão: aquela que se sente mesmo estando acompanhada. A versão brasileira de Miguel Falabella trata com leveza e muito bom humor os dilemas da personagem. Na peça, a protagonista divide com o público suas angústias, buscando entender aonde foram parar seus sonhos. E também as situações inusitadas e pra lá de engraçadas que marcam sua trajetória. Cansada de conversar com as paredes (literalmente), Shirley Valentine decide dar uma virada em sua vida e faz uma viagem em busca de encontrar a felicidade e, sobretudo, se reencontrar.

A montagem é uma nova leitura para o clássico de Willy Russell, que já teve encenações premiadas no Brasil e também um filme de sucesso. Susana estreou esta versão no Rio de Janeiro e passou por Portugal, Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo. Susana se apresentou na capital paulista com duas temporadas de sucesso.

Sinopse de “Shirley Valentine’

A peça traz essa protagonista solitária que decide conhecer a Grécia, ao lado de sua melhor amiga Wanda, sem a família, nem mesmo Joel, o marido controlador. Shirley decide embarcar nessa viagem – uma divertida jornada ao encontro do seu verdadeiro eu. Shirley está cansada da indiferença do marido, cuja principal preocupação é saber se terá carne no jantar. Os filhos Milandra e Jorge cresceram e só lembram da mãe na hora dos problemas. Com o passar dos anos, no lugar da mulher cheia de anseios e vontade de viver, só resta aquela que se deixa levar por situações comuns do dia a dia, que nem de longe se parece com a figura que protagoniza as boas memórias que tem da juventude.

Quando Shirley Valentim transformou-se em uma Shirley qualquer? Atrás dessa resposta, ela cria coragem e embarca com destino à Grécia escondida de Joel. É um voo rumo à liberdade, à possibilidade de reencontro com a menina sonhadora e cheia de vida que Shirley foi um dia.

A protagonista fala do ser humano, daquele instante em que se percebe que o tempo passou e a vida ficou parada em alguma esquina. Mostra que nunca é tarde para recomeçar e tomar um bom vinho branco para encarar os fatos com leveza e bom humor, até quando tudo parece estar dando errado. Os dilemas de Shirley são tão dela quanto os nossos e podem fazer parte da rotina de qualquer espectador.

O espetáculo conquista plateias do mundo inteiro desde sua primeira versão, em 1986, quando estreou em Londres, sendo agraciado com o prêmio Laurence Olivier Awards de melhor comédia e melhor atriz (Pauline Collins). Em 1989, entrou em cartaz na Broadway e Pauline Collins levou para casa o Tony Award. No mesmo ano, estreou a versão cinematográfica, também com Pauline Collins, indicada ao Oscar e Globo de Ouro, e vencedora do British Academy Film Award.

O encontro de Susana e Shirley

Susana Vieira apaixonou-se pela peça à primeira leitura. “Quando Miguel me entregou o texto, fiquei encantada, fascinada pelo humor da personagem, pela força e coragem que ela tem de ir atrás da felicidade. Shirley vai à luta. Todas nós mulheres temos várias coisas dela, por mais diferentes que possamos ser”, conta. A atriz ressalta que, apesar da dureza da vida, Shirley jamais perde o bom humor. E, se as paredes são a companhia da personagem, Susana tem a plateia como confidente: “É um monólogo, mas não me vejo sozinha em cena. Somos o público e eu”, celebra.

O texto passeia pela comédia com muita sutileza, gerando uma identificação imediata do público. A versão de Miguel Falabella, assim como o original de Willy Russell, traz um olhar afetivo sobre o ser humano e as relações familiares. Com uma abordagem longe de estereótipos e personagens cheios de verdade e sede de vida, o espectador é levado da gargalhada ao nó no peito em segundos. “O humor é a forma mais verdadeira e humana de chegar ao coração das pessoas”, exalta Falabella.

A parceria entre Susana e Miguel tem uma longa história e rendeu um dos maiores sucessos do teatro brasileiro: a peça ‘A Partilha’ (1990), que gerou a bem-sucedida continuação ‘A Vida Passa’ (2000). “Eu e Susana tivemos um encontro de vida e estamos sempre juntos, é uma festa”, vibra Falabella. A recíproca é verdadeira e a atriz garante que trabalhar junto com o autor e diretor mudou sua carreira. “A minha vida artística se divide entre antes e depois do Miguel. Tenho uma carreira muito feliz, mas a ‘A Partilha’ nos uniu para sempre. É um prazer imenso, porque ele é um grande autor. E, como somos dois comediantes, damos risada de tudo o tempo todo. Temos o mesmo tempo de comédia. Somos amigos para sempre”, festeja Susana.

Ficha Técnica

Versão Brasileira - Miguel Falabella

Direção geral – Tadeu Aguiar

Figurino - Karla Vivian

Música Original - Sérvulo Augusto

Cenografia - Natália Lana

Designer de luz – Daniela Sanchez

Programação Visual - Alexandre Furtado

Diretor de Produção: Edgard Jordão

Realização – Jordão Produções

SERVIÇO:

Data: 03 de setembro de 2023 (domingo)

Horário: Abertura do Teatro às 18h e Início da Peça às 19h.

Local: Guaírão (R. Amintas de Barros, S/N - Centro, Curitiba - PR).

Classificação etária:12 anos

Ingressos:

Plateia – R$ 70 a meia-entrada e R$ 140 a inteira – Clube Gazeta do Povo – R$ 98

1º Balcão – R$ 60 a meia-entrada e R$ 120 a inteira - Clube Gazeta do Povo – R$ 84

2º Balcão – R$ 50 a meia-entrada e R$ 100 a inteira - Clube Gazeta do Povo – R$ 70

** A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.

** IMPORTANTE: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis.

** OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS.

Compra do ingresso pelo link: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-shirley-valentine.aspx

INFORMAÇÕES: www.ticketfacil.com.br

Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena

Maior artista curitibana de teatro comemora 50 anos de carreira artística com atividades gratuitas na cidade, incluindo peças, palestra, encontro de dramaturgia e oficinas para professores e população

De 22 de agosto a 3 de setembro a cena cultural curitibana estará em festa. Fátima Ortiz, atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga estará comemorando cinco décadas de carreira artística com diversas atividades gratuitas para o público da cidade.

Serão peças para maiores de 14 anos e uma para crianças, em que Fátima, atua, dirige, escreve, ou produz, ou todas as opções com suas múltiplas atividades. Também terá um “Encontro de Dramaturgia” e o evento “Curitiba é uma Festa”, uma homenagem a outros artistas que também estavam em ação desde a década de 1970. Além disso, serão ministradas por ela oficinas para professores e população em geral interessada no teatro.

“Ter o marco de 50 anos fazendo teatro é muito importante. Sabemos que muitas pessoas mudam de profissão, saem da cidade. E como eu brinco, eu sou história viva, estou aqui esse tempo todo e preciso comemorar. Dentro desses 50 anos em cena, comecei como atriz e fui me encaminhando para diversas áreas: como a dramaturgia, escrever para crianças, a docência, os cursos livres de teatro e a direção. Além disso sou dirigente de um espaço importante em Curitiba - o Pé no Palco - isso já há 28 anos, e essa carreira foi bastante marcada pela minha facilidade, minha vocação em conduzir processos em grupo”, avalia Fátima.

A Mostra Fátima Ortiz - 50 Anos em Cena é realizada pelo Pé no Palco, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e prefeitura Municipal de Curitiba. Tem o apoio cultural do Palco Escola e CESBE, com incentivo fiscal das empresas Servopa e Uninter.

Programação

Durante a programação da Mostra serão apresentadas a peça “Nave Mãe, “A Morte de Ivan Ilitch”(montagem em processo), “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare” e o espetáculo para crianças “O Olho D’Água”. De acordo com Fátima, a curadoria da Mostra foi realizada com o critério de os espetáculos que tivessem “na mão”, ou seja, que iam ser produzidos ou eram recém-produzidos. “Ainda, era fundamental que os espetáculos trouxessem eu como atriz, diretora, produtora, preparadora de elenco, etc além da importância do espetáculo infantil nessa mostra, uma vez que sou conhecida nacionalmente pelos trabalhos dirigidos à infância”, explica.

Curitiba é uma festa

Durante as comemorações, serão reunidas diferentes gerações de Curitiba, para que os mais jovens conheçam os artistas que trabalharam na década de 70 e estão por aí ainda produzindo. Eles serão homenageados no evento Curitiba é uma festa, com mediação do Otto Wink, na abertura da Mostra.

Sobre Fátima Ortiz

Fátima Ortiz é atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga, é artista reconhecida por suas iniciativas e realizações que englobam o fazer teatral em suas dimensões criativas, educativas e política. É conhecida nacionalmente pelo seu teatro dirigido à infância. Participou em diversos Festivais Nacionais de Teatro, Concursos de Dramaturgia, Seminários, Congressos, Oficinas e Interlocuções e Curadorias.

É uma das mais premiadas diretoras de teatro de Curitiba. Sua postura artística é norteada pelo princípio da supremacia dos valores do mundo sensível e pelo comprometimento com a liberdade de criação. Acredita na força da convivência criativa, aquela que revela a integridade das pessoas aproximando-as da essência espiritual. O teatro que faz e ensina modifica e intensifica o desejo de fruição da beleza e a utopia de um mundo perfeito onde cada um pode edificar uma poética original.

Dirige, há 28 anos, a empresa Pé no Palco, referência de qualidade em Curitiba. O espaço valoriza o teatro realizado na cidade em sua diversidade e qualidade, e acredita na importância do investimento na formação de plateia, nas atividades formativas e na busca de subvenção junto às iniciativas de políticas públicas culturais e também na invenção de novas formas de financiamento e de articulação entre arte e mercado.

Serviço: Mostra Fátima Ortiz - 50 Anos em Cena

Apresentações de 22 de agosto a 3 de setembro

Onde: Teatro José Maria (Rua Treze de Maio, 655)

Quanto: Entrada Gratuita

Programação:

· 22 de agosto (terça-feira)
19h30 - Curitiba é uma Festa (Palestra Otto Wink)
· Dia 25 de agosto (sexta-feira)
20h - Nave Mãe
· Dia 26 de agosto (sábado)
20h - Nave Mãe
· Dia 27 de agosto (domingo)
15h - O Olho D'água (infantil) *Peça acessível em Libras.
19h - Nave Mãe
· Dia 29 de agosto (terça-feira)
20h - A Morte de Ivan Ilitch *montagem em processo
· Dia 30 de agosto (quarta-feira)
20h - A Morte de Ivan Ilitch *montagem em processo
· Dia 1º de setembro (sexta-feira)
20h - Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare
· Dia 2 de setembro (sábado)
14h - Encontro de Dramaturgia com Fátima Ortiz
20h - Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare
· Dia 3 de setembro (domingo)
15h - O Olho D'água (infantil) *Peça acessível em Libras.
19h - Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare

MANSÃO JARDINO RECEBE A QUARTA EDIÇÃO DO EVENTO CASAMENTOS FORA DE SÉRIE

“Neste domingo (20.08) e no próximo dia 27 de agosto, um dos espaços mais modernos para a realização de eventos em Curitiba será cenário para uma feira de noivas em formato de experiência imersiva para casais. Ingressos já estão à venda”.

Cenário perfeito para as mais diversas ocasiões sociais e corporativas, a Mansão Jardino (R: Itupava, 1.155), casarão modernista transformado em espaço de eventos pelo Grupo Bossa, recebe, neste domingo (20.08) e no próximo dia 27 de agosto, a quarta edição do evento “Casamentos Fora de Série (CFS)”, feira de noivas em formato de experiência imersiva para casais com uma programação que vai das 14h às 20h30 nos dois dias. De acordo com o Global Wedding Report 2023, o Brasil é o 10º país do mundo no ranking dos que mais gastam com festas de casamento.

Feito sob medida para noivos e noivas que pensam “fora da caixa”, o CFS foi criado pela decoradora e organizadora de casamentos Eliz Boscardin para casais que buscam um casamento original e personalizado. “Como apaixonada por casamentos, vi a necessidade de ir além das feiras convencionais, onde os noivos, muitas vezes, se sentem perdidos em meio a uma infinidade de opções”, conta.

Para facilitar a vida de quem sonha em casar, o CFS conta com uma programação totalmente pensada para que os noivos se envolvam com o evento e conheçam de perto o trabalho de profissionais capacitados, enquanto acompanham a realização de todas as etapas de um casamento de verdade. “O objetivo do evento é elevar a experiência dos noivos, proporcionando um ambiente acolhedor, inspirações cativantes e profissionais apaixonados, tudo em prol de um casamento verdadeiramente fora de série”, explica a organizadora.

A programação oferece aos participantes degustações de produtos dos fornecedores, cabine de fotos e vídeos 3600, e ainda permite acompanhar a preparação dos noivos. O ponto alto é a realização de um casamento ao vivo, com celebrantes, músicos, cerimonialistas, e equipes de foto e vídeo. Após a primeira dança dos recém-casados e o corte do bolo, a maratona CFS se encerra em uma festa com pista de dança, “comes e bebes”, sorteios e brindes.

Serão dois dias de evento, com decorações e profissionais diferentes em cada uma das datas. No dia 20 de agosto (domingo), a decoração será toda branca, madeira e o verde das plantas. Já no segundo domingo, dia 27/08, a decoração será com flores em tons de rosa, nude e marsala; também com madeira e mobiliário moderno. Montagens diferentes e ambas belíssimas, é só escolher com qual o casal se identifica mais. Os ingressos já estão à venda pelo link https://msha.ke/casamentosforadeserie "

Para acomodar tamanha versatilidade, Eliz Boscardin encontrou na configuração ímpar da Mansão Jardino o local ideal para realizar a quarta e maior edição do CFS. Construída em 1958, a partir de um projeto do engenheiro e arquiteto curitibano Gerhard Leo Linzmeyer (1928-1999), o casarão de estilo modernista está localizado no coração do Alto da XV, cercado de muita natureza. “Nós sempre buscamos locais que tenham uma excelente localização para sediar o CFS. Locais que sejam de fácil acesso para os noivos chegarem. Outra coisa, é escolher um local que tenha natureza agregada, o que conseguimos encontrar na Mansão Jardino. Fora que o espaço é como uma tela em branco para a gente poder criar”, compara Eliz.

Com uma configuração ímpar, a Mansão Jardino está localizada em uma propriedade de 800m2, incluindo jardim externo com projeto de paisagismo de Mário Pavanelli. No piso superior, Hall de Entrada de 15m2, Bar com 52m2 e um Salão com 70m2, que pode servir como sala da noiva, pista de dança e até espaço para treinamentos corporativos a natureza pode ser apreciada a partir de suas largas janelas. O Salão Principal de 111m2 é emoldurado por pedras, madeira e iluminação dimerizada, tudo com isolamento acústico.

A Mansão Jardino possui ainda uma área externa de 174m2 com amplo paisagismo e coberturas retráteis. A estrutura do espaço de eventos permite configurações diversas, desde mini weddings, eventos corporativos, jantares até 200 pessoas e até 625 pessoas em formato coquetel.

“O Casamentos Fora de Série é um marco para a Mansão Jardino. Todos terão a oportunidade de ver o espaço- que já impressiona por sua arquitetura, paisagismo, iluminação cênica, conforto térmico e acústico-, emoldurado por um acontecimento emocionante de verdade, com decorações exclusivas, repleto de fornecedores da melhor qualidade. A oportunidade de viver uma experiência que toca todos os sentidos: visão, olfato e paladar; mas, além disso, toca também a alma e o coração, pois o evento está cheio de surpresas, do início ao fim”, destaca Melissa Büest, gerente da Mansão Jardino.

ESTRUTURA E COMODIDADES

De fácil acesso, a Mansão Jardino fica no coração da tradicional Rua Itupava, no bairro Alto da XV e possui uma estrutura impecável, que possibilita a realização de todas as etapas do evento em um único espaço, com serviços personalizados de altíssima qualidade.

Com uma cozinha industrial ampla e bem estruturada, a Mansão Jardino está preparada para receber os mais diversos chefs e o pool de soluções do novo espaço inclui ainda diversas comodidades, iluminação externa, ar-condicionado, salas de apoio e emergências médicas, wi-fi, segurança e portaria monitorada. O espaço possui acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), incluindo um elevador, sanitários especiais e rampa de acesso.

GRUPO BOSSA

Atuando na área de entretenimento desde 2008, o Grupo Bossa, criado pelo empresário Glaucio Gonzaga, atualmente administra duas casas noturnas (Bossa Bar e Violets), quatro Bares/ restaurantes (Cana Benta, Prainha Restobar, Pinot Wine Bar e Gran Pizza), um espaço para eventos em Curitiba (Mansão Jardino), além de uma pousada (Bossa Beach House); que também oferece a opção de realização de casamentos, no melhor Destination Wedding do Litoral do Paraná, a Ilha do Mel.

Além disso, o Grupo Bossa também possui a agência produtora de eventos que, de maneira autoral ou em conjunto com parceiros, idealiza, promove e apoia festas com marcas exclusivas, como Bailinho do Bossa, Deixa Acontecer, Ladeira São Francisco, Fica Comigo e Buddies 'n' Beers.

Planejamento e organização de qualidade são marcas registradas das operações e produções comandadas pelo Grupo Bossa. Agora, toda essa expertise no segmento desembarca em um novo endereço, a Mansão Jardino.

SERVIÇO:

CASAMENTOS FORA DE SÉRIE – 4.a EDIÇÃO

Quando: DOMINGO (20.08) e 27 de agosto de 2023 (Domingo)

Local: Mansão Jardino (R. Itupava, 1.155 - Alto da XV) @mansaojardino

Horário: Das 14h às 20h30

Ingressos: R$120,00 (casal) e R$65,00 (avulso) + taxa adm.

Vendas: Online: https://msha.ke/casamentosforadeserie

Informações para o público: www.casamentosforadeserie.com.br

Documentário sobre herança cultural ucraniana estreia nesta quinta-feira nos cinemas

Brasil arcaico, Ucrânia e relações familiares se encontram em novo longa-metragem do diretor Guto Pasko, que tem estreia confirmada em Curitiba, São Paulo e outras capitais

Estreia nesta quinta-feira em circuito nacional o mais novo longa-metragem do diretor paranaense Guto Pasko, o documentário “Aldeia Natal”. Em Curitiba, poderá ser visto no Cine Passeio a partir da quinta-feira (17), além de chegar às telas de outras cidades como São Paulo (no Cine Marquise).

A obra relata uma jornada pessoal iniciada no interior do Paraná e concluída na Ucrânia. Guto Pasko parte de uma situação autobiográfica – a relação distante com os pais e a condição de descendente de imigrantes ucranianos – para montar um panorama sobre questões brasileiras e universais. Relacionamentos familiares, religiosidade, imigração, tradição cultural e a busca pelas raízes dos antepassados são alguns dos temas abordados pelo filme.

No começo do mês, o filme já teve duas sessões especiais no interior do Paraná, em regiões de forte presença da imigração ucraniana. Dia 3 de agosto foi apresentado em Irati e, no dia 6, em Prudentópolis. Ambas as cidades contam com cinemas de rua.

O documentário foi filmado entre 2018 e 2019, com locações em Queimadas, área rural de Prudentópolis, e na Ucrânia. No país europeu, a equipe esteve na região oeste em novembro de 2019, distante dos territórios invadidos pelos russos, mas algumas das províncias visitadas também foram alvo de bombardeios recentes, como Lviv. A produção é de Andréia Kaláboa e Guto Pasko, sócios da GP7 Cinema.

HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA

Com 98 minutos de duração, o novo filme retrata o retorno do cineasta Guto Pasko a sua “aldeia natal”, a bucólica Queimadas, e a busca por se reconectar com os pais, os irmãos e o legado histórico e cultural dos antepassados - imigrantes que fizeram parte das levas de ucranianos que vieram para o Brasil no final do século XIX. Este processo lento e gradual de reaproximação termina com uma viagem à Ucrânia, onde ele, o pai (João Pasko) e a mãe (Cecília Ternosky Pasko) percorrem aldeias isoladas procurando rastros dos antepassados que emigraram e parentes ainda vivos. Mais do que nomes em antigas lápides ou primos distantes, pelo caminho vão encontrando a união familiar desfeita por conta de discordâncias sobre religião, tradição e costumes.

Uma destas tradições, comum no interior do país até tempos recentes, é a de pagar promessas fazendo com que um dos filhos dedicasse a vida à igreja. No caso da família de Guto Pasko, profundamente religiosa, uma graça foi concedida e o escolhido para retribuir o favor divino foi ele, o mais velho de 11 irmãos. O jovem não aceitou a imposição e aos 11 anos saiu de casa, se mudando para Curitiba. Uma irmã mais nova, de apenas nove anos, foi então enviada para um convento, substituindo-o na promessa.

IDENTIDADE CULTURAL

“Depois de 30 anos de distanciamento de meus pais e irmãos, e já tendo feito outros cinco filmes com temática ligadas à cultura ucraniana, vi que deveria encerrar este ciclo olhando para minha própria família”, conta Pasko. “É também uma busca pela minha própria identidade, ao mesmo tempo que revela um Brasil diferente, construído por aqueles imigrantes que vieram de lugares tão longínquos”.

Prudentópolis tem a maior colônia de descendentes de ucranianos no Brasil – cerca de 80% de sua população de 52 mil habitantes tem antepassados que imigraram daquele país. Por conta do isolamento e da forte religiosidade, a região manteve intactos muitos costumes, como a língua, música, dança e o ritual bizantino utilizado nas missas.

Pasko já dirigiu sete longas-metragens documentais e a série televisiva “Contracapa”, além de dezenas de outros trabalhos. Seu primeiro longa de ficção, “Entrelinhas”, filmado no ano passado, foi selecionado recentemente para a mostra competitiva nacional do festival CINE PE 2023, que acontecerá de 4 a 9 de setembro em Recife.

A estratégia de distribuição da obra conta com a consultoria da Fistaile e adotará ações para expandir a circulação do filme. O planejamento reuniu técnicas de formação de equipe, ativações de marketing locais e ações de impacto. Junto ao lançamento comercial, conciliando objetivos de acesso aos públicos do filme, serão prospectadas e organizadas exibições em escolas e centros culturais, principalmente no interior do Paraná, onde o longa foi filmado.

Serviço: Documentário “Aldeia Natal”

Em circuito nacional a partir desta quinta-feira (17), com apresentações em cidades como Curitiba (no Cine Passeio) e São Paulo (Cine Marquise).

Cine Passeio
Endereço: Rua Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba – PR)
Siga: www.cinepasseio.org/

Cine Marquise Paulista
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César, São Paulo – SP
Siga: www.cinemarquise.com.br/

Trailer: www.vimeo.com/516808038/8b7cafe00d
Siga: www.instagram.com/aldeianatal_filme/

Tributos a Elvis Presley e The Cure no Jokers

Uma semana com muitas homenagens musicais no Jokers. (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico). A programação começa nesta terça-feira (15) com a Noite Celta que apresenta Mandala Folk Trio. Na quarta (16), relembrando 46 anos sem o Rei do Rock Elvis Presley, o músico Daniel Argolo vai apresenta os hits do início da carreira do cantor, com clássicos, como “Thats All Right Mama”, “Blue Suede Shoes”, “One Night”, entre outros grandes sucessos. Na quinta (17) Ovos Presley, uma das bandas mais icônicas de Curitiba, faz um show semi acústico no projeto Shock Rock com o DJ Convidado Mutant Cox. Sexta (18) é a vez da noite Rock Goes Pop com a banda Executive Chaos e o Dj Julio Mayo. E fechando a semana, no sábado (19), tem, a quarta edição da Black Celebration Fest com a apresentação da The Cure Cover Brasil que toca os grandes sucessos da banda britânica. E, ainda, o Dj Rober Vinil, faz uma homenagem ao Depeche Mode.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora este ano 22 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 19 de agosto:

TERÇA 15 AGO, 20 horas – Terça Celta. Mandala Folk Trio - Músicas típicas do folclore celta e seus agregados. Ingressos R$10 – a partir das 20 horas.

QUARTA 16 AGO, 20 horas – Elvis Experience - Um verdadeiro tributo ao Rei do Rock. O show em homenagem aos 46 anos sem o Rei com Daniel Argolo. O show apresenta os hits do início da carreira do cantor, com a sonoridade purista de 1956. Clássicos, como: Thats All Right Mama, Blue Suede Shoes, One Night, entre outros. Muito embora o repertório contemple mais as décadas de 50 e 60, não ficam de fora os grandes sucessos que marcaram a carreira do Elvis durante os anos 70. Uma experiência musical completa. Uma franca homenagem, sem teatro nem imitação. Ingressos R$10 – a partir das 20 horas. Ingressos R$20 – a partir das 20 horas.

QUINTA 17 AGO, 20 horas – Shock Rock – Show semi acústico com a banda Ovos Presley + DJ Convidado Mutant Cox. R$10 – a partir das 20 horas.

SEXTA 18 AGO, 20 horas – Rock Goes Pop – Show com banda Executive Chaos + Dj Julio Mayo. No repertório pop-rock internacional. Entrada: R$10 até as 21h. Após R$20.

SÁBADO 19 AGO, 21 horas. – Black Celebration Fest 4 - A The Cure Cover Brasil apresenta sucessos da banda britânica. E o Dj Rober Vinil, presta homenagem ao Depeche Mode. R$20 – a partir das 21 horas.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351.
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa – R$20 o período.

Esgotados os ingressos para o show extra de Paul McCartney em São Paulo dia 07 de dezembro

Vendas gerais começaram ontem, sábado, às 15h

Os ingressos para o show extra do cantor Paul McCartney em São Paulo, no dia 07 de dezembro, no Allianz Parque, estão esgotados. As vendas ao público geral tiveram início às 15h de sábado, 12 de agosto, após a pré-venda para clientes do banco BRB.

Já estão esgotados também os shows em São Paulo, no dia 09 de dezembro, e no Rio de Janeiro, dia 16/12, no Maracanã.

Paul McCartney volta ao Brasil em 2023 para shows em cinco cidades – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O artista traz ao país sua fenomenal GOT BACK Tour pela primeira vez. A turnê teve início nos Estados Unidos, em abril de 2022, e viu Paul se apresentar em um festival histórico em Glastonbury.

Um dos artistas mais respeitados e adorados no país, Paul McCartney tem uma relação forte com o Brasil – e um enorme número de fãs das mais diversas gerações. Em 2017, foi reconhecido como o artista internacional com maior número de ingressos vendidos para apresentações no país, com mais de 1,5 milhão de tickets.

A GOT BACK Tour é uma realização da Bonus Track em parceria com a 30E, e é apresentada no Brasil pelo Banco BRB.

GOT BACK Tour Brasil 2023
30/11 - Brasília, DF - Arena BRB Mané Garrincha
03/12 - Belo Horizonte, MG - Arena MRV
07/12 – São Paulo, SP - Allianz Parque - ESGOTADO
09/12 - São Paulo, SP - Allianz Parque - ESGOTADO
13/12 - Curitiba, PR - Estádio Couto Pereira
16/12 - Rio de Janeiro, RJ – Maracanã - ESGOTADO

Paul McCartney vem ao Brasil com a banda que o acompanha há vários anos - Paul "Wix" Wickens (teclados), Brian Ray (baixo/guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr (bateria). A utilização de tecnologia de áudio e vídeo de última geração garante uma experiência inesquecível em todos os setores das venues selecionadas para as apresentações.

Com grandes sucessos como 'Hey Jude', 'Live and Let Die', 'Band on the Run', 'Let It Be' e muitas outras, a experiência de um show ao vivo de Paul McCartney é muito mais do que qualquer amante da música poderia querer de um show de rock: horas dos melhores momentos dos últimos 60 anos de música, dezenas de canções da carreira solo de Paul, do período dos Wings e, claro, catálogos dos Beatles que formaram as trilhas sonoras de nossas vidas.

Paul e sua banda se apresentaram em diversos países e mesmo em locais ícones fora de estádios ou arenas, a área externa do Coliseu de Roma, a Praça Vermelha em Moscou, Palácio de Buckingham (UK), Casa Branca em Washington , um show gratuito no México para mais de 400.000 pessoas, no Candlestick Park de São Francisco, onde os Beatles fizeram seu último show em 1966, uma semana de 2016 no deserto da Califórnia no histórico festival Desert Trip e um um show lotado para algumas centenas de fãs sortudos no Pappy & Harriet's Pioneertown Palace, e até mesmo uma apresentação transmitida ao vivo para o espaço!