“Casa Izabel” abre o 12º Olhar de Cinema

Novo filme de Gil Barone será exibido hoje, 14 de junho, na Ópera de Arame, ponto turístico da capital paranaense
Fotos: bit.ly/3p6UVLV

“Casa Izabel” é o filme de abertura do 12º Olhar de Cinema que começa hoje, 14 de junho, em Curitiba.

A história de “Casa Izabel” se passa em uma isolada casa grande, fundada por uma elite escravocrata. Nesse ambiente, homens se vestem em uma realidade glamorosa e delirante, buscando se distanciar dos anos sombrios da ditadura militar dos anos 70 no Brasil. No entanto, as mentiras que sustentam essa falsa sensação de liberdade começam a desmoronar quando o establishment inevitavelmente invade a casa, rompendo as fronteiras das maquiagens e dos artifícios que distraem a fatalidade.

“Casa Izabel” é uma provocação que se utiliza do universo crossdresser dos anos 70 para retratar a opressão onipresente da ditadura brasileira da época. Ao se encontrarem em um ambiente isolado, homens buscam uma liberdade que lhes foi negada naquela época, mas à custa de suas próprias vidas. O filme aborda questões de racismo estrutural, violência patriarcal, paranoia e a emergência dos corpos que não se conformam aos padrões, tudo isso em uma abordagem ousada e habilmente dirigida por Gil Barone, contando com a brilhante atuação de renomados nomes da dramaturgia paranaense, como Laura Haddad, Luís Melo e Jorge Neto.

A história é livremente inspirada no livro de fotografias Casa Susanna, que retrata um misterioso paraíso crossdresser no interior de Nova York, nos Estados Unidos. O autor utilizou essa inspiração para explorar um ambiente de libertação em um contexto de opressão, aproveitando a especificidade brasileira para criar uma narrativa poderosa e única.
O filme estabelece uma conexão com o tempo presente, abordando feridas ainda não cicatrizadas da nossa história. O mistério envolve todas as sequências da obra, permeado por abusos e crimes internos e externos à Casa, criando um ambiente de suspense.

Com direção de Gil Barone e roteiro de Luiz Bertazzo, a mesma dupla do sucesso “Alice Júnior”, o longa foi o grande vencedor do Cine PE 2022, recebendo cinco prêmios, incluindo o de Melhor Filme. “Casa Izabel” tem produção da Beija Flor Filmes e distribuição da Olhar Distribuição.

Sobre o diretor:
Gil Baroni é diretor, produtor, roteirista e sócio da Beija Flor Filmes. Realizador de filmes que tratam questões voltadas ao universo LGBTQIAP+, com destaque para o premiado longa-metragem "Alice Júnior" (2019) que fez estreia internacional na Mostra Generation do 70º Festival de Berlim, além de ter sido selecionado para os mais importantes festivais de cinema do Brasil entre eles 52º Festival de Cinema de Brasília. O filme conquistou mais de 25 prêmios e atualmente está disponível na Netflix.

Ficha Técnica:
Casa Izabel
2022 | Brasil | 87 min.
Direção: Gil Barone , Produção: Andréa Tomeleri, Laura Haddad, Roteiro: Luiz Bertazzo. Elenco: Jorge Neto, Laura Haddad, Luis Melo, Luiz Carlos Pazello, Andrei Moscheto, Sidy Correa, Zeca Cenovicz, Otavio Linhares, Jeferson Ulbrich, Fábio Silvestre. Direção de fotografia: Renato Ogata.
Sinopse:
Em um aparente refúgio da realidade brasileira dos anos 1970, homens da alta sociedade se encontram para encarnar mulheres em fantasias de luxo e exuberância. Mas Casa Grande Izabel esconde muito mais do que os caprichos e devaneios secretos de seus hóspedes. Com a participação de importantes referências da cena artística paranaense, a mais nova colaboração da dupla Gil Baroni e Luiz Bertazzo (de “Alice Júnior”) nos envolve em uma trama de suspense e tensão crescentes, no qual o passado ditatorial do país é encarado por uma afiada mirada queer. (C.M.)

Do Arco-da-Velha – Contos e Ditos Populares no Caminho dos Tropeiros

Projeto circula por 6 municípios do Paraná levando cultura popular para crianças de
instituições de ensino públicas do estado

Até o mês de agosto de 2023, o projeto “Do Arco-da-Velha – Contos e Ditos Populares no
Caminho dos Tropeiros” - da Malasartes - Educação Sensível - chega a seis municípios do
Paraná para 78 apresentações gratuitas, reunindo tradições orais da cultura popular
brasileira. A montagem traz contos populares, causos do interior, aventuras de Malasartes,
além da sabedoria de ditos e provérbios, que são o retrato de modos de vida seculares de
nosso povo, responsáveis por perpetuar uma arte expressiva imemorial que estreita laços
de diferentes culturas.

As apresentações são dirigidas para crianças de 1º a 5º ano de escolas públicas de 6
municípios paranaenses que trazem em sua história a herança do “Tropeirismo”, com sua
rica contribuição de fascinantes relatos, costumes, culinária e outras antigas tradições. O
projeto chega em instituições escolares dos municípios de Balsa Nova, Campo do Tenente, Porto Amazonas, Carambeí, Sengés e Tibagi.

A montagem, que tem direção artística e produção de Luis Carlos Teixeira, conta com a
participação da atriz e contadora de histórias Adriane Havro e do músico e arte-educador
Érico Viensci. Esta equipe atua há mais de 20 anos com projetos ligados à pesquisa e
difusão de manifestações culturais tradicionais, levados a escolas públicas, hospitais e
entidades assistenciais de atendimento a crianças e jovens, em uma trajetória que já
beneficiou centenas de escolas e milhares de alunos.

As sessões serão realizadas em locais alternativos como bibliotecas, salas de aula, e
espaços de reunião das instituições escolares, incluindo também toda a comunidade
escolar (educadores, zeladoras, merendeiras, familiares etc.). O projeto propicia um espaço para que a criança possa vivenciar de forma cativante o legado cultural, por meio de uma convivência em que voz, gesto e música possam dialogar com as tradições culturais.

Neste trabalho, os artistas criam um espaço de compartilhamento em que os diversos níveis de expressão oral e musical das tradições são um convite para a percepção e descoberta de manifestações genuínas de nossa cultura.

Em um passado não tão distante, essas histórias da cultura popular eram compartilhadas
em serões de conto em que toda a comunidade participava, ao redor da fogueira,
independentemente de idade ou do papel na sociedade. Hoje, elas mostram que, apesar
das profundas diferenças entre as comunidades antigas e a sociedade contemporânea,
segundo Ricardo Azevedo: “a raiz da chamada literatura infantil está exatamente no
riquíssimo conjunto de tradições e manifestações populares e não em utilitários livros
didáticos, paradidáticos ou outra coisa".

As tradições orais representam um canal importante de compreensão da riqueza cultural de nosso país, uma vez que essas expressões são particularizações culturais de elementos universais. Costumes, crenças, paisagens, músicas, vestimentas, hábitos alimentares e outras expressões culturais estão representados das mais variadas maneiras nessas tradições, como apontou Câmara Cascudo, nas “coisas que o povo diz".
A riqueza com que se apresentam nas narrativas tradicionais possibilita um encontro
fecundo com a diversidade cultural do nosso povo, trazendo a oportunidade para o estudo
das diferenças e das peculiaridades da nossa própria cultura, favorecendo a consciência da nossa identidade.

O projeto tem apoio da Copel - Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e
Incentivo à Cultura - PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da
Cultura - Governo do Estado do Paraná.

SERVIÇO
"Do Arco-da-Velha – Contos e Ditos Populares no Caminho dos Tropeiros"
Primeiro semestre de 2023 - o projeto passará por Balsa Nova, Campo do Tenente, Porto
Amazonas, Carambeí, Sengés e Tibagi; encontrando alunos de 1º a 5º ano de escolas
públicas dos municípios.

TODAS AS SESSÕES SÃO GRATUITAS.

crédito das fotos: ELISA HAVRO

Novos cursos marcam nova fase da Inspirar Gourmet

A escola de cursos inicia novo ciclo, com novo sócio e nova grade de ensino

Os admiradores da área gastronômica agora possuem um lugar para sua especialização: a Inspirar Gourmet. Com sede na Faculdade Inspirar Curitiba, a escola de gastronomia está em nova fase, com novo sócio e grade de cursos para a diferenciar seu aluno no mercado.

A Inspirar Gourmet agora conta com a parceria do Chef Breno Rosa, referência no mercado curitibano. Breno chega para agregar sua experiência de vida à escola e vê a oportunidade com animação. “Aceitei como um novo desafio, mas que une referências a minhas escolhas do passado pois fui formado em Letras também. O que fez de mim um professor, em várias situações. Ensinar é algo que trago na família já a muito tempo. Novas parcerias, novos colegas e um sócio que ama o que faz ajudam muito a formatar uma nova Inspirar Gourmet junto ao Grupo Inspirar”, destaca.

A escola é comandada também pelo chef Kaue Henrique. Com anos de experiência no mercado, Kaue vê a parceria como duradoura e promissora. “O Breno chegou para somar. Hoje eu vivo o negócio. Eu vivo a escola 24h por dia. Sempre procurei um parceiro que tivesse a mesma visão de negócio como eu tenho, uma pessoa que realmente gostasse de gastronomia, a profissão exige muito”, ressalta.

Além da novidade na gestão, a escola elaborou uma grade de cursos, sendo eles rápidos ou modulares. Um dos destaques da grade é o Mestres da Brasa. Com início em agosto, o curso tem como objetivo explorar técnicas ancestrais de assar alimentos, adaptando os métodos para os dias atuais.

O chef Kaue também fala sobre a expectativa da estrutura para receber novos alunos. “Sentimos que a profissão está crescendo bastante. Hoje contamos com nossos parceiros e professores para fazermos uma escola melhor para todos nós, estamos caminhando dia a dia e temos certeza que vamos fazer um excelente trabalho, tem muita novidade chegando, temos uma estrutura excelente, nossos professores são os melhores do mercado, nosso foco sempre vai ser passar o conhecimento para a frente”.

Os participantes do Mestres da Brasa aprenderão todos os conceitos de fazer churrasco. Fogueiras, grelhas e espetos, além de técnicas como pit barbecue e o fogo de chão. Tudo para oferecer uma compreensão profunda das raízes da culinária. Tipos de cortes, do comum ao especializado, e formas de temperar também são ensinados. Além de harmonização com cervejas e destilados.

Para o suporte do aluno, a faculdade conta com três cozinhas que se adaptam às necessidades de vários tipos de aulas e cursos. Além disso, os professores são de excelência, e oferecem o uso de equipamentos de ponta.

Os cursos

Além do Mestres da Brasa, a escola atualmente conta com outros cursos ativos para a matrícula, com turmas com início em junho, julho e agosto. Confira os cursos:

Preparos com peixe e Camarão - 09 de junho

Sushi e Sashimi – 14 de junho

Pães com fermentação natural - 19 de junho

Cozinha Árabe, com Milena Najib Majzoub – 22 de junho

Arriba, Muchachos – 23 de junho

Comidas rápidas para o dia a dia – Vapza – 30 de junho

Nhoque artesanal e molhos práticos – 07 de julho

Quem pretende se matricular em algum desses cursos, pode estar conferindo a programação completa através do site: gourmet.inspirar.com.br/todos

Faculdade Inspirar

A Faculdade Inspirar é grupo presente em todas as regiões do Brasil e conhecida como a maior rede de franquias de pós-graduação segundo a Serasa Experian e Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

A Inspirar Gourmet vem para ser uma referência nacional no segmento gastronômico. Sua estrutura é uma construção moderna e sustentável, com captação da água da chuva, painéis de energia solar, dois poços artesianos, auditório, espaço para exposições, salas de aula amplas e arejadas, vestiários, bicicletário, estacionamento com 180 vagas, diversificada biblioteca, bistrô, café, espaço de lazer e convivência, loja de conveniência entre outras vantagens que a faculdade possui.

Serviço

Inspirar Gourmet

Rua João Tschannerl, 880 - Jardim Schaffer, Curitiba – Paraná.

Contato: 41 99602-8811

Redes sociais: @inspirargourmet_br - @inspirar_curitiba

https://gourmet.inspirar.com.br/todos

inspirar.com.br/

Fotos: Rafael Ribeiro.

Noite dos Chefs do Pequeno Príncipe chega à 15.ª edição

O evento gastronômico será realizado no dia 29 de junho, às 19h, no Buffet Nuvem de Coco, com um menu comemorativo. Os convites estão à venda

Foto: Wynitow Butenas/Hospital Pequeno Príncipe

Curitiba, 14 de junho de 2023 – A Noite dos Chefs, tradicional evento gastronômico do calendário curitibano em prol do Hospital Pequeno Príncipe, chega à sua 15.ª edição com um menu comemorativo. A iniciativa que reúne gastronomia e solidariedade será realizada no dia 29 de junho, às 19h, no Buffet Nuvem de Coco, e a renda arrecadada será destinada para a continuidade dos trabalhos de assistência e pesquisa da instituição.
O menu, pensado especialmente para celebrar os 15 anos de realização do evento, é assinado por reconhecidos nomes da gastronomia:
Entrada: texturas de abóbora em um consomê de vôngole (chef Claudia Krauspenhar – K.sa Restaurante).
Prato principal 1: gnocci de mandioquinha com fonduta de grana padano e amêndoas tostadas (chef Vitor Bourguignon – restaurante Strô, restaurante Boi and Beer e campeão do Masterchef A Revanche).
Prato principal 2: bife Ancho com gratin de batata-baroa (Buffet Nuvem de Coco).
Sobremesa: cheesecake de frutas vermelhas (chef Vania Krekniski – restaurante Limoeiro).
Sobre o evento – Os convites já estão à venda com a equipe de Novos Projetos da instituição e incluem bebidas alcoólicas (vinho) e não alcoólicas (refrigerante e água). Valores: R$ 310 (individual), R$ 580 (casal) e R$ 3.000 (mesa para dez pessoas). Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (41) 99112-5004 ou e-mail julia.matta@hpp.org.br">julia.matta@hpp.org.br.

Serviço: Noite dos Chefs – 15.ª edição
Data: 29 de junho (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Buffet Nuvem de Coco (Rua Paulo Gorski, 1.740 – Mossunguê)
Mais informações: (41) 99112-5004 ou e-mail julia.matta@hpp.org.br">julia.matta@hpp.org.br

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

João Gomes e a Banda de Pífanos se unem em parceria inédita

Para comemorar o São João, a data mais esperada do ano na região Nordeste, os artistas aproximam o melhor do piseiro e do pifeiro unindo diferentes gerações

Crédito: Dodô Villar
João Gomes e a Banda de Pífanos na ação do Boticário

São Paulo, junho de 2023 – Com a chegada da época mais esperada do ano pelos nordestinos, o São João, várias cidades e seus moradores dão início aos preparativos para a festança. Para dar início à celebração, João Gomes, novo nome da música nordestina, acaba de lançar uma música comemorativa para a data em parceria com a Banda de Pífanos, tradicional grupo da região, com 99 anos de história.

A música “Se aprochegue São João” faz parte da campanha do Boticário para celebrar as festas populares de junho e também ganhou um videoclipe exclusivo, no qual celebra a chegada do São João, data mágica, principalmente no Nordeste, trazendo alegria e emoção para a população. Os artistas comemoram esse momento junto com a marca, unindo gerações e misturando o pifeiro com o piseiro em uma versão atualizada do hino junino do Boticário, e em breve dividirão o palco em Caruaru.

João Gomes diz que estar com o Boticário nesta festa é especial e reforça a importância de honrar a cultura que deu origem a tudo. “Essas foram as pessoas mais importantes, as que deixaram os caminhos abertos para nós, jovens artistas nordestinos. Nos meus shows, eu canto umas três músicas de Alceu Valença, por exemplo. No futuro, pode ser que alguém cante uma música minha, porque isso pode agregar no trabalho de outra pessoa e é assim que fazemos com que a cultura vá além do seu tempo”, completa.

Para José Biano, filho de Sebastião Biano, um dos membros da formação original da Banda de Pífanos, essa é uma oportunidade única para mostrar o quanto a música popular brasileira ainda está viva e forte. “É bastante sofisticado pensarmos nesse casamento da tradição com a modernidade, o quanto esse movimento revela a efervescência da música nordestina. Conhecer e dividir essa experiência com os novos cantores é perceber que o piseiro e o pifeiro não vão morrer. Tem gente boa olhando e valorizando a nossa história. Quando os dois ritmos se encontram, é uma explosão de São João”, afirma.

Desde 2017, o Boticário promove campanhas especiais para o período de festas juninas com o objetivo de homenagear os nordestinos e sua cultura, reconhecendo a importância da data e estabelecendo um pilar de conexão com a região. A canção de São João da marca já foi interpretada por Dorgival Dantas, Solange Almeida, Elba Ramalho e Matheus Fernandes e ganha seu primeiro videoclipe com João Gomes e a Banda de Pífanos. Durante a pandemia, sem as comemorações presenciais, o Boticário promoveu live com Gil do Vigor e Solange Almeida que trouxe uma ação social para apoiar profissionais nordestinos envolvidos na festividade que tiveram cerca de 40% da renda comprometida pelo período de isolamento.

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    
Fontes:    
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022. 
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Luponero Restaurante & Está no 25ª Curitiba Restaurant Week

O Luponero abre todos os dias e fica no polo gastronômico do Juvevê
Os apaixonados pela gastronomia italiana agora têm uma nova opção em Curitiba. Acaba de ser inaugurado o Luponero, um restaurante que une tradição familiar com a modernidade e a praticidade de oferecer massas frescas a qualquer hora do dia. Isso porque no local, além do restaurante, há uma fábrica de massas caseiras e um empório com produtos nacionais e importados.

As massas são produzidas artesanalmente no local e quem quiser pode optar por almoçar ou jantar no espaço, que tem variedade de mais de 35 combinações de pratos no cardápio ou então levar para casa a pasta de sua preferência, seja ela fresca, congelada, recheada, pré cozida. Os molhos também estão disponíveis, e em diversos tamanhos, porções individuais e familiares.

O chef Lomas Lopes comanda a cozinha que oferece pratos como o Mignon Parmegiana que é recheado com queijo e presunto e acompanha fettuccine ou arroz branco e fritas; Pappardelle de carneiro em lascas com molho à base de vinho branco, e Tortellini recheado com abóbora e camarões salteados em nata.

O Luponero fica no coração do bairro Juvevê, que é um dos principais polos gastronômicos da cidade, e foi idealizado pelo empresário Ugo Zambon, filho de italianos e já reconhecido na capital pela arte de fazer festas impecáveis nos seus buffets, o 4Kids e o 4Teen. “Criamos um espaço aconchegante e acolhedor para quem procura por uma refeição saborosa a qualquer hora do dia. Nosso lema é Pasta per Tutti, então sempre teremos uma massa quentinha esperando pelos clientes, seja para comer no local ou para levar”, explica Zambon. O restaurante e casa de massas foi projetado pela arquiteta Kátia Castanheira.

No empório, os clientes podem encontrar itens como vinhos, queijos, temperos, molhos, etc. Funciona todos os dias, domingos e segundas-feiras, das 10h às 18h; terças a sábados, das 10h às 23h. O endereço é Rua Barão dos Campos Gerais, 556, esquina com a Rocha Pombo, no Juvevê.

Mais informações no @luponero_restaurante e no telefone 41 3521-7400.