UCI exibe show de Coldplay nesta quarta e domingo

"Coldplay - Music Of The Spheres: Live At River Plate" terá sessões dias 19 e 23 de abril

Nos dias 19 e 23 de abril, as telonas da UCI recebem um dos shows de maior sucesso da atualidade. Além de levar para os cinemas os maiores hits da banda britânica, "Coldplay - Music Of The Spheres: Live At River Plate" apresenta imagens de backstage e entrevistas inéditas de Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion sobre a turnê que conquistou o Brasil e o mundo. Os fãs da banda poderão curtir as emoções e os efeitos especiais do show gravado em um estádio lotado, mas com o conforto e a tecnologia de uma sala da Rede UCI.

O filme musical conta com a performance de clássicos como “Yellow”, “The Scientist”, “Fix You”, “Viva La Vida”, “A Sky Full Of Stars” e “My Universe” e com a participação de H.E.R. e de Jin, integrante da banda BTS. É a oportunidade perfeita para quem não conseguiu ir aos shows da banda ou para quem foi e quer reviver a experiência incrível. Na quarta, dia 19, a sessão será às 19h, e no domingo, 23, às 15h.

Machine Gun Kelly é mais um cantor que chega em breve aos cinemas UCI. Exclusivamente no dia 13 de maio, as telonas da UCI exibem o especial “Mainstream Sell Out The Pink Era - Live From Cleveland”, gravado durante um show do artista na cidade de Cleveland, onde viveu parte da infância e juventude. A apresentação vai levar os fãs em uma jornada imersiva inesquecível com bastidores inéditos e um setlist com todos os sucessos do cantor.

Para mais informações sobre a compra, valores e programação, acesse o site oficial da rede. Os clientes do UCI Unique, o programa de relacionamento da rede, têm o benefício de pagar meia-entrada em qualquer dia e sessão. Para fazer parte do grupo, basta adquirir o cartão na bilheteria de qualquer cinema UCI e fazer o cadastro no site. Os novos associados ganham um ingresso cortesia que pode ser utilizado de segunda a quinta-feira, inclusive feriados.

João Turin deixou um legado de obras que valorizam a temática indígena

Dezenas de esculturas e baixos-relevos retratam povos indígenas em situações de seu cotidiano, com destaque para o Cacique Guairacá

João Turin - obra em homenagme ao Cacique Guairacá - foto Daniel Castellano (1).jpg
Foto: Daniel Castellano

Um dos maiores mestres da arte escultórica do Paraná, João Turin (1878-1949) teve dois temas como os principais de suas obras: os animais selvagens (em especial onças, que lhe conferiu o título de maior escultor animalista do Brasil), e os povos indígenas
Segundo o pesquisador José Roberto Teixeira Leite (responsável pelos livros “João Turin: Vida, Obra, Arte” e “Paranismo”), os povos originários do Brasil foram o segundo tema de maior destaque do artista, rendendo dezenas de obras. “Afastando-se das representações idealizadas do Romantismo brasileiro, ele buscou retratar em seus hábitos e costumes o primitivo senhor de uma terra que lhe foi usurpada - como aquele Guaicará que há séculos teria oferecido desesperada resistência ao invasor europeu.”, escreveu o pesquisador.

O Guairacá, a que Teixeira Leite se refere, pode ser apreciado em duas esculturas ampliadas em tamanho heroico no Jardim de Esculturas do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, em Curitiba. Há ainda diversas outras esculturas e baixos-relevos com temática indígena na exposição permanente, em uma área interna do Memorial Paranista. Os indígenas são mostrados em diversas situações: retornando de caçadas, fazendo trabalhos manuais, entre outras. O local está aberto para visitações diárias e gratuitas.

Guairacá em Guarapuava
Localizado na região Centro-Sul do Paraná, o município de Guarapuava conta com um monumento em homenagem ao Cacique Guairacá, inaugurado em 1978. A estátua tem cerca de 2 metros de altura, colocada sobre um pedestal de 5 metros. Segundo o jornalista e pesquisador paranaense Aramis Millarch (1943-1992), o cacique Guairacá era um chefe indígena que habitava as terras que hoje são o terceiro planalto paranaense e que enfrentou os desbravadores espanhóis, no século XVII.

De acordo com um registro feito pelo IBGE, uma das vertentes históricas afirma que o Cacique Guairacá viveu pela região de Guarapuava em meados do século XVII. Na época, a colonização estava sendo combatida pelos indígenas. Guairacá teria comandado os embates gritando “Co ivi oguereco yara!”, ou seja “Esta terra tem dono!”, frase que foi incluída no Monumento.

Sobre João Turin
Em quase 50 anos de carreira, João Turin deixou mais de 400 obras. Nascido em 1878 em Morretes, no litoral do Paraná, mudou-se ainda garoto para a capital Curitiba, iniciando seus estudos em artes, chegando a ser professor. Especializou-se em escultura em Bruxelas e em seguida morou por 10 anos em Paris.

Retornou ao Brasil em 1922, trazendo comentários elogiosos da imprensa francesa, e deu início à etapa mais produtiva de sua trajetória. Foi premiado no Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1944 e 1947. Faleceu em 1949 e é considerado o maior escultor animalista do Brasil. Possui obras em espaços públicos no Paraná, Rio de Janeiro e França. Em sua homenagem, foi inaugurado o Memorial Paranista, em Curitiba, que reúne 100 obras.

Em junho de 2014, seu legado foi prestigiado pelas 266 mil pessoas que visitaram “João Turin – Vida, Obra, Arte”, a exposição mais visitada da história do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que ficou em cartaz por 8 meses e foi citada em um ranking da revista britânica The Art Newspaper. Esta exposição também recebeu o Prêmio Paulo Mendes de Almeida, da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, de melhor exposição do ano, e teve uma versão condensada, exibida em 2015 no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e em 2016 na Pinacoteca de São Paulo.

Serviço:
Memorial Paranista João Turin: Rua Mateus Leme, 4700 (Curitiba, Paraná).
Entrada gratuita.
Agendamento de visitas guiadas no site www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista
Site sobre João Turin: joaoturin.com.br
Redes sociais: @escultorjoaoturin e facebook.com/escultorjoaoturin

Vídeo sobre o Memorial Paranista João Turin:
https://youtu.be/0ZevRuwdti8

João Turin - voltando da caça - Foto Maringas Maciel (web).jpg
Foto: Maringas Maciel

Cena Hum está com inscrições abertas para Laboratório de Vivência em Teatro 2023

A Cena Hum Academia Multiartes está com matrículas abertas para seu Laboratório de Vivência em Teatro 2023, com aulas que começam no próximo dia 11 de maio e vão até 06 de julho, sempre às quintas-feiras.

Serão oito encontros semanais, com duração de três horas cada (das 19 às 22 horas), com os seguintes temas: Jogos Teatrais, Maquiagem, Figurino, Improvisação, Consciência Corporal, Expressão Corporal, Expressão Vocal e Interpretação. É possível tanto participar de todas as aulas quanto de aulas avulsas, de acordo com a área de maior interesse do aluno.

Os encontros acontecerão na sede da Cena Hum, que fica na rua Senador Xavier da Silva, 166, no bairro São Francisco, em Curitiba. Podem participar pessoas com ou sem experiência na área das artes cênicas, a partir de 16 anos de idade.

Para mais informações: (41)99943-9396.