Osteria Donna Lena traz a Curitiba gastronomia típica italiana
Nascida em família de imigrantes italianos e vendo desde criança a avó Maria Helena Olivério cozinhar, em Loanda (PR), a empresária Camila Accorsi Ditzel sempre teve interesse em gastronomia. Depois de se formar em Jornalismo e fazer uma pós-graduação em Eventos, resolveu seguir o coração e, em 2013, fez o curso de Chef de Cuisine e Restauranter no Centro Europeu. Foi assim que surgiu a ideia da Osteria Donna Lena. O restaurante, típico italiano, é uma homenagem à avó, e aberta ao público dia 12 de abril, na Rua Recife, 220, no Cabral (Curitiba – PR).
O cardápio fixo da casa foi assinado pelo chef italiano Enzo Ambrosetti. E é ele quem explica a origem da palavra osteria. “Antigamente, na Itália, nos restaurantes familiares, o dono era o oste, o hospedeiro, que recebia os clientes no salão enquanto o restante da família ficava na cozinha preparando os pratos. Com o passar dos anos, osteria virou sinônimo de um restaurante onde se comem pratos saudáveis e de alto padrão”, conta Ambrosetti, citando como exemplo a Osteria Francescana, de Massimo Bottura, em Modena – Itália.
Os pratos – “Vamos trazer um pedaço da Itália para Curitiba, proporcionando um encontro entre a culinária da montanha e do mar, já que a Itália é uma península. A gastronomia do país tem 60 mil receitas registradas, uma das maiores encontradas no mundo. Entre as variedades que teremos no cardápio estão carnes vermelhas, brancas e de caça, entradas mediterrâneas, massas frescas e de grano duro, crustáceos e sobremesas típicas”, adianta a chef Camila.
No couvert, pães italianos e foccacias feitos na cozinha do restaurante. Uma das apostas será o Menu Surpresa Degustação, oferecido aos domingos no almoço. Serão duas entradas, três massas, uma carne, um peixe e a sobremesa por aproximadamente R$ 100,00 por pessoa (sem bebidas). Nos demais dias, de terça a sábado, a casa abrirá apenas para o jantar.
Mensalmente, será trocado o Menu da Nona, um anexo do cardápio com receitas de família. Os pratos – individuais – custaram em média R$ 40,00. É o caso do Nhoque de ricota com três ervas e molho de camarão e cerveja.
As sobremesas serão uma atração à parte, com opções como Tiramisu e Panacota. Os drinks italianos também poderão ser degustados, como o Negroni, Bellini, Gin Tonic e Limoncello. Já a carta de vinhos e espumantes teve consultoria de André Porto, da Casa Valduga. Para encerrar a refeição, a dica é o Sambuca, licor típico italiano, servido flambado com grão de café.
O espaço – São 47 lugares em um ambiente aconchegante, divididos no restaurante interno e deck. O projeto é da arquiteta Gabriela Saraiva Accorsi. Há banheiro com trocador e adaptado a deficientes. O restaurante tem rampa de acesso. O espaço terá música ambiente e a alegria e calor italianos. É possível fechar o espaço para eventos. Com wi-fi. Horário de Funcionamento:
Terça a quinta: 19h às 23h30
Sexta e sábado: 19h à 00h
Domingo: 11h30 às 15 hs.
Telefone: (41) 3022-5392
Com vallet
Eu estive presente, especialmente convidada e posso garantir, o lugar é sensacional! Foi muita emoção familiar e a realização de sonhos.
Além de muito profissionalismo,impressiona na qualidade dos pratos e traz toda a cultura italiana de alta gastronomia.Defini como uma noite apoteótica e desafiadora da maior qualidade!Fotografei veja quem passou por lá!
Chef italiano Enzo Ambrosetti e Camila Accorsi Ditzel proprietária.
Equipe de trabalho.
Camila ladeada pelos avós !
Ao centro Maria Emilia Saraiva.
Assessoria de imprensa assinam o evento, Rafaela Salomon e Danielle Sommer.
Maria Emilia Saraiva.
Selfies.

Presença do Consul da Itália.
Camila se emociona muito e faz homenagem aos avós!











Jornalistas especialmente convidados para o evento.
Meus amigos Juliano Maia Loss e Guilherme Grandi, gastronomia é com eles.
O brinde! Jornalista Marina Cotovicz.
O Brinde! jornalista Marian Guimarães.





*com divulgação.
Categorias:COLUNA VANESSA MALUCELLI, GASTRONOMIA













COMENTÁRIOS