Jardim das Boas Energias propõe conexão espiritual com a natureza em percurso sensorial na Mostra Black Home Sul

Assinado por Claudia Canales, o espaço de 900m² combina referências orientais, paisagismo vibracional e experiências de bem-estar em estações que convidam à introspecção, ao afeto e à leveza

Com 900m², o Jardim das Boas Energias, assinado pela paisagista Claudia Canales (@claudiacanalespaisagismo), é um dos maiores e mais impactantes ambientes da Mostra Black Home Sul. Inspirado em uma recente viagem de Claudia ao Japão, o projeto propõe uma imersão sensorial e espiritual por meio da natureza. Mais do que um espaço de contemplação, é um jardim que convida à conexão, ao silêncio, ao bem-estar e à presença – um verdadeiro refúgio energético a céu aberto. A Mostra Black Home Sul está aberta ao público e vai acontecer até o dia 25 de novembro, em duas charmosas casas na Rua Olavo Bilac, no bairro Batel.

Com influências orientais, zen e atemporais, o ambiente é estruturado em diferentes estações de uso, que estimulam o visitante a desacelerar e se reconectar. Há áreas para meditação, conversa entre amigos, brincadeiras que resgatam a infância, cultivo de ervas e rituais de sorte e intenção positiva – tudo cuidadosamente desenhado para promover uma experiência fluida, natural e carregada de boas vibrações.

O maior desafio foi o tamanho do espaço, mas Claudia soube transformá-lo em um percurso fluido, sem excessos, em que cada etapa oferece uma nova possibilidade de contemplação e conexão. O jardim, portanto, não possui um único ponto de destaque: a experiência de percorrê-lo por completo é, em si, o grande foco.

Com este projeto, Claudia espera consolidar seu nome como paisagista especializada em Jardins Energéticos. “Esses jardins trazem propostas que vão além da estética, valorizando o poder vibracional das plantas como ferramenta para uma vida com mais equilíbrio, qualidade e sentido”, diz ela.

A Mostra Black Home Sul

A Mostra Black Home Sul teve sua primeira edição realizada em 2024, em Porto Alegre, em uma loja âncora no Shopping Iguatemi. Agora, o projeto chega a Curitiba com uma proposta que alia design, inovação e sofisticação. Ao todo, são 20 ambientes, entre residenciais e comerciais (como lounge, living, studio, suítes, loft, restaurante bar/café e muitos outros), além de um amplo paisagismo na Casa 02, assinado por Wilson Pinto.

A mostra chega a Curitiba com o tema Black Experience, buscando trazer experiências e exclusividade, com uma programação de eventos, palestras e cultura. O tema propõe a reflexão sobre a importância de viver experiências únicas. O ponto fundamental é criar e esculpir ambientes que proporcionem aos visitantes os mais variados tipos de experiências sensoriais através do aconchego, conforto e bem-estar, em espaços funcionais que desafiam as convenções arquitetônicas e se harmonizam com a natureza a partir de uma abordagem sustentável.

“Curitiba tem um público muito exigente que valoriza arte, arquitetura, decoração e design. E também tem um mercado em grande expansão neste setor. Por tudo isso, Curitiba merece uma edição da mostra, ainda mais especial”, diz o CEO da Mostra Black Home Sul, Fernando Rodrigues.

SERVIÇO:
Mostra Black Home Sul
Data: de 28 de agosto a 25 de novembro de 2025
Endereço: Rua Olavo Bilac, 486, Casa 01, Batel – Curitiba (PR)
Instagram: @mostrablackhomesul
Ingressos: https://eleventickets.com/ediprom/mostra-black-home-sul
Valores: R$120,00 (inteira) e R$60,00 (meia-entrada - beneficiário legal com comprovação mediante documento) | Crianças até 12 anos não pagam (mediante comprovação de documento)
Dias e Horários:
De terça a sexta: das 14h às 21h
Sábado: das 13h às 21h
Domingos e feriados: das 13h às 19h
Segundas-feiras: fechado

No dia da Merlot, confira indicações de alguns dos vinhos mais apreciados com a uva

Sommelière da Wine conta história e curiosidades sobre a segunda uva mais popular do mundo

image.jpeg

[Shutter]

O dia 7 de novembro celebra o Dia Internacional da Merlot, uma uva tinta famosa, presente em diversos perfis de vinho no mundo. De origem francesa, na região de Bordeaux, a uva se adaptou bem a muitos climas e gera muitos estilos de vinhos, sendo a segunda uva tinta mais plantada no mundo – atrás apenas da Cabernet Sauvignon.

O nome Merlot detona sua origem e significa "o pequeno pássaro preto", em referência ao Melro-preto, uma ave comum na região de Bordeaux. Essa inspiração deve-se tanto à cor escura da casca da uva madura, que lembra as penas da ave, quanto ao hábito do Melro-preto de comer os bagos da Merlot nos vinhedos durante a colheita.

“É a principal casta do Château Pétrus, o vinho mais famoso da margem direita de Bordeaux e um dos mais caros e desejados vinhos tintos do mundo”, diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “E vale ainda dizer que é uma das principais uvas tintas usadas no Supertoscano, o vinho ‘fora da lei’ da região da Toscana, na Itália”, acrescenta.

Para conhecer a sua versatilidade, confira três indicações da sommelière de vinhos elaborados com a Merlot.

Degustando um exemplar acessível e bem feito

Se uma vinícola faz um bom vinho de entrada, pode ter certeza que todas suas demais linhas são espetaculares. Um exemplo disso é o chileno Casas Del Toqui Single Estate D.O. Central Valley Merlot 2024, um Merlot descomplicado, frutado, macio e encantador, ideal para as mais diversas ocasiões e os mais diversos paladares.

Single Estate é uma linha de entrada da renomada vinícola Casas del Toqui, com vinhos jovens, com perfil fácil de beber e macios no paladar. As uvas deste exemplar são de vinhedos de 8 a 15 anos do Vale Central chileno, que passaram por uma cuidadosa seleção para proporcionar vinhos autênticos.

A breve passagem por tanques de aço inox em seu amadurecimento tem como objetivo exaltar as características naturais das uvas, deixando-o expressivamente frutado e com agradável frescor.

(https://www.wine.com.br/vinhos/casas-del-toqui-single-estate-d-o-central-valley-merlot-2024/prod31705.html)

Provando um Supertoscano

Além de aparecer em varietais, isto é, vinhos feitos com apenas um tipo de uva, a Merlot também é muito usada nos blends que dão vida aos famosos vinhos Supertoscanos. Estes estilos são aqueles produzidos na Toscana, Itália, com uvas internacionais, proibidas na região durante muito tempo, por isso chamados de “vinhos fora da lei”, ou seja, fora das regras de produção da região. Hoje, a categoria de vinhos é uma das mais conhecidas entre as elaboradas na região e muito prestigiada no mundo todo.

A indicação deste estilo é o Tenuta Frescobaldi Castiglioni I.G.T. Toscana Rosso 2022, exemplar elaborado pela Frescobaldi, uma vinícola que remonta ao início do século XIV, que possui mais de 700 anos em atividade, estando sob o comando da 30ª geração familiar.

Estruturados e com caráter bem definido, os vinhos da Tenuta Castiglioni são caracterizados por um perfil encorpado e agradavelmente frutado. Elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Sangiovese, este exemplar é um Supertoscano intenso, picante e persistente que entrega um perfil moderno e cheio de personalidade.

Revela uma estrutura complexa e elegante, com uma expressão rica de aromas de frutas maduras e especiarias que são também percebidas no paladar. É macio, redondo, quente e muito envolvente no paladar. Consiste num exemplar para acompanhar uma harmonização mais elaborada e brindar os encontros mais intimistas.

(https://www.wine.com.br/vinhos/tenuta-frescobaldi-castiglioni-i-g-t-toscana-rosso-2022/prod31652.html)

Conhecendo os clássicos

Não dá para falar de Merlot sem citar exemplares de Bordeaux, na França, o seu local de origem. Château La Pointe é uma propriedade distinta na denominação Pomerol, margem direita de Bordeaux, conhecida por produzir vinhos elegantes e estruturados. O vinhedo, com 23 hectares, é plantado principalmente com Merlot (85%) e Cabernet Franc (15%), beneficiando-se de um terroir de cascalho, argila e solos arenosos.

Vestígios do Château La Pointe remontam a 1868, quando foi classificado entre os "primeiros" da região, e desde 2007 a propriedade pertence à empresa Generali, que fez investimentos significativos na gestão dos vinhedos e na construção de uma nova vinícola.

Os vinhos da A.O.C. Pomerol são reconhecidos por sua riqueza, textura aveludada e profundidade. Dominados pela Merlot, frequentemente com um toque de Cabernet Franc, apresentam uma elegância notável, e embora poderosos, são macios no paladar.

Sob consultoria de Hubert de Boüard de Laforest, membro da Union des Grands Crus de Bordeaux, os vinhos do Château La Pointe são conhecidos por seu equilíbrio, profundidade e potencial de envelhecimento, exibindo o estilo elegante e poderoso dos vinhos Pomerol. O exemplar Ballade De La Pointe é o segundo vinho do Château La Pointe e recebe o mesmo cuidado e atenção que um Gran Vin (o exemplar mais nobre do Château). Consiste num ótimo exemplar a ser apreciado ainda jovem. Este vinho recebeu 93 pontos James Suckling e 92 pontos Vinous.

(https://www.wine.com.br/vinhos/chateau-la-pointe-ballade-de-la-pointe-a-o-c-pomerol-2021/prod31132.html)

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 13 lojas físicas no Brasil. São duas unidades na capital paulista, uma no Rio de Janeiro e 10 em cidades como Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Natal, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras”.Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo número 1 de vinhos no Brasil.