Rock Camp Curitiba 2025: Uma experiência única de música e empoderamento para crianças e jovens

A colônia de férias acontece entre os dias 13 e 18 de janeiro e promove inclusão, representatividade e aprendizado musical em um ambiente seguro e acolhedor

O Rock Camp Curitiba, organização feminista e interseccional sem fins lucrativos, está prestes a iniciar mais uma edição de sua colônia de férias anual voltada para meninas, pessoas trans e não binárias entre 7 e 17 anos. De 13 a 18 de janeiro, as participantes terão a oportunidade de aprender música, formar bandas e, no encerramento, apresentar tudo em um show aberto ao público. O evento, que acontece na Escola Especializada Primavera, é conduzido por um voluntariado formado por mulheres, pessoas trans e não binárias, oferecendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

Criado em 2017, o Rock Camp Curitiba já impactou mais de 500 crianças, entre colônias de férias e oficinas realizadas ao longo do ano. Com atividades que vão além da música, como oficinas de defesa pessoal, criação de zines e logos, o camp é um espaço onde crianças e jovens vencem a timidez e aprendem valores como autoafirmação, trabalho em equipe e autoconfiança.

O projeto de ensinar música em apenas uma semana pode parecer audacioso, mas Babi Age, baterista e coordenadora de produção do Rock Camp Curitiba, garante que é possível: “É sempre um desafio ensinar música em tão pouco tempo. Quem é músico sabe que música envolve tempo e dedicação, mas, com paciência e, principalmente, cuidado em respeitar o tempo e a necessidade de cada criança, o resultado é sempre muito lindo”, afirma.

Babi, que atualmente toca em cinco bandas e dois blocos de carnaval, conta ainda que, como cada camp conta com cerca de 70 pessoas no voluntariado, muitas da área musical, o espírito do “a gente pode, a gente faz”, que tentam mostrar para as crianças, também impacta o voluntariado, transformando o cenário musical da cidade.

Segundo Age, desde o início das atividades do Rock Camp Curitiba, percebeu-se uma mudança significativa no número de bandas formadas por mulheres e dissidências de gênero na cidade: “Após o camp, é comum termos novas bandas surgindo, tanto de campistas quanto de voluntárias. É um trabalho de formiguinha, que precisa seguir reverberando quando a colônia de férias termina, mas sinto que temos cumprido nosso objetivo de modificar o cenário musical, que sempre apresentou muita dificuldade para que mulheres e pessoas trans pudessem se envolver”, comenta Age.

Babi também destaca que a seleção do voluntariado é uma tarefa pensada com responsabilidade e cuidado: “Nós buscamos manter, a cada camp, um equilíbrio entre voluntárias que já participaram e sabem como funcionam as atividades e pessoas novas, que, pela primeira vez, vão estar conosco. Isso é importante porque permite que mais pessoas sejam impactadas pelo que fazemos aqui, permitindo também que as crianças vejam no voluntariado a diversidade de representações de corpos, posturas e vivências, por exemplo”, explica.

Embora as inscrições para a colônia de férias já estejam encerradas, o público ainda pode conferir o resultado desse trabalho incrível no Showcase de Encerramento, que será realizado no dia 18 de janeiro, às 14h, no Armazém Garagem. O evento é aberto ao público e promete momentos inesquecíveis.

Serviço:

Showcase de Encerramento Rock Camp Curitiba

Quando: 18 de janeiro de 2025, a partir de 14h.

Onde: Armazem Garagem (Rodovia Curitiba - Ponta Grossa Br-277, 2630 - Santo Inácio, Curitiba – PR)

PROGRAMAÇÃO

Segunda (13/01)

9h – 10h20: Acordo de convivência/Formação das bandas (Coletiva)

10h20 – 10h35: Intervalo (Lanche)

10h35 – 12h15: Instrução de Instrumentos (Coletiva)

Oficina*

12h15 – 13h05: Almoço/Show do Almoço

13h30 – 14h50: Ensaio (Bandas separadas)

Oficina (Coletiva)

14h50 – 15h10: Intervalo (Lanche)

15h10 – 16h30: Ensaio (Bandas separadas)

Oficina (Coletiva)

16h30 – 17h: Assembleia

Terça (13/01) a quinta (16/01)

9h – 9h30: Assembleia (Coletiva)

9h30 – 10h30: Instrução de Instrumentos (Coletiva)

Oficina (Coletiva)

10h30 – 11h: Intervalo (Lanche)

11h – 12h: Instrução de Instrumentos (Coletiva)

Oficina (Coletiva)

12h – 12h40: Almoço/Show do Almoço

13h15 – 14h45: Ensaio (Bandas separadas)

Oficina (Coletiva)

14h45 – 15h: Intervalo (Lanche)

15h – 16h30: Ensaio (Bandas separadas)

Oficina (Coletiva)

16h30 – 17h: Assembleia

Sexta (17/01)

9h – 9h30: Assembleia (Coletiva)

9h30 – 10h30: Instrução de Instrumentos (Coletiva)

Oficina*

10h30 – 11h: Intervalo (Lanche)

11h – 12h: Instrução de Instrumentos (Coletiva)

Oficina*

12h – 12h40: Almoço/Show do Almoço

13h15 – 14h15: Ensaio*

Oficina (Coletiva)

15h15 – 15h30: Intervalo (Lanche)

15h30 – 16h30: Festa de Encerramento

16h30 – 17h: Assembleia

Sábado 18/01 – Showcase de Encerramento

14h: Abertura da casa

14h30 – 16h: Apresentações (10 bandas com uma música cada)

Vencedor do Concurso de Piano Edna Bassetti se apresenta na Alemanha

Potiguar de Parnamirim, Mateus Naamã Bezerra Duarte, fará concerto na cidade de Karlsruhe no próximo sábado (11/01)

Com 19 anos de idade, Mateus Naamã Bezerra Duarte é um dos pianistas brasileiros mais promissores da sua geração. Vencedor da 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith, ele se apresenta no próximo sábado (11/01) no Salão Velte da tradicional Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha.

O programa conta com composições de Johann Sebastian Bach, Lorenzo Fernandez, Claude Debussy, Serguei Prokofiev e Frederic Chopin, similar ao que apresentou na etapa final do Edna, realizado, em junho de 2024, na Capela Santa Maria, em Curitiba.

Na oportunidade, a competição reuniu 39 jovens pianistas de doze estados brasileiros. O processo de seleção da 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith contou com a participação de mais de sessenta estudantes do Brasil e de países da América Latina. Sob a avaliação dos jurados Roberto Domingos, Danieli Longo e Jeferson Ulbrich, candidatos divididos nas categorias 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27.

Trajetória - Mateus Naamã começou a estudar piano no Brasil aos 14 anos. Aos 19 anos, está concluindo o bacharelado em piano pela Faculdade de Música da UFRN na classe do Dr. Cesetti. Atualmente vive em Helsinque e estuda na Academia Sibelius sob a direção de Juhani Lagerspetz. O musicista também trabalha seu repertório com o pianista Max Barros, que conheceu em São Paulo e de quem recebeu o convite para integrar seu projeto para jovens pianistas. Através deste projeto tem a oportunidade de trabalhar com pianistas internacionais e participar em concertos e master classes.

Em 2022, Mateus conquistou o primeiro lugar na competição Mansueto-Barbosa. Também foi indicado ao Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival Campos 2023. No ano passado, além do primeiro lugar no Concurso de Piano Edna Bassetti, recebeu os prêmios de “Melhor Interpretação de Sonata Clássica” e “Melhor Interpretação de Edino Krieger”.

Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002) – Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim.

Realização, apoios e patrocínio – O concurso é uma realização da Unicultura e Trento Edições. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed Curitiba, Unimed Laboratório, Timber e Rodoparana.

Shopping que sediou o saudoso Parque da Mônica em Curitiba, o Estação recebe a pré-estreia de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” 

Na última quarta-feira (08/01), o Shopping Estação recebeu a pré-estreia do esperado filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”. O momento foi ainda mais especial e nostálgico, pois foi o Estação que sediou em 1998, o saudoso Parque da Mônica, que marcou época e a infância de milhares de curitibanos.

Inaugurado em 18 de julho de 1998, no shopping que naquela época se chamava Estação Plaza Show, a primeira filial do parque tinha uma área total de 5 mil metros quadrados e mais de 20 atrações, divididas nas áreas temáticas Mundo Divertido, Mundo Curioso e o Mundo dos Quadrinhos. Entre as atrações estavam o Trem do Penadinho, Teatro, o Brinquedão, Laboratório do Franjinha, Bate-Pneu, Karaokê, o Informágica (jogos de videogame) e ainda as casas da Mônica, do Cascão, do Cebolinha, da Magali e Do Contra.

"Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa", interpretado pelo ator mirim Isaac Amendoim, chega exclusivamente nos cinemas nesta quinta (09/01) e o público poderá se divertir e se encantar com essa história. Os ingressos já estão à venda, mais informações no site https://shoppingestacao.com.br/cinema/.

Sinopse
Um dos personagens mais queridos do universo de A Turma da Mônica irá enfrentar um grande desafio em “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”. Chico Bento acorda para mais um dia na Vila Abobrinha focado em conseguir subir em sua amada goiabeira para pegar a fruta sem o dono das terras saber. O que Chico não esperava era que sua preciosa árvore estaria ameaçada pela construção de uma estrada na região, já que, para desenhar a rodovia, será preciso pavimentá-la pela propriedade de Nhô Lau, exatamente onde a goiabeira está plantada. Focado em salvar a árvore, Chico Bento reúne seus amigos Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata, Hiro e toda a comunidade para acabar com o projeto da família de Genezinho e Dotô Agripino. Com a turminha se metendo em diversas confusões, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa traz uma aventura que irá tirar o sossego e a tranquilidade da Vila Abobrinha

Entre Palhaças e Bicicletas

Roda de conversa, oficinas, pedal pela região central e cabaré de rua ações do evento Entre Palhaças e Bicicletas, que acontece nos dias 11 e 12 de janeiro. Direcionadas a diferentes públicos, as ações são todas gratuitas.

“Entre Palhaças e Bicicletas” nasceu da necessidade e do desejo de continuar e reverberar aproximações que se deram entre palhaças e ciclistas durante a realização do ato Julieta Presente (2024), em Curitiba, em homenagem à artista venezuelana Julieta Hernández, conhecida como “Palhaça Jujuba”, vítima de feminicídio em 2024.

Serviço:
Dia 11/01: 9h às 12h - roda de conversa "Direito à cidade e redes de apoio entre mulheres"
14h às 17h - Oficinas de palhaçaria e mecânica de bicicleta.
Local: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta (Rua Lamenha Lins, 1490).
Dia 12/01:
9h às 11h30 - Pedal pela região central da cidade. (consultar trajeto no Instagram@umameimaisqueinteira e @nucleodepalhacaria)
12h - Cabaré de rua na Praça João Cândido, centro histórico.
As vagas para as oficinas estão esgotadas, mas as outras ações estão abertas à participação.

Para mais informações detalhadas acesse: @umameimaisqueinteira e @nucleodepalhacaria

A curitibana Patricia Bobbato é a nova diretora de Cultura, Desenvolvimento, Diversidade e Bem-Estar da Natura

Executiva terá o desafio de contribuir com a transformação das agendas de gestão de talentos e cultura em toda América Latina
crédito: Time Natura
Patricia Bobbato assume a diretoria de Cultura, Desenvolvimento, Diversidade e Bem-Estar da Natura na América Latina (que compreende, também, as operações da Avon na região). A executiva estará à frente dos temas de Gestão de Talentos e Cultura , o que inclui desafios como Diversidade, Ecossistema de Aprendizagem, Experiência do Colaborador, Liderança, Saúde, Atração, Marca Empregadora e Gestão de Mudanças.
“É gratificante poder fazer parte de uma companhia que preza tanto pelas relações como a Natura. Ao valorizar as pessoas e suas diferenças, somos capazes de construir uma estrutura diversa e ampliar o impacto positivo dentro e fora da organização”, analisa a executiva.
Formada em psicologia e com MBA em gestão de negócios, Patricia soma 20 anos de experiência profissional em grandes corporações, como o grupo Tigre, onde ocupou diferentes posições ao longo dos últimos 10 anos, além de Volkswagen, Sadia, C&A e Pernambucanas. A executiva, que traz em si o DNA do desenvolvimento de pessoas na prática, também é mentora de carreira na Top2You, com foco em profissionais de alto desempenho, e conselheira consultiva da Universidade CIEE, em São Paulo.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.