Tamanho é documento: Lanchonete de Curitiba lança pastel de meio quilo

Após inovar com o pastel de capivara e o de pinhão, Pastenina apresenta o “Big”, maior prato do cardápio

Afinal, tamanho é documento? Essa é a proposta do “Big”, novo pastel da Pastenina. Pesando mais de meio quilo, o prato exagerado é mais uma das peculiaridades da casa, que conta ainda com o pastel de capivara e o de pinhão. Além de matar a fome, o novo lanche também proporciona uma experiência gastronômica única, e apesar do tamanho, os donos da lanchonete afirmam se tratar de uma porção “individual”.

- O pessoal vê aquela montanha de recheio de meio quilo e imagina que seja algo para compartilhar, mas na verdade o criamos como pensando em quem está sempre com fome, e naquelas pessoas que não se contentam com só um pastel. Mas fica a critério do cliente, se quiser compartilhar ou aproveitar tudo sozinho – conta Robson Pawlak, um dos fundadores da marca.

O “Big” (R$35) conta com oito opção de sabores, que vão desde os tradicionais carne e queijo, carne com ovo e azeitona e frango com catupiry, até opções inéditas, como costela desfiada, costela desfiada com queijo e linguiça Blumenau.

Mas a novidade gigante não é o único diferencial do espaço. A lanchonete, que foi premiada como a segunda melhor pastelaria de Curitiba pelo Pastel Fest de 2024, conta ainda com opções que brincam com a imaginação do consumidor. Entre elas estão o Capistel, carro-chefe do restaurante, e o Capinhão, o pastel em formato de pinhão, tradicional semente da capital paranaense.

De sobremesa, os pastéis doces ganham a companhia de novos pedidos, como o açaí e o cupuaçu, que podem ser servidos com acompanhamentos naturais, como banana e morango, ou demais ingredientes que a fome pedir.

Serviço:

Rua Alberto Bolliger, 885, Curitiba - PR

Telefone: (41) 3311-2159

Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 21h

Mais informações em https://www.instagram.com/pastenina.capistel/;

PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES EM CURITIBA

“Até domingo (27.10), a capital paranaense será palco para a 12ª edição do festival que reúne diversas companhias do país e Paraguai para disseminar a produção teatral para crianças com incentivo para novas plateias. As 16 apresentações gratuitas de dez espetáculos e a exposição ´Trajetória do Teatro de Regina Vogue´ acontecem no Teatro Zé Maria e atividades complementares na Cia do Abração”.

Curitiba está sendo palco para um grande evento no Teatro Zé Maria (R: Treze de maio, 655), que traz uma oportunidade de compartilhar a produção teatral direcionada ao público formado por crianças, professores, e claro, famílias, incentivando assim a criação de novas plateias. A Cia. do Abração promove até domingo, dia 27 de outubro, o festival “Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades”, que está em sua 12a edição, e teve início na quarta passada, e conta com 16 apresentações gratuitas, com a participação de dez espetáculos de várias companhias. O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal, com o apoio do Teatro Guaíra e da ATINJ/PR - (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná), que assina a curadoria do evento.

Nesta temporada as companhias participantes são: Cia do Abração (Curitiba); Afeto (Curitiba); Céu Vermelho (Curitiba); - Cia. Regina Vogue (Curitiba); Cia Tupi Pererê (Curitiba); Grupo Obragem (Curitiba); Companhia Karagozwk (Curitiba); Circo Teatro Sem Lona (Maringá/PR); Grupo Kunu´u Títeres (Assunção/Paraguai);

Além das apresentações teatrais, o público poderá visitar a exposição “Trajetória do Teatro de Regina Vogue”, que faz uma homenagem ao espaço e a atriz fundadora devido a sua trajetória no Teatro para Crianças. A mostra ficará em cartaz somente às sextas (das 13h às 18h), aos sábados (das 14h às 18h) e aos domingos (das 9h às 13h) no hall de entrada do teatro.

Como atividades formativas, serão realizadas ainda uma mesa redonda com os artistas participantes, na sede da Cia. do Abração e uma oficina teatral para crianças, destinada a crianças de escolas públicas.

A diretora da Cia. do Abração Letícia Guimarães comenta que o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral, disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento”.

HOMENAGEM À REGINA VOGUE
O Pequeno Grande Encontro de Teatro vai prestar homenagem a Regina Vogue com a entrega do Troféu Bruxonilda aos artistas participantes. Atriz e produtora, fundadora do Teatro Regina Vogue. A trajetória na capital paranaense começou nos anos 80. Regina trabalhou em bares, foi faxineira, fez um pouco de tudo para manter a casa. Mas, se encontrou quando voltou aos palcos e foi convidada a produzir peças infantis. De lá para cá, produziu mais de 50 espetáculos e, desde 1986 tem a própria companhia. Impulsionou a carreira de vários talentos paranaenses como Guta Stresser, Katiuscia Canoro, Alexandre Nero, Daphne Bosaski, Simone Spoladore, entre outros.

Seu legado é de inestimável valor. Reconhecê-la é também ajudar a cunhar a nossa história e importância do Teatro Infantil.

Como parte da homenagem, terá uma exposição dos trabalhos de Regina Vogue, no hall do teatro e, no dia 19, após a apresentação do espetáculo da Cia. Regina Vogue, Regina será homenageada e promete levar a Bruxonilda para abraçar as crianças.

O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade. Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.

As apresentações durante a semana serão voltadas para as escolas públicas. Já aos finais de semana serão abertas ao público. Os interessados deverão retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência. Sujeito a lotação da casa.

Confira a programação completa em pequenograndeencontro.blogspot.com:

Pensar a Arte
O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Espaço para Mostrar, Refletir e Repensar o Teatro para Crianças, agora na proposta de sua décima segunda edição, tem a finalidade de promover a qualidade artística desenvolvida pelos grupos teatrais que se dedicam ao fazer teatral dirigido a crianças de todas as idades, através de apresentações teatrais, proporcionando intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias dirigidas a este público.

O evento marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná e traz como público-alvo crianças, artistas, arte-educadores, estudantes de teatro e pedagogos, que juntos refletirão sobre a necessidade de se pensar e produzir um teatro de qualidade para um público tão especial.

SERVIÇO:
Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades – XII edição
LOCAL: Teatro Zé Maria (R: Treze de Maio, 655, São Francisco)
DATA: de 16 a 27 de outubro de 2024 (quarta a domingo)
HORÁRIOS:
- de quarta a sexta - 10h e às 14h30 – apresentações dirigidas às escolas
- Sábados (26.10) – 16h / Domingos (27.10) – 11h – apresentações abertas ao público. Os interessados deverão retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência. Sujeito a lotação da casa.
TODOS OS CAMINHOS CONDUZEM AO MONTE - 26/10 (sábado) às 16h
SECRETOS DE ÑANDUTY - 27/10 (domingo) às 11h
INFORMAÇÕES: 41 991380321 / 41 98517526

EXPOSIÇÃO Trajetória do Teatro de Regina Vogue
DATA: de sextas a domingos
HORÁRIOS:
- Sexta– das 13h às 18h
- Sábados– das 14h às 18h
- Domingos – das 9h às 13h

ATIVIDADES FORMATIVAS – Mesa redonda com Leticia Guimarães – indicado para professores, artistas e interessados
DATA: 27 de outubro de 2024 (sábado)
LOCAL: Cia do Abração (R: Paulo Ildefonso Assumpção, 725)
HORÁRIOS: das 14h às 17h
INFORMAÇÕES: 41 991380321 / 41 98517526

COMPANHIAS PARTICIPANTES

COMPANHIA DO ABRAÇÃO (CURITIBA) - A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

CIA. TUPI PERERÊ (CURITIBA) - É um grupo formado por atores e músicos brincantes. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que colhem nesse trabalho direto com a criança. Ela sopra o caminho, os sentidos.O vínculo com as personagens nos jogos simbólicos, nas histórias e nos enredos de vários lugares, que enriquecem nossa cultura, são materiais humanos e artístico-culturais extremamente importantes, porque é deles que vêm as canções, mantendo vivas as tradições que enriquecem o universo lúdico das crianças.
CIA. REGINA VOGUE (CURITIBA)
Criada pela atriz e produtora na década de 1980, a Cia Regina Vogue foi palco para a formação de alguns dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, como Alexandre Nero, Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Fabiula Nascimento. A companhia tornou-se referência na produção de peças teatrais para crianças no Paraná. Deu vida a mais de 40 obras e proporcionou à Regina alguns dos mais importantes prêmios da sua carreira, que somam mais de 50 no total.

GRUPO OBRAGEM (CURITIBA)
O Grupo Obragem de Teatro foi fundado em 2002, pelos artistas Eduardo Giacomini e Olga Nenevê, com o objetivo de LIGAR AS PESSOAS e promover EXPERIÊNCIAS, que estimulam novas visões de mundo, por meio de peças de teatro e dança, para adultos e crianças. A Obragem cultiva e fortalece o pensamento artístico, como potente instrumento para o crescimento humano.

COMPANHIA KARAGOZWK (CURITIBA)
responsável pela montagem da peça, desenvolve seu próprio equipamento de luz, e é especialista na arte milenar de teatro de sombras, seguindo em permanente pesquisa, atuando há 39 anos na região sul do país. Desde 2009, é citada pelo Dicionário do Teatro Brasileiro (Editora Perspectiva) como referência, no Brasil, na prática desta arte.

CIRCO TEATRO SEM LONA (MARINGÁ/PR)
A Companhia maringaense “Circo Teatro Sem Lona”, existe desde 1996, quando foi criada com o objetivo de unificar os estudos das linguagens de circo e teatro, através do resgate da figura simbólica do pequeno circo de fundo de quintal, motivo sempre presente nas brincadeiras infantis. Desde a estreia de seu primeiro espetáculo o grupo tem participado de inúmeros festivais e mostras de teatro, e com 27 anos de história conquistou mais de 70 prêmios em todo território nacional, solidificando o nome da companhia como uma das mais atuantes do estado do Paraná, realizando cerca de 350 apresentações por ano em todo o Brasil e 24 montagens. Nesses 27 anos a companhia já se apresentou em mais de 500 cidades e para mais de um milhão e meio de pessoas.

GRUPO KUNU´U TÍTERES (ASSUNÇÃO/PARAGUAI)
Companhia paraguaia de bonecos formada por Tessa Rivarola e Carola Mazzotti em 2009. Nossos primeiros passos foram levar os bonecos para praças, bairros, comunidades, postos de saúde, hospitais, aliando arte e fortalecimento comunitário. Depois vieram os teatros, os festivais internacionais (Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Itália e Islândia) e as experiências de coprodução de espetáculos com colegas da Argentina e do Brasil. Com as marionetas procuramos dialogar, criar pontes entre nós e as crianças e os adultos, suscitar debates que nos parecem importantes, ironizar, provocar, agitar, emocionar e fazer pensar.

RESUMO DOS ESPETÁCULOS DO FESTIVAL

O MÁGICO DE OSS - 16/10 (terça-feira) às 10:00h e 14:30h
CIA. DO ABRAÇÃO – Curitiba/ PR

Sinopse Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem para encontrar o único que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS, o único capaz de dar um cérebro, um coração, coragem e o caminho de volta para casa. Porém, em nossa história, toda esta viagem, todos estes encontros, tudo foi apenas projeção do subconsciente de Doroti que, com a viagem, transcendeu suas fraquezas e conquistou virtudes.

Duração: 50min
Classificação – Livre

ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITAS MAINHASS - 17/10 (quinta) às 10:00h e às 14:30h
CIA. DO ABRAÇÃO – Curitiba/ PR
Sinopse - Embasado em obras literárias nacionais, o grupo de pesquisa e encenação da Cia. do Abração, fundamentado nos princípios socioconstrutivistas que norteiam sua pesquisa, propõe a realização de um espetáculo sob as técnicas da contação de histórias e abstração e manipulação de objetos.
O foco temático apresentado na peça é a relação entre mães e filhos, as diferentes relações que se podem estabelecer neste mesmo binário, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele mãe ou filho.
Três simpáticos velhinhos que adoram contar histórias, um para o outro e, do seu jeito, trarão ao espectador alguns contos da literatura nacional, dirigidos à criança. Nossos contadores de histórias, divertidos e ingênuos velhinhos se confundem, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e Faz-de-Conta, fazem abstrações imaginando que todas as coisas, isto é, objetos do cotidiano, elementos da natureza e seres elementais, também têm mães. Concluem-se como podem ser diferentes e ao mesmo tempo semelhantes a nós, as diversas relações entre mães e filhos: tudo quanto à imaginação e a sensibilidade de uma criança podem permitir. Um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza feito para todas as crianças, de todas as idades, inclusive, aquelas dentro de nós.

Duração: 50min
Classificação – Livre

A BELA E A FERA - 18/10 (sexta) às 10:00h e às 14:30h
CIA. DO ABRAÇÃO – Curitiba/ PR
Sinopse - Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.
A história é narrada por um bloco carnavalesco e se utiliza de todas as alegorias do CARNAVAL, incluindo fantasias, máscaras e instrumentos musicais da bateria de uma escola de samba, que são utilizados ao vivo pelos atores, encontramos músicas referenciais brasileiras que compõem a dramaturgia sonora, fortalecendo a nossa consciência e identidade brasileira.
Duração: 50min
Classificação – Livre

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA - 19/10 (sábado) às 16h
CIA. REGINA VOGUE – Curitiba/ PR

Sinopse – Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e com adultos.
Duração:45min
Classificação – Livre

FALA BICHO - 20/10 (domingo) às 11h
Cia Tupi Pererê – Curitiba/PR

Sinopse O show Fala Bicho é uma homenagem as canções que têm o “bicho” como referência a partir das poesias de Paulo Leminski trazidas pelo livro O Bicho Alfabeto. Curiosamente os bichos são criados a partir de papéis coloridos e executados por Guga Cidral.

O Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados às infâncias, sempre com um olhar crítico e análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que acolhem neste trabalho direto com a criança.

Duração: 50min
Classificação – Livre

A GALINHA PIM PIM - 23/10 (quarta) às 10h e 14h30
GRUPO OBRAGEM – Curitiba/ PR
Sinopse “A galinha Pim-Pim” é uma peça de teatro para crianças a partir de 3 anos que conta uma história de transformação! Com dramaturgia composta pela combinação de narração; ações; bonecos; e projeções, a peça apresenta a trajetória da galinha Pim-Pim, para resgatar seu ovo roubado.

Duração: 50min

Classificação – Livre

ALBERTO O MENINO QUE QUERIA VOAR - 24/10 (quinta) às 10h e às 14:30h
CIA. KARAGOWSK – Curitiba/ PR
Sinopse - O ator-animador Marcello Santos, vive o personagem de um mecânico da época, amigo de Santos Dumont, para contar a história deste homem ilustre. A incrível trajetória de descobertas aeronáuticas deste perseverante brasileiro que genialmente, desde menino, afirmava que “...O HOMEM PODE VOAR....”
Misturando linguagens, Marcello usa o recurso da figura humana, do teatro de sombras e da música para levar o espectador de todas as idades, pais e filhos, à Paris em 1.900, em um palco cheio de imagens e luzes, projetando as máquinas voadoras criadas por Alberto Santos Dumont.
Na cena final, o mundo mágico do teatro de sombras é revelado de maneira espetacular. Toda a a estrutura de bastidor, recortes, cenários rotatórios, e silhuetas são iluminados movimentos, luze e cores de múltiplas cores, tudo isso em um grande telão posicionado ao fundo do palco, sendo assim, mais um elemento surpresa do espetáculo
Duração: 50min
Classificação – Livre

BRANCA DE NEVE – a Nossa História - 25/10 (sexta) às 10h e às 14:30h
CIA. CIRCO TEATRO SEM LONA – MARINGÁ/ PR
Sinopse - A peça “Branca de Neve – a Nossa História”, inspirada no conto infantil, utilizando a linguagem do palhaço/clown juntamente a linguagem circense, harmonizando cultura popular com elementos folclóricos para ser apresentado em teatros e espaços alternativos. A obra permeia em um cenário que quebra de paradigmas, onde os personagens, ao decorrer da peça, vão modificando a obra original, de modo que tragam a história para um cotidiano em que todos são iguais, quebrando imposições sociais, como por exemplo, a ideia do Princesa ser dependente do príncipe, do Príncipe Encantado, entre outros. A peça prega que cada um deve agir pela maneira a qual se sente bem e que devemos respeitar e aceitar todas as diferenças, entendendo que somente o respeito mútuo pode levar a uma convivência harmoniosa.
Duração: 50min
Classificação – Livre

TODOS OS CAMINHOS CONDUZEM AO MONTE - 26/10 (sábado) às 16h
GRUPO Kunu´u Títeres – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI

Sinopse – A obra conta a história de um animal do Chaco ameaçado de extinção, uma fêmea Tatú Carreta, que é retirada de sua casa nas montanhas para ser exposta no Zoológico de Assunção. É na corrida de touros que ela conhece Kaí, um macaco simpático e amoroso. tecnológico, que passa várias horas do dia fazendo piadas com Zandro, o dono do Zoológico. Ambos os animais aprenderão com os modos de vida opostos um do outro. A vida na montanha e a vida na cidade aparecerão em diálogos e conflitos. Juntos eles tentarão o impossível para realizar o desejo de Tatú: voltar para sua montanha e recuperar sua liberdade.
Duração:45min
Classificação – Livre

SECRETOS DE ÑANDUTY - 27/10 (domingo) às 11h
GRUPO Kunu´u Títeres – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI

Sinopse “Secretos de ñandutí” conta, sem palavras, a história de Anastasia, uma avó tecelã de ñandutí (espécie de renda artesanal, patrimônio cultural do Paraguai), que na Guerra do Guasú (1870) perdeu o coração e, com ele, a habilidade e a vontade de tecer. Muitos anos depois, sua bisneta Eireté, que também vive com um buraco no peito, inicia uma busca para desvendar sua história. Uma aranha ancestral será quem revelará o segredo escondido entre os fios da avó. - O coração é um novelo feito de memórias.

Duração: 50min
Classificação – Livre

Viccenza lança coleção assinada por Bruna Bonfim

Linha Vivace reflete a paixão compartilhada pela Itália, um país que inspira arte e natureza em cada detalhe

Uma linha em jóias em ouro e pedras naturais que traduz a essência italiana, desde as obras de arte, passando pelo design à natureza exuberante. Essa foi a inspiração da designer curitibana Bruna Bonfim ao aceitar o convite da joalheira Tania Viccenzi para criar a coleção Vivace, produzida de forma única e artesanal para a Viccenza.

Bruna conta que o sentimento que melhor define essa parceria é a sincronicidade, pois reflete a paixão compartilhada pela Itália, um país que inspira arte e criatividade em cada detalhe. A designer havia acabado de mergulhar na famosa Feira de Design de Milão, quando surgiu a oportunidade de produzir a nova linha.

A palavra Vivace pulsa em cada detalhe das peças, transmitindo a energia e a alegria da vida em uma coleção atemporal, versátil e sofisticada, perfeita para o dia a dia.

SERVIÇO:

Joalheria Viccenza lança coleção VIVACE

Data: Dia 23 de Outubro
Horário: A partir das 16h
Local: Viccenza Pátio Batel
Endereço: Shopping Pátio Batel - Av. do Batel, 1868 – Loja 31

Natura lança Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, linha desenvolvida para realçar a beleza das peles pretas e pardas

Testada em mais de 120 variações de tons de pele, a nova linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju foi desenvolvida a partir de estudos com mais de duas mil mulheres autodeclaradas pretas ou pardas. Pré-lançamento ocorre em 2024

CRÉDITO: Time Natura / Divulgação

Curitiba, 23 de outubro de 2024 - A Natura anuncia o lançamento de sua nova linha de cuidados corporais, Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida com base em pesquisas envolvendo mais de duas mil mulheres. A nova linha, testada em mais de 120 variações de tons de pele, traz ingredientes como Niacinamida, Pantenol, Óleo de Gergelim e Vitamina E, ativos inéditos nas fórmulas da linha Tododia. Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju será pré-lançada em 2024, com uma gama exclusiva de produtos que inclui desde esfoliação suave até nutrição profunda e uniformização do tom de pele.

Além das inovações cosméticas, Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju se destaca por sua fragrância marcante, que combina notas de frutas tropicais em uma explosão vibrante e autenticamente brasileira, com um corpo floral envolvente. Criada por Jerry Padoly em parceria com a Natura, a fragrância reflete a experiência do perfumista em Salvador. De origem franco-caribenha e único perfumista negro da indústria da beleza, Padoly explica que sua inspiração foi remeter-se à cultura afro-brasileira, celebrando a riqueza cultural do Brasil e da América Latina em cada detalhe olfativo. “Esta viagem foi mais que uma inspiração, me conectou diretamente com minhas raízes, aos meus valores e propósito como perfumista”, lembra Padoly.

O Projeto Dandara, estudo que fundamenta o lançamento da nova linha, realizou um mapeamento sobre o bem-estar da mulher negra por meio de abordagem psicossocial. O objetivo foi gerar indicadores e insights para a marca, além de identificar oportunidades de intervenção que contribuam para a ampliação do bem-estar desse público. Dividido em fases qualitativas e quantitativas, o estudo mapeou detalhadamente hábitos e comportamentos, apontando necessidades específicas de cuidado para peles ricas em melanina. A pesquisa científica confirmou tendências como a propensão à hiperpigmentação e à descamação acelerada.

“A representatividade tem um papel fundamental na construção da autoestima. Além das nossas iniciativas para ampliação de pessoas pretas e pardas em nossa organização, o lançamento da linha amplia o portfólio de produtos que respeitam as especificidades de diferentes tipos de pele, também promovendo a inclusão”, destaca Aline Lima, Head de Diversidade e Inclusão da Natura.

Tatiana Ponce, vice-presidente de marca e inovação da Natura, destaca que a oferta global de produtos específicos para pele preta ou parda ainda é extremamente limitada. "Embora todas as nossas linhas de cuidados pessoais possam ser usadas em todos os tons e subtons de pele, a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju foi especialmente desenvolvida para proporcionar mais radiância a peles pretas e pardas, além de oferecer uma performance superior em peles com maior concentração de melanina. Assim, a Natura reafirma sua posição no movimento de ampliação da representatividade cosmética na categoria de cuidados corporais", pontua.

Conheça os produtos da nova linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju:
1. Esfoliante Nutritivo Suavizante: com textura cremosa e fórmula emoliente que combina Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E com micropartículas de sementes de damasco, elimina as impurezas e esfolia a pele sem agredir, auxiliando na prevenção de pelos encravados;

2. Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador: Com textura surpreendente que derrete na pele, reforça a barreira de proteção e promove um brilho radiante. Sua fórmula, que combina Óleo de gergelim, Niacinamida e Pantenol com a Tecnologia Prebiótica, uniformiza a textura da pele e ajuda no reparo de áreas mais ressecadas e na redução da aparência de estrias, além de entregar 72 horas de hidratação intensa;

3. Manteiga Uniformizadora de Tom: Com textura cremosa e amanteigada, fortalece a barreira cutânea em apenas duas semanas de uso. Garante um filme protetor às áreas de maior ressecamento, como cotovelos e joelhos, enquanto restaura a luminosidade da pele. Sua fórmula reduz em 64% a produção de radicais livres e ajuda a recuperar a uniformidade do tom da pele, além de acelerar a renovação celular, deixando-a visivelmente mais uniforme e radiante;

4. Creme Corporal Nutrição Radiante: nutre até 2x mais e protege sua pele das agressões do dia a dia com efeito uniformizador, promovido pela Niacinamida presente em sua formulação. Proporciona o dobro de hidratação imediata para sua pele, mantendo-a hidratada por até 72 horas. Pele restaurada em apenas 2 semanas, radiante e com brilho;

5. Geleia Iluminadora Corporal: com partículas acobreadas que promovem brilho elegante para uma pele instantaneamente iluminada, a Geleia Iluminadora Jambo Rosa e Flor de Caju promove “efeito glow”, enquanto hidrata profundamente a pele com Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E. Entrega 72h de hidratação, sendo também capaz de potencializar a hidratação do Creme Corporal Nutrição Radiante, quando usado de maneira combinada.

A vice-presidente ressalta que a empresa tem um compromisso com a inclusão e a diversidade. “Nossas pesquisas para desenvolvimento são construídas com base na pirâmide demográfica do Brasil, o que significa que estamos continuamente avaliando e expandindo nossas opções de produtos para garantir que estamos atendendo as expectativas de nossos consumidores”, afirma.

Mantendo a consistência em tudo que permeou o projeto da nova linha, a Natura contratou duas consultorias para assegurar o cuidado em cada etapa do projeto. A Indique uma Preta foi responsável por um aprofundamento em torno da temática racial e seus desdobramentos para a consumidora, além da modelagem da narrativa. A Black Influence, referência em comunicação e sinônimo de representatividade na publicidade, também foi escolhida para apoiar no plano de lançamento.

Em 2022, a Natura lançou um Compromisso Antirracista, incluindo metas como atingir 40% de colaboradores negros até 2025 e garantir pagamentos equitativos – este último já alcançado em 2023. A companhia também assegura um compliance antirracista, com melhores procedimentos para lidar com denúncias de discriminação. Em sua Visão 2030 – Compromisso com a Vida, a empresa também estabeleceu a meta de atingir 30% de pessoas negras em cargos de gestão até 2030. A organização conta com um grupo de afinidades específico para pessoas pretas e pardas, o Raízes, considerado para indicar caminhos, corrigir rotas e aprimorar práticas. Além disso, fomenta ações afirmativas para ampliar a representatividade negra em processos seletivos em diferentes níveis, como os programas CorageNatura, focado em trainees, e os de aprendiz e estágio, em que 70% das vagas são destinadas a pessoas autodeclarados pretos e pardos.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.