Ciência, arte, filosofia e espiritualidade apontam caminhos no VII Congresso Internacional de Felicidade

A filósofa indiana e líder transformacional Sri Preethaji, a monja zen budista Monja Coen, o escritor Clóvis de Barros, o escritor indígena Daniel Munduruku e o navegador Amyr Klink estarão em Curitiba

Congresso Internacional de Felicidade. Crédito da foto: Day Luiza

Curitiba recebe o VII Congresso Internacional de Felicidade, maior evento do gênero na América Latina, nos dias 2 e 3 de novembro. A programação conta com convidados internacionais e brasileiros das áreas de ciência, filosofia, arte e espiritualidade. Pela primeira vez, a filósofa indiana e líder transformacional Sri Preethaji, fundadora do Ekam Oneness, conceituada escola de filosofia, meditação e transformação pessoal localizada no Sul da Índia, participa do evento. Ela falará sobre o despertar da consciência para promover mudanças que levem as pessoas do sofrimento ao que chama de belos estados de ser.

A Monja Coen, que é monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão, apresenta o tema “Ser feliz, é possível?”, título do seu mais novo livro, assinado em parceria com Gustavo Arns, mestre em estudos da Felicidade pela Centenary University e idealizador do congresso. A programação do VII Congresso Internacional de felicidade inclui mais de 25 palestrantes, além de vivências focadas no autodesenvolvimento pessoal e profissional. O evento tem tradução para as palestras internacionais, intérprete de Libras e audiodescrição. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no site.

Derrubando mitos

Gustavo Arns explica que o objetivo do Congresso é proporcionar uma experiência genuína de felicidade, desmistificando o conceito e oferecendo um olhar mais amplo sobre o tema. “A felicidade não é a ausência de tristeza. Pelo contrário, a capacidade de viver plenamente envolve reconhecer e lidar com as dificuldades da vida. Os palestrantes trarão uma visão integrada, mostrando que tanto a felicidade quanto a tristeza têm papéis importantes em nossa jornada. Nossa missão é ampliar a felicidade no Brasil, ajudando as pessoas a evoluírem juntas”, diz.

Ele reforça que a busca por um estado de satisfação envolve autoconhecimento, equilíbrio e a capacidade de viver plenamente o presente. “O Congresso é um verdadeiro processo de autoconhecimento e transformação pessoal, guiado por profissionais de diferentes áreas e por vivências únicas”, completa.

Outros palestrantes

O Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, irá palestrar sobre “A vida que vale a pena ser vivida”. Autor de livros como "Tesão de Viver", "A Vida que Vale a Pena ser Vivida" e "A Felicidade é Inútil", suas obras são conhecidas por trazer reflexões profundas sobre ética, felicidade e a condição humana.

O escritor e professor paraense Daniel Munduruku, pertencente ao povo indígena Munduruku, graduado em Filosofia e doutor em Educação, autor de 65 livros publicados no Brasil e no exterior, falará sobre o tema “Felicidade na cosmovisão dos povos originários”.

O navegador Amyr Klink, pioneiro na solitária travessia do Oceano Atlântico em um barco a remo, com o tema “Ajustando as velas para enfrentar incertezas”.

Outros nomes confirmados são a psicanalista Ana Suy, professora, escritora, doutora em pesquisa e clínica em psicanálise e mestre em psicologia clínica, autora do best seller "A gente mira no amor e acerta na solidão", dentre vários outros livros de crônicas poéticas, apresenta a palestra “Elogio à infelicidade”; Marcos Piangers, escritor que conta com mais de 1 milhão de livros vendidos. Piangers é um fenômeno na internet, com 6 milhões de fãs nas redes sociais e incontáveis vídeos com mais de 1 milhão de visualizações. Ele vai falar sobre “Protagonismo e felicidade - a mudança que você faz no mundo”.

Mirian Goldenberg, doutora em Antropologia Social, colunista do jornal Folha de S. Paulo e da Vogue, autora de mais de 30 livros, traz a palestra “A Revolução da Bela Velhice: projetos de vida e a busca da felicidade”; o pensador Sri Prem Baba, autor de obras como "Transformando o Sofrimento em Alegria" e "Propósito", ele compartilha ensinamentos que visam a expandir a consciência individual e coletiva, apresenta o tema “Superando a ansiedade: a calma no agora”; Merce, que é benzedeira, rezadeira, curandeira, a quase uma década servindo como terapeuta, com a palestra "O que o amor faria?"

Há felicidade no trabalho?

O universo corporativo também está na pauta do Congresso. Serão apresentados cases que comprovam como a saúde e a felicidade dos colaboradores contribuem diretamente para o crescimento do negócio. A diretora de Felicidade da Heineken Brasil, Lívia Azevedo, aborda o tema “Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados”. A cientista e pesquisadora da Felicidade no trabalho, Juliana Sawaia, falará sobre “Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados”. O especialista em Felicidade Corporativa e mestre em Psicologia Positiva, Henrique Bueno, apresenta o tema “Felicidade no trabalho: ciência e prática”.

Sucesso e carreira aparecem ainda em paineis especiais como o “O que é sucesso?”, com Cris Dios, empresária fundadora do “Laces and Hair”. Também estarão no evento a bicampeã olímpica de vôlei, Sheilla Castro, a jornalista especialista em saúde integral, escritora e professora Mariana Ferrão, e Aline Castro, professora de neurociência, psicanalista, consultora de saúde mental nas organizações e mentora de posicionamento de carreira. Outro painel de destaque aborda o tema “A criança que eu fui um dia”, com o poeta, escritor e compositor Allan Dias Castro e o músico e produtor Tiago Corrêa, que são criadores do projeto Reverb Poesia.

Festival da Felicidade

Paralelamente ao VII Congresso Internacional de Felicidade ocorre o Festival da Felicidade, um evento artístico e cultural gratuito que reúne a arte em suas diversas formas: música, teatro, dança, yoga, democratizando o acesso à cultura e oferecendo atividades para toda a família.

O festival reunirá diversas atrações no parque, com arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, além de uma feira gastronômica e a VII Feira do Bem-estar, com livros, produtos e serviços. Na feira serão lançados livros com presença e autógrafos dos autores. O festival será junto ao Centro de Eventos Positivo e em diferentes áreas do Parque Barigui, um dos maiores espaços de contato com a natureza de Curitiba.

Serviço

VII Congresso Internacional de Felicidade

Datas: dias 2 e 3 de novembro de 2024

Local: Centro de Eventos Positivo - Parque Barigui (Al. Ecológica Burle Marx, 2518, Santo Inácio, Curitiba - PR)

Mais informações e inscrições: https://www.congressodefelicidade.com.br/

Instagram: @congressodefelicidade

Patrocínio: Banco CNH e New Holland, Colégio Positivo, O Jogo da Vida e Pós PUCPR Digital.

Apoio: Metalus, Helisul, Lunelli e Ibema

Sobre o Congresso Internacional de Felicidade

O Congresso Internacional de Felicidade reúne os maiores palestrantes do Brasil e do mundo para abordar o tema da felicidade a partir da ciência, arte, filosofia e espiritualidade. É um mergulho profundo de autoconhecimento e autodesenvolvimento pessoal e profissional. Um momento de reflexão acerca do que é a Felicidade e como podemos ser mais felizes a partir de múltiplos olhares com uma visão integral do ser humano. Mais informações no site: https://www.congressodefelicidade.com.br/

Dia do Gin Tônica: Grés Gastronomia & Empório terá dobro de Gin Tônica neste sábado (19/10)

Neste sábado, 19/10, em comemoração ao Dia do Gin Tônica, o Grés Gastronomia & Empório preparou uma promoção especial: Gin Tônica em dobro por apenas R$ 29 durante todo o horário de funcionamento da casa, das 9h30 às 23h.O Grés oferece um menu diversificado, perfeito para todas as horas do dia. Além da promoção de gin tônica, os clientes podem aproveitar o brunch à la carte até 18h, menu de almoço e jantar, além de deliciosos doces que caem bem a qualquer hora do dia.

Localizado na Praça da Espanha, o Grés conta com estacionamento conveniado e é pet Friendly.

Confira o menu completo da casa: www.gresgastronomia.com.br.

Endereço: Praça da Espanha, Saldanha Marinho, 1582.

Conheça os vencedores da fase estadual do concurso O Quilo é Nosso

Agora os restaurantes seguem para a final, onde concorrerão ao título de melhor restaurante a quilo do Brasil

Em cada estado um júri-técnico definiu o campões estaduais (Foto: @rogeriovital)
O concurso O Quilo é Nosso avança para sua última fase, onde os restaurantes vencedores das categorias estaduais competem entre si para definir o melhor restaurante a quilo do Brasil. A competição, que começou com mais de 160 restaurantes em 16 estados, caminha para a grande final, a ser decidida em São Paulo nos dias 21 e 22 de novembro.

Com o tema “É comer, gostar e votar”, o concurso teve mais de 18 mil votos do público em sua primeira etapa. Na disputa estadual, um júri-técnico especializado avaliou os pratos e decidiram os campeões. Agora, a final será decidida por um júri selecionado pela Abrasel e a Prazeres da Mesa.

A final ocorrerá durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, e o público poderá acompanhar todo o processo pelo instagram oficial do concurso.
Neste ano, o Quilo é Nosso também celebra os 40 anos de criação da comida a quilo, invenção genuinamente brasileira: o formato desse tipo de estabelecimento surgiu em 1984, quando o chef Fred Mata Machado criou o primeiro restaurante a quilo do país, o “Isto e Aquilo”.

"Esses 40 anos da comida a quilo mostram que o Brasil é um país que valoriza a diversidade, não só cultural, mas também na mesa. Na final em São Paulo, os restaurantes trarão o melhor de cada região, com pratos que contam histórias e representam suas origens. E, assim como no sistema a quilo, cada prato é uma porção generosa de cultura, sabor e tradição”, comenta Rosane Oliveira, presidente do Conselho Nacional da Abrasel.

Em edições anteriores, o concurso já elegeu sete vencedores de cinco estados: Amazonas (duas vezes), Ceará, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O atual campeão, coroado em 2023, é o paranaense Kurytyba Gastronomia. O estabelecimento, localizado na capital do estado, foi premiado com o prato Baião de Dois Paranaense.
Confira abaixo a lista de restaurantes que se classificaram para a grande final:

Amazonas
Restaurante Sabor a Mi, com o Tortallete de Pirarucu;

Bahia
Baita Boi, com o Filê do Recôncavo;

Ceará
Casa Malu, com o Escaldado de farinha - Sertão no Prato;

Espírito Santo
Nona Lu, com o Bacalhau a Nona Lu;

Goiás
Junior Cozinha Brasileira, com o Filé mignon suíno na crosta de especiarias;

Maranhão
Churrasco Grill Slz, com o Fofoca de mariscos maranhense;

Mato Grosso
Trapiche Regionalissimo, com o Risoto de costela desfiada, pequi, baru e parmesão;

Minas Gerais
SáChica Restaurante, com o Lombanana;

Paraíba
Framboá, com o Nhoque de banana da terra com carne de sol e castanha de caju;

Paraná
Easy Chef Tekoa Gastronomia, com a Lasanha do Paranismo Fantástico;

Pernambuco
Calçada do Sabor, com o Pernil suíno na manteiga de ervas com farofa de abacaxi;

Rio de Janeiro
Sardina Bar e Restaurante, com o Arroz de cordeiro;

Rio Grande do Norte
Sadoche Restaurante, com a Paella Sertaneja;

São Paulo
Tide Restaurante, com o Estrogonofe de carne;

Sergipe
Marian Bar e Restaurante, com a Costelinha suína ao molho agridoce;

Tocantins
Tins Mania, com o Camarão Ilha di Capri.

Serviço:
O Quilo é Nosso
Patrocínio Ouro: Caixa, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Rational, Pluxee e Seara
Patrocínio Prata: Totvs
Apoio: Glasart, Nogueira Brinquedos e Self Service em Foco
Parceria: Mundo Mesa
Realização: Abrasel
Informações: www.oquiloenosso.com.br