Bebidas e chocolate: Confira 5 harmonizações perfeitas para esta Páscoa
Matheus Cunha, um dos 10 melhores bartenders do mundo e mixologista do Sweet Secrets, revela segredos para uma combinação perfeita entre bebidas e chocolates, garantindo uma experiência sensorial única
São Paulo, março de 2024 – A Páscoa é uma época de celebração, repleta de delícias e tradições gastronômicas. E para elevar ainda mais a experiência deste feriado, nada melhor do que explorar a harmonização de bebidas com diferentes tipos de chocolate. Pensando nisso, Matheus Cunha, mixologista do speakeasy e clube de membros, Sweet Secrets, compartilha insights e sugestões para garantir uma experiência sensorial única nesta temporada.
Matheus Cunha, que acumula 14 prêmios na categoria e já foi eleito o melhor bartender latino-americano, destaca a importância da harmonização entre bebidas e chocolates. "A harmonização entre bebidas e chocolates é importante porque pode elevar a experiência gastronômica ao combinar sabores complementares e criar sinergias sensoriais. Quando feita corretamente, a harmonização ressalta as nuances de cada elemento, criando uma experiência mais rica e gratificante para o paladar."
Para aqueles que desejam explorar as combinações perfeitas, Matheus Cunha oferece uma ampla gama de sugestões, desde clássicos, como vinho tinto e chocolate amargo até combinações mais ousadas como gin e chocolate cítrico. Confira as harmonizações sugeridas pelo especialista:
Whisky escocês single malt com chocolates intensos:
Um single malt com notas de frutas escuras, especiarias e carvalho complementa chocolates amargos e intensos, ressaltando os sabores complexos. Para chocolates mais suaves e cremosos, um single malt mais suave e frutado equilibra a doçura e adiciona camadas de sabor.
Bourbon com chocolates ao leite ou caramelo:
O bourbon, com suas notas de caramelo, baunilha e carvalho, harmoniza bem com chocolates ao leite e com notas de caramelo ou nozes. Para chocolates mais intensos, um bourbon mais robusto e picante proporciona uma combinação interessante de sabores.
Vinho tinto com chocolate amargo ou ao leite:
Um vinho tinto encorpado, como um Cabernet Sauvignon, complementa os sabores intensos do chocolate amargo. Para chocolate ao leite, um Merlot suave equilibra a doçura.
Café com chocolate amargo ou espresso com chocolate ao leite:
Um café bem preparado complementa os sabores e aromas do chocolate, criando uma combinação intensa e equilibrada.
Cerveja Stout com chocolate amargo ou Porter com chocolate ao leite:
Uma Stout ou Porter com notas de café e chocolate complementa os sabores intensos do chocolate amargo ou a doçura do chocolate ao leite.
O mixologista ressalta a importância de considerar as características de cada bebida, como o corpo, a doçura e os aromas, para criar uma harmonização equilibrada e agradável. Além disso, enfatiza a importância da experimentação e da criatividade na hora de criar suas próprias harmonizações em casa. "Experimentar diferentes combinações e encontrar aquelas que mais agradam ao seu paladar também é parte da diversão da harmonização de bebidas e chocolates e estamos na melhor época do ano para fazer esses testes", finaliza.
Sobre o Sweet Secrets
O Sweet Secrets é um speakeasy e clube de membros que tem o objetivo de oferecer uma experiência exclusiva para seus frequentadores, em um ambiente sofisticado e secreto, mesclando o melhor da culinária e mixologia de alto padrão com o mais refinado público interessado em networking para negócios. Inaugurado em dezembro de 2021, e localizado em um dos bairros mais luxuosos de São Paulo, o Sweet Secrets foi fundado por David Politanski, que trabalha há mais de 10 anos para o Google e Felipe Lombardi, responsável por sócio de eventos como o Réveillon de Carneiros.












COMENTÁRIOS