Bebidas e chocolate: Confira 5 harmonizações perfeitas para esta Páscoa

Matheus Cunha, um dos 10 melhores bartenders do mundo e mixologista do Sweet Secrets, revela segredos para uma combinação perfeita entre bebidas e chocolates, garantindo uma experiência sensorial única

São Paulo, março de 2024 – A Páscoa é uma época de celebração, repleta de delícias e tradições gastronômicas. E para elevar ainda mais a experiência deste feriado, nada melhor do que explorar a harmonização de bebidas com diferentes tipos de chocolate. Pensando nisso, Matheus Cunha, mixologista do speakeasy e clube de membros, Sweet Secrets, compartilha insights e sugestões para garantir uma experiência sensorial única nesta temporada.

Matheus Cunha, que acumula 14 prêmios na categoria e já foi eleito o melhor bartender latino-americano, destaca a importância da harmonização entre bebidas e chocolates. "A harmonização entre bebidas e chocolates é importante porque pode elevar a experiência gastronômica ao combinar sabores complementares e criar sinergias sensoriais. Quando feita corretamente, a harmonização ressalta as nuances de cada elemento, criando uma experiência mais rica e gratificante para o paladar."

Para aqueles que desejam explorar as combinações perfeitas, Matheus Cunha oferece uma ampla gama de sugestões, desde clássicos, como vinho tinto e chocolate amargo até combinações mais ousadas como gin e chocolate cítrico. Confira as harmonizações sugeridas pelo especialista:

Whisky escocês single malt com chocolates intensos:
Um single malt com notas de frutas escuras, especiarias e carvalho complementa chocolates amargos e intensos, ressaltando os sabores complexos. Para chocolates mais suaves e cremosos, um single malt mais suave e frutado equilibra a doçura e adiciona camadas de sabor.

Bourbon com chocolates ao leite ou caramelo:
O bourbon, com suas notas de caramelo, baunilha e carvalho, harmoniza bem com chocolates ao leite e com notas de caramelo ou nozes. Para chocolates mais intensos, um bourbon mais robusto e picante proporciona uma combinação interessante de sabores.

Vinho tinto com chocolate amargo ou ao leite:
Um vinho tinto encorpado, como um Cabernet Sauvignon, complementa os sabores intensos do chocolate amargo. Para chocolate ao leite, um Merlot suave equilibra a doçura.

Café com chocolate amargo ou espresso com chocolate ao leite:
Um café bem preparado complementa os sabores e aromas do chocolate, criando uma combinação intensa e equilibrada.

Cerveja Stout com chocolate amargo ou Porter com chocolate ao leite:
Uma Stout ou Porter com notas de café e chocolate complementa os sabores intensos do chocolate amargo ou a doçura do chocolate ao leite.

O mixologista ressalta a importância de considerar as características de cada bebida, como o corpo, a doçura e os aromas, para criar uma harmonização equilibrada e agradável. Além disso, enfatiza a importância da experimentação e da criatividade na hora de criar suas próprias harmonizações em casa. "Experimentar diferentes combinações e encontrar aquelas que mais agradam ao seu paladar também é parte da diversão da harmonização de bebidas e chocolates e estamos na melhor época do ano para fazer esses testes", finaliza.

Sobre o Sweet Secrets
O Sweet Secrets é um speakeasy e clube de membros que tem o objetivo de oferecer uma experiência exclusiva para seus frequentadores, em um ambiente sofisticado e secreto, mesclando o melhor da culinária e mixologia de alto padrão com o mais refinado público interessado em networking para negócios. Inaugurado em dezembro de 2021, e localizado em um dos bairros mais luxuosos de São Paulo, o Sweet Secrets foi fundado por David Politanski, que trabalha há mais de 10 anos para o Google e Felipe Lombardi, responsável por sócio de eventos como o Réveillon de Carneiros.

Série documental “Brasil Santo” estreia na segunda-feira, 1° de abril

Produção da TV Evangelizar vai mostrar histórias reais de brasileiros que estão em processo de canonização. Equipe percorreu 10 mil quilômetros para gravar depoimentos em quatro estados brasileiros

Estreia na segunda-feira (01), às 21h, a série documental da TV Evangelizar “Brasil Santo”. A produção, que tem cinco episódios, vai mostrar histórias reais de religiosos e pessoas leigas – ou seja, fiéis católicos não ordenados –, que tiveram vidas santas e estão no caminho da canonização.

Com a assinatura da roteirista e produtora Caroline Munhoz da Rocha, a série reúne entrevistas de familiares de brasileiros em processo de canonização, historiadores, estudiosos, Padres e Bispos de quatro estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A equipe percorreu 10 mil quilômetros em busca dos depoimentos. “Corremos o Brasil captando a série, em busca de histórias inspiradoras que, certamente, vão mudar a forma de as pessoas compreenderem a santidade”, conta.

A série “Brasil Santo” é parte de uma sequência de mais de 50 documentários já produzidos pela emissora católica da Associação Evangelizar É Preciso, que tem sede em Curitiba (PR) e alcança mais de 1.400 cidades brasileiras. Em 2023, a TV Evangelizar levou ao ar o documentário “Salvador Católica”, que destacou a força da fé cristã através de dois séculos de história e proporcionou, à audiência, uma verdadeira imersão no berço do catolicismo nacional.

A emissora também já fez produções internacionais, como “Nossa Senhora de Guadalupe - Alegria da Fé”, produzida no México, e “Terra de Vera Cruz”, documentário gravado em Portugal e na Espanha. “Terra de Vera Cruz é uma produção que mostra os pilares da nossa fé, conta um pouco da história dos evangelizadores europeus e como tudo isso se consolidou no Brasil. Agora, a gente mostra como o catolicismo está enraizado no povo brasileiro, na nossa cultura, na nossa fala, na nossa música. Além das tantas graças e milagres autênticos atribuídos a beatos e veneráveis brasileiros, isso faz a gente acreditar que a Igreja Católica é a fonte por trás dessa santidade”, avalia.

Apresentada pela Irmã Grazielle Rigotti, a série também vai retratar o caminho para a santidade e como o processo de canonização é tratado pela Igreja Católica. No Episódio 1, gravado em Juazeiro do Norte (CE), a produção aprofunda a história de Padre Cícero Romão, que está a caminho da canonização, aclamado pela devoção popular. O Sacerdote, apelidado carinhosamente de “Padim Ciço”, conquistou prestígio e respeito de fiéis de todo o Brasil, com a trajetória religiosa e política que o tornou mensageiro da libertação do povo oprimido do Nordeste.

O Episódio 2, que vai ao ar no dia 8 de abril, foi gravado em Santana do Cariri, também no Ceará. O documentário vai mostrar a história da Beata Benigna ou Menina Benigna, como ficou conhecida e martirizada no sertão cearense. “Foi o que mais me marcou em toda a peregrinação que fizemos para a série: a tenra idade da menina Benigna, agora Beata Benigna. A história dela e de todos que a envolvem me emocionou, assim como uma história em particular, que iremos mostrar no episódio, de uma família que acredita ter conseguido um milagre através de sua intercessão”, diz.

No Episódio 3, gravado em Salvador (BA), a TV Evangelizar vai mostrar o caminho da canonização, que envolve uma série de etapas e investigações rigorosas para garantir que a pessoa realmente viveu uma vida de santidade e que os milagres atribuídos a ela são autênticos. O episódio, que será exibido no dia 15, ainda irá contar as histórias de duas virtuosas que estão nesse processo: Beata Lindalva e a Serva de Deus Vitória da Encarnação.

Na segunda-feira seguinte, dia 22, o Episódio 4 vai apresentar a história de Cristina Mrad, que teve seu martírio reconhecido em função da fé. Considerada Beata pela Igreja Católica, Isabel Cristina foi assassinada aos 20 anos, na década de 80, ao tentar se defender de uma tentativa de estupro. O episódio foi gravado na cidade de Barbacena, Minas Gerais.

Para fechar a série documental, o Episódio 5 – que irá ao ar na última segunda-feira de abril (29), vai revelar detalhes sobre a trajetória de Guido Schäffer, um médico e seminarista que ficou conhecido como “Surfista Santo” e é considerado Venerável pela Igreja Católica desde maio de 2023. Depois de se dedicar ao atendimento médico de pessoas em situação de vulnerabilidade social, ele seguiu o sacerdócio. A história, contada em depoimentos gravados no Rio de Janeiro, mostra como o caminho da santidade está relacionado à obstinação por fazer o bem.

Serviço

Brasil Santo
Estreia nacional: segunda-feira (01), às 21h
Transmissão na TV Evangelizar e no canal youtube.com/TVEvangelizarOficial