Aprenda a escolher os queijos e harmonizá-los

Uma noite de jogos, a recepção de uma empresa, uma mesa de brunch, o queijo vai de quebra-galho à protagonista na maioria dos eventos, não importa a denominação.

Independentemente da ocasião, quando se pensa em queijos, pensa-se também em vinhos. E na harmonização dos dois, o sommelier da Evino Vinícius Santiago confere algumas dicas neste pequeno guia.

Os queijos podem ser organizados de várias formas, seja pela origem, tipo de leite, país onde foi produzido ou textura. Dentre estes, o último critério, a textura, é uma das formas de garantir uma boa tábua de queijos, que traz consigo diferentes consistências e intensidades de sabor.

Queijos de massa mole:
Brie: macio e cremoso, ele apresenta casca fina e o interior mole. Possui sabor delicado e deve ser servido em temperatura ambiente. O corte é feito da borda ao centro da peça;
O Camembert, muito parecido com o Brie, também é macio e cremoso. Tem menos gordura em sua composição;
Queijo de cabra, de sabor marcado, é levemente ácido e apresenta notas terrosas.
Aposte em vinhos brancos como Tierra del Mar Sauvignon Blanc 2023 ou Portada Winemaker's Selection Branco 2022 e um tinto leve como o Père Guillot Pinot Noir Pays d'Oc IGP 2022.

Já nos de massa semidura como:
Emmental: levemente adocicado, com sabor que remete a nozes;
Gouda: que é delicado e frutado;
O Provolone, apresenta aroma e sabor defumado;
Coalho: de massa branca, é pouco salgado e levemente ácido, ideal para consumir assado.
Desfrute do melhor desses queijos com o vinho rosé M. Chapoutier Rosé Pays d'Oc IGP 2021, e os tintos com corpo e acidez média San Crispino in Fonteroma Chianti DOCG 2022 e Nevado El Plomo Sacred Moutain Single Vineyard Tinto.

Queijos de massa dura como:
Parmesão: um queijo clássico para apreciar com vinho, é duro, bem salgado e revela notas frutadas;
Pecorino, feito com leite de ovelha, também é salgado e apresenta um toque picante;
Grana Padano, aromático, tem textura granulosa e sabor levemente adocicado.
Aguce o paladar com os rótulos tintos Punta Negra Block 9 Cabernet Sauvignon 2022, The Royalty Winemaker Selection Syrah Central Valley D.O. 2022 e Biscardo Neropasso Originale Rosso Veneto IGT 2020.

Nas etapas de harmonização, Vinícius complementa que: "De forma geral, os principais componentes da tábua apresentam alto teor de gordura. Por isso, é essencial escolher vinhos que apresentem alto nível de acidez, sejam eles tintos ou brancos. Os vinhos brancos costumam harmonizar melhor com queijos justamente por terem bom nível de acidez e sabores frutados."

Grupo Risotolândia segue tendência do mercado e abre vagas em diversas cidades brasileiras

As vagas estarão disponíveis até o final de janeiro de 2024. A empresa oferece benefícios, qualificação profissionais e Educação, por meio de um app gamificado

De janeiro a setembro de 2023, o Brasil criou 211,8 mil empregos com carteira assinada, sendo abertos mais 1,6 milhão de postos de trabalho. Em outubro, novo registro positivo: cerca de 1,8 milhão de empregos com carteira (dados de novembro/2023).
Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o mercado de trabalho brasileiro segue apresentando bons resultados, consolidando um cenário favorável, em que a expansão da população ocupada vem mantendo a taxa de desocupação bem-comportada, mesmo diante de uma retomada mais forte da força de trabalho.
Todos os segmentos reiteram a dificuldade em contratar mão de obra especializada. No entanto, muitas oportunidades no mercado apresentam como tendência não apenas a contratação imediata, mas a contribuição para a evolução profissional de seus colaboradores – dos mais antigos aos recém-contratados.

Essa é a premissa do Grupo Risotolândia, que encerra 2023 e inicia 2024 com mais 300 vagas abertas. Um dos líderes nacionais de refeições coletivas, o Grupo oferece oportunidades nas cidades de Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Itupeva (SP), Araucária (PR), Navegantes (SC), Itajaí (SC).

A empresa oferece diversos benefícios, como vale alimentação, refeição no local ou VR, plano de saúde e odontológico, cartão farmácia com subsídio da empresa, seguro de vida, kit maternidade, kit escolar, auxílio funeral, auxílio óculos, assessoria jurídica, cursos de formação 100% gratuitos e clube de descontos. As vagas são para auxiliar de serviços gerais, encarregado de limpeza, jardineiro, jardineiro tratorista, auxiliar de cozinha, meio oficial e cozinheiro.

Além das vagas para contração até o final de janeiro de 2024, o Grupo Risotolândia, com mais de 70 anos de atuação no mercado e com um time com mais 5 mil profissionais, oferece benefícios, qualificação profissionais e Educação, por meio de um app gamificado.

O Grupo Risotolândia foi pioneiro no seu setor ao desenvolver um aplicativo totalmente gamificado, o Universo Risotolândia, ferramenta inovadora que converge com os valores da empresa paranaense, que acredita na autonomia do colaborador e respeita todo o potencial do ser humano. “Nossa proposta é que o desafio de cada colaborador dentro do game esteja de acordo com os desafios que ele tem no dia a dia da empresa”, diz Kamille Dantas, diretora de RH.

O app gamificado desenvolvido pelo Grupo Risotolândia direciona os jogadores para os cursos na UCR - Universidade Corporativa Risotolândia, outra plataforma do grupo de refeições coletivas, que oferece mais de 60 cursos à distância. Os cursos da UCR estão inseridos dentro do jogo: para avançar em cada fase do jogo, é necessário um código de segurança, acessado somente ao final de cada curso da UCR.

O uso APP na educação corporativa é parte do plano de inclusão digital adotado pela Risotolândia desde 2016, que teve início com a implantação da Universidade Corporativa.

Os interessados nas vagas para as respectivas cidades devem enviar currículo para:

Juiz de Fora (MG): WhatsApp: (48). 98859.0469
Jundiaí/Vinhedo – SP: WhatsApp: (41) 98898.5731
Araucária (PR): WhatsApp: (41) 99138.4805
Itajaí/Navegantes (SC): WhatsApp: (41). 98872.4821
Diadema (SP) WhatsApp: (41) 98871.2038

Ópera Arte cai no “Balanço do Samba” e faz happy hour com música ao vivo e promoção de chopes e porções

“É no balanço do samba que eu vou” que o Brasil vive os meses de janeiro e fevereiro, e o badalado restaurante Ópera Arte, da Ópera de Arame, não fica de fora da maior festividade brasileira. No próximo sábado (20), a casa abre as portas para o “No Balanço do Samba”, uma noite em que os clientes poderão aproveitar o melhor da comemoração com música ao vivo e promoções no happy hour.

A renomada cantora Thaísa Milo vai apresentar um repertório autoral e de releituras interpretando o melhor da música brasileira, com toda a doçura, versatilidade, suavidade e leveza da sua voz. Ela já está na estrada há mais de 10 anos com um jeitinho inconfundível que conquistou os ouvidos curitibanos.

Já para acompanhar a agradável apresentação, o Ópera Arte da Ópera de Arame terá uma seleção especial de chopes e porções em promoção das 18h às 20h – a bebida sairá a R$ 10 os pratos terão 20% de desconto somente neste período de tempo do happy hour.

“O verão e o Carnaval são sinônimos da nossa brasilidade, e o Ópera Arte obviamente não pode ficar de fora dessa! Trazemos para o restaurante todo o suingue do ritmo em alto estilo para receber os nossos amigos e clientes neste sábado (20) de muito calor”, explica Giuliano Pillagallo, um dos sócios do Ópera Arte.

A noite “No Balanço do Samba” será realizada neste sábado (20), a partir das 18h, no restaurante Ópera Arte da Ópera de Arame. Garanta seu lugar reservando com antecedência pelo número (41) 99999-2091.

Sobre o Ópera Arte

Aberto desde 2018 no mais belo cartão postal de Curitiba, o Ópera Arte da Ópera de Arame une o que há de melhor da gastronomia contemporânea com um toque cultural que é a cara do famoso teatro curitibano. Recentemente, o restaurante foi agraciado pelo Prêmio TopView Gastronomia como o melhor de Curitiba para levar um turista.

O time de chefs e promotores do Ópera Arte prepara, a cada dia da semana, uma seleção de pratos e atrações para que o cliente leve na memória a experiência que teve ao visitar o importante cartão-postal de Curitiba.

E, para qualquer momento do dia entre uma visita e outra aos pontos turísticos, o restaurante também tem um amplo cardápio de petiscos e sanduíches, servidos durante a semana e nos fins de semana. Aos sábados, domingos e feriados, o Ópera Arte serve um amplo buffet com pratos típicos do estado, como o Barreado, e do país, como a Feijoada.

Uma vez por semana, o Ópera Arte abre para o jantar entre quinta e sábado (verifique no Instagram a programação noturna), além de ocasiões especiais com jantares étnicos e atrações culturais de diferentes povos do mundo.

Serviço:

O restaurante Ópera Arte está localizado na Ópera de Arame, na Rua João Gava, 920, Abranches. Outras informações no (41) 99999-2091, e no Instagram @opera_arte.

Restaurante inova com cardápio de praia feito no fogo a lenha

Se não é possível ir à praia, o cardápio de praia sobe a serra em alto estilo no Feu Fogo e Alma, no Alto da Glória, em Curitiba

O forte calor nas últimas semanas, associado a dias de céu azul e uma brisa suave remetem a um clima praiano. E dá aquela vontade de descer ao Litoral para curtir um bom prato com frutos do mar. Mas se a opção for ficar em Curitiba, o Feu Fogo e Alma traz o cardápio de praia à capital paranaense - feito exclusivamente no fogo a lenha - aliado à alta gastronomia e regado por um bom vinho, espumante ou drinks exclusivos da casa.
O Feu Fogo e Alma tem em sua concepção algo que combina totalmente com o clima praiano: a simplicidade, o conforto com a autenticidade, a criatividade, que trazem uma química perfeita para conectar pessoas, sabores e momentos, numa experiência rústica e autoral.
"E engana-se quem pensa que, por tratar-se de alta gastronomia, é algo inacessível ou sofisticado. Muito pelo contrário, o Feu Fogo e Alma é um restaurante descomplicado", explica Thiago Pissaia, um dos sócios do empreendimento.

Diferencial
Todo o cardápio do Feu é preparado no fogo a lenha - inclusive pratos com camarões e polvo. Mas, em dias de calor e clima de praia, tornam-se os mais pedidos no restaurante, que fica no Alto da Glória, em Curitiba
O chef da casa, Adriano Quaranta, tem grande experiência em restaurantes franceses como o La Truffiere, La Table du Joel Robuchon e Restaurante Philippe Excoffier. E aos 36 anos de idade, já tem em sua trajetória o Le Grand Diplôme de Cuisine et Patisserie, prêmio dado pelo Le Cordon Bleu e conquistado em Paris no ano de 2009.
Mas apesar de todo o requinte e sofisticação da premiação e da experiência do chef, o Feu é acolhedor, com pratos que conquistam pela criatividade, feitos basicamente no fogo e no forno à lenha. "Não é à toa que o nome Feu vem do francês e significa “fogo”, o que traz um sabor rústico e único a cada prato", finaliza o Chef.

Conheça o cardápio de praia do Feu Fogo e Alma:
Ceviche de atum
Atum picado e temperado com limão siciliano defumado, pêssego, avocado, cebola roxa, pimenta dedo de moça e coentro. R$ 69
Tapas de polvo
Tentáculos de polvo picados, puxados no azeite com alho confitado e batatas bolinha. Acompanha pão de fermentação natural. R$ 89
Thai Prawn Salad
Camarões rosa assados no forno a lenha com molho sweet chilli, acompanhados de salada de alface baby, picles de mini rabanete, maçã verde e dijonaise. R$ 99
Siri gratinado
Versão Feu de casquinha de siri, feita no forno a lenha. R$ 49
Espeto de camarões
Espeto de camarões “Tenessee Style”, temperados em especiarias, enrolados no bacon e finalizados com um xarope de Bourbon e mel. R$ 165
Camarões rosa GG
Assados na própria casca, temperados com azeite de ervas e zest de limão siciliano.
Polvo grelhado à provençal
Polvo grelhado à provençal acompanhado de molho romesco, azeite de ervas e pó de basílico. R$ 97

Sobre o FEU - O diferencial do restaurante FEU - nome que significa fogo em francês - é que todos os pratos são feitos no fogo, desde carnes, até legumes e
acompanhamentos. Além da comida “rústica”, o lugar possui música ao vivo, drinks autorais, chopp e vinho para compartilhar.
A cozinha é administrada pelo Chef Adriano Quaranta, que recebeu o diploma de Chef de Cuisine et Pâtisserie, na escola Le Cordon Bleu, em Paris, em 2009. Trabalhou em renomados restaurantes na França, como La Truffiere, La Table de Joël Robuchon e Restaurante Philippe Excoffier.

SERVIÇO

Restaurante Feu Fogo e Alma
Funcionamento: Jantar e Happy Hour
Quarta à sábado: 18h à 1h
Almoço final de semana
Sábado e domingo: 12h às 17h

Endereço:
Rua Itupava, 1277 - bairro Alto da Glória - Curitiba
Informações e reservas:
(41) 98901-8465
Site e redes sociais:
instagram: @feufogoealma

Exposição “João Turin: Vida, Obra, Arte” completa 10 anos, consagrada como a mais visitada na história do Museu Oscar Niemeyer

João Turin - exposição no MON 2014 - foto Maringas Maciel-0485.jpg
Foto: Maringas Maciel

Este ano de 2024 marca uma década desde que a exposição "João Turin: Vida, Obra, Arte" abriu suas portas no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e se tornou uma referência na história da arte brasileira. Durante o período de oito meses em que esteve em cartaz (de 05/06/2014 a 22/02/2015), a mostra atraiu um extraordinário número de visitantes, alcançando a marca de 266 mil pessoas, tornando-se a mais visitada na história do MON.

Além de conquistar o público local, a exposição obteve reconhecimento internacional, assegurando seu lugar no ranking da revista britânica The Art Newspaper entre as mais visitadas do mundo em 2014. No Brasil, conquistou o Prêmio Paulo Mendes de Almeida, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor exposição do ano. No mesmo evento de premiação promovido pela ABCA, arrebatou também o Prêmio Sérgio Milliet na categoria melhor livro de arte por “João Turin: Vida, Obra, Arte”, biografia escrita pelo jornalista, historiador, escritor e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite.

Esta foi a maior mostra sobre João Turin já realizada, após um intenso trabalho de resgate de ponta a ponta de todo o trabalho deixado pelo artista, promovida pela Família Ferrari Lago, que adquiriu os direitos patrimoniais sobre a obra de Turin, sendo responsável pela gestão de seu legado, composto por 410 obras.

O trabalho de resgate foi acompanhado por José Roberto Teixeira Leite, que além de escrever a biografia de Turin, foi curador da exposição, montada no privilegiado espaço conhecido como “Olho” do Museu Oscar Niemeyer. Contou não apenas com esculturas (arte pela qual Turin é mais conhecido), mas também por pinturas, desenhos e até projetos de design, inclusive em arquitetura e moda deixados pelo artista, mostrando o quanto era versátil.

Cerca de 130 obras em bronze foram apresentadas, sendo que grande parte ainda estava inédita até aquele momento. “João Turin não pôde fundir em bronze boa parte de suas esculturas, que permaneceram em gesso, guardadas há décadas por sua família”, afirma Samuel Ferrari Lago, um dos gestores da obra de João Turin. “Durante o resgate de ponta a ponta, iniciado em 2013, montamos uma fundição para realizar a produção de mais de 100 obras de Turin em bronze. Muitas delas puderam ser vistas pela primeira vez na exposição no Museu Oscar Niemeyer”, completa.

Entre as peças expostas, uma parte considerável trazia onças e outros animais, mostrando porque Turin é consagrado como o maior escultor animalista brasileiro: “Marumbi”, “Luar do Sertão”, “Tigre esmagando a cobra”, entre outras. Os visitantes também puderam admirar “Frade Lendo”, escultura selecionada pelo governo brasileiro para presentear o Papa Francisco em sua visita ao Brasil em 2013. A mostra também contou com “Pietá” feita em 1917 na Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau, na França, tendo sobrevivido a um bombardeio na Segunda Guerra Mundial que arrasou com a cidade.

O público que passou pelo local pôde contemplar também pinturas, desenhos, documentos, vestidos feitos a partir de projetos deixados pelo artista, projetos de arquitetura e design, e até apreciar a reprodução do ateliê em que João Turin trabalhava.

A celebração destes 10 anos é um momento para refletir sobre como esta exposição ajudou a propagar a obra e a importância de João Turin, bem como solidificar um ponto de referência na cena cultural de Curitiba e além. A exposição viajou para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde foi apresentada de forma condensada no Museu Nacional de Belas Artes (em 2015) e na Pinacoteca de São Paulo (em 2016). Para celebrar esta década de impacto artístico e cultural, estão sendo programados eventos especiais ao longo do ano, que serão divulgados em breve.

Abertas as inscrições para o 12º Brazil Wine Challenge

Vinícolas e importadoras têm até 12 de abril para inscrever suas amostras no único concurso internacional de vinhos do Brasil com chancela da OIV

Com a expectativa de romper a barreira das 1.000 amostras, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) abriu no dia 15 de janeiro, o período para que vinícolas e importadoras de todo o mundo possam inscrever amostras de vinhos e espumantes no 12º Brazil Wine Challenge. Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso se tornou um dos mais importantes das Américas, reunindo na última edição, em 2022, 903 amostras de 15 países. O Regulamento Oficial, assim como a Ficha de Inscrição, está disponível no www.brazilwinechallenge.com.br

Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, o concurso está consolidado e hoje é reconhecido pelo seu rigor, técnica e representatividade. “O vinho passou a fazer parte da cultura nacional, assim como o Carnaval e o futebol. A cada safra, vemos novas regiões produtoras surgirem e se consolidarem neste país continental único, colocando na taça toda diversidade que só o Brasil tem. Comungar deste universo milenar é erguer um brinde ao vinho, independente de sua procedência. O Brazil Wine Challenge consegue reunir história, tecnologia e expertise em um concurso plural”, destaca.

Em franca expansão, o setor no Brasil avança a goles de otimismo, atraindo olhares do mundo todo, diante do aumento do consumo interno e dos avanços na produção local. Todo esse potencial ganha destaque no 12º Brazil Wine Challenge, sendo uma importante vitrine tanto em território brasileiro como em outros países.

As amostras serão avaliadas às cegas por um júri internacional no período de 4 a 6 de junho. A cada três amostras inscritas, a quarta é gratuita. Para cada vinho inscrito é necessário enviar quatro garrafas rotuladas, laudo analítico assinado e cópia da Ficha de Inscrição online. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails enologia@enologia.org,br e info@brazilwinechallenge.com.br.

SERVIÇO
· O EVENTO
12º Brazil Wine Challenge – Concurso Internacional de Vinhos do Brasil
Promoção: Associação Brasileira de Enologia (ABE)
Data: 04 a 07 de junho de 2024
Local: Centro Empresarial de Bento Gonçalves
Chancela: Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)
Regulamento e Inscrições: www.brazilwinechallenge.com.br

Uma das maiores joalherias do mundo inaugura quiosque no Shopping Estação

A Pandora nasceu na Dinamarca e hoje está presente em mais de 100 países

A marca de joias dinamarquesa, Pandora, acaba de inaugurar um quiosque no Shopping Estação. A joalheria surgiu em 1982 e hoje está presente em mais de 100 países, com aproximadamente nove mil pontos de venda.

O quiosque do Estação oferece um mix diversificado com itens como braceletes, charms, anéis, brincos, colares e pendentes. São opções encantadoras de presentes para todas as mulheres e ocasiões.

Um dos diferenciais da Pandora é o conceito Crie e Combine. A marca acredita que cada mulher tem um estilo único e esta possibilidade de personalização permite que se criem os seus próprios estilos, tornando as combinações parte do seu charme e beleza.

O quiosque está localizado no piso 1. Mais informações nas redes sociais e no site www.shoppingestacao.com.br

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 26 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

Foto: Helena Cardoso

MELHORES TINTOSTaglio Rosso é Revelaçãono Descorchados 2024

Corte de duas safras de Cabernet Sauvignon com Ancellotta, da jovem vinícola Tenuta Foppa & Ambrosi, é destaque da categoria Melhores Tintos no Guia de Patricio Tapia

De 12 rótulos pontuados, sendo sete tintos e cinco brancos, que a Tenuta Foppa & Ambrosi enviou para o especialista chileno Patricio Tapia, crítico que idealizou o reconhecido Guia Descorchados, cinco deles entraram para o ranking dos Melhores Tintos, todos com 91 pontos. Mas o destaque coube ao Taglio Rosso Double Vintage, um assemblage de duas safras de Cabernet Sauvignon com Ancellotta, que ganhou o título de Revelação na categoria. Os outros quatro rótulos são: Brazilian Colection Cabernet Franc 2022, Vista dos Plátanos Teroldego 2019, Insólito Red Blend Corte V (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Tannat, Malbec, Marselan) e o Cultura Tannat 2021.

Segundo o enólogo responsável Ricardo Ambrosi, a linha Taglio nasceu da fusão de vinhos com características únicas. “Para fazer este vinho tivemos todo cuidado na seleção de cada safra, pois buscamos um vinho fresco, fino e elegante, perfeito para harmonizar com pratos de todas as regiões brasileiras, além de influências internacionais. Estamos muito felizes em saber que nossa proposta foi bem recebida por Patricio Tapia”. O vinho incorpora o conceito Double Vintage, ou seja, o corte de duas safras, incomum em vinhos tintos. “Esta técnica pode ser um fator muito importante na consolidação dos tintos nacionais. Fizemos isso com o Insólito e pretendemos estender a outros vinhos, buscando a excelência ao combinar uvas tradicionais com uvas cruciais para o equilíbrio e a expressão máxima de cada ano e clima, criando rótulos excepcionais”, comemora Ambrosi.

Com este resultado, os ‘guris’, Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi, entram em 2024 mais orgulhosos do que nunca. “Mais uma vez estamos fazendo história. Dedicamos esta conquista a quem acreditou no nosso projeto e convidamos todos a degustar o vinho”, celebra Foppa.

O desempenho da Tenuta Foppa & Ambrosi no guia mostra a qualidade da produção nacional de vinhos tranquilos. Alcançar 91 pontos, uma pontuação alta dado o histórico dos vinhos tintos brasileiros, é motivo de orgulho. “Estar no Descorchados com este destaque é estar na vitrine de importadores e, principalmente, de lojistas e consumidores de todo o Brasil”, reforça o enólogo Foppa. O Guia Descorchados 2024, publicado pela Inner Editora, é compartilhado com um mailing vip que contempla restaurantes e as principais livrarias do Brasil.

Fotos: Divulgação Foppa & Ambrosi

Autora centenária compartilha 5 resoluções de Ano Novo de quem já viveu 100 anos

A curitibana Iris K. Bigarella lança um olhar instigante para o envelhecimento e provoca reflexões sobre o sentido da vida ao contar suas resoluções para 2024

22b7fe6b1b1b28d68ba4ab9f9ba282f9low.jpeg
17/01/2024 - Ao completar um século de vida, Iris K. Bigarella conquistou o coração dos leitores com sua obra "Chegando feliz aos cem anos - História de uma apaixonante jornada", que celebra não apenas suas realizações, mas também compartilha valiosas reflexões sobre o envelhecimento e o significado da vida. Nascida em Curitiba (PR), Iris mergulha em uma narrativa fascinante que vai muito além da mera longevidade.

A vida da centenária escritora foi marcada pela inquietude intelectual, pela quebra de estereótipos em uma época em que poucas mulheres cursavam a faculdade, pelo casamento e maternidade, sem nunca abandonar sua paixão pelo conhecimento. Sua jornada incluiu viagens de estudo, prática de ioga e biodança e cuidado constante com a saúde mental. “Uma vida repleta de desafios, conquistas, perdas e descobertas”, declara.

b279be0aab63dd80e3ef4058e6b87b34low.jpeg
Ao decidir compartilhar suas experiências no livro "Chegando feliz aos cem anos", Iris não se propõe a oferecer conselhos simplistas encontrados na internet. Seu objetivo é transmitir algo mais profundo, que ela descreve como "sutilmente presente em todos nós, mas bem escondidinha nas dobras da vida (tão diferentes para cada um), lá está o que os japoneses condensam em uma palavra só: Ikigai - o sentido da vida”.

Em determinada passagem da obra, a autora desafia os leitores com perguntas existenciais: “Qual é o sentido da vida? O que esperamos bem no fundo deste fluir de acontecimentos e esforços, das 'coisas boas ou más' que nos acontecem?". O livro não apenas é um convite a refletir sobre o envelhecimento, mas sobre como desejamos ser vistos e tratados pela sociedade.

Agora, com o início de um novo ano, Iris K. Bigarella compartilha as resoluções de quem já viveu 100 anos:

1. Abraçar a vida com curiosidade – “A curiosidade é a chama que mantém o coração pulsante. Abraçar a vida com curiosidade é abrir-se para um mundo de descobertas infinitas, onde cada dia é uma página em branco esperando para ser preenchida”, diz.

2. Nunca desistir - "A resistência está na perseverança. Nunca desistir é um compromisso consigo mesmo, uma promessa de enfrentar os desafios com coragem, transformando obstáculos em degraus para alcançar o topo da montanha da vida”, relata a escritora.

3. Manter a mente ativa – “A mente é como um jardim que floresce com o cuidado constante. Manter a mente ativa é cultivar pensamentos e ideias, permitindo que o conhecimento e a sabedoria continuem a florescer, independentemente da idade”, aconselha.

4. Cuidar do corpo – “Cuidar do corpo, com uma alimentação balanceada, hidratação correta e exercícios regulares, é um ato de amor próprio”, afirma a centenária.

5. Buscar o verdadeiro significado que permeia nossa jornada – Na busca do verdadeiro significado, encontramos o fio que tece a trama da vida. Buscar o sentido que permeia nossa jornada é como seguir uma estrela guia, iluminando os caminhos mais profundos de nossa existência”, completa Iris K. Bigarella.

O livro "Chegando feliz aos cem anos - História de uma apaixonante jornada", da autora Iris K. Bigarella, está à venda nas Livrarias Curitiba (Link) e na Amazon (Link).

Para celebrar o dia do queijo, conheça um pouco da história desse alimento milenar

Amado desde os tempos dos Sumérios, o queijo conquistou corações mundo afora, tem muita história para contar e celebra o seu dia em 20 de janeiro

f1beaa56-ff65-4871-b54c-4f9ad1c970f1.JPG
Queijo Brie - conhecido pelos franceses como "O rei dos queijos"

É sabido popularmente que há centenas de anos a gastronomia da França reina incontestavelmente como referência no mundo. Sua estratégica posição geográfica, localizada na região central do velho continente, é um dos fatores-chave da sua enorme riqueza cultural que, entre guerras e conquistas, revoluções culturais, políticas e científicas, a transformou em um local um tanto peculiar que influencia diferentes culturas mundo afora.

Entre todas as singularidades que permeiam a história da Europa, os queijos franceses merecem um capítulo especial. Alimento milenar e de fácil transporte, sua importância é tamanha que, de acordo com fontes consultadas, no dia 20 de janeiro é celebrado o dia mundial do queijo.

No início da Primeira Grande Guerra, o exército francês comprou grandes quantidades de queijos Gruyère e Cantal porque podiam ser transportados e consumidos com facilidade.

É famosa a frase de Charles de Gaulle: “É impossível governar um país com 325 tipos de queijos” sendo que, atualmente, somente na França existem mais de 1.200 qualidades da iguaria, que mudam completamente de acordo com o tipo de animal que fornece o leite, região e a forma que estes animais são criados, local de maturação dos queijos e até mesmo o tipo de pasto que é consumido exerce influência no sabor do alimento.

Não se sabe exatamente quando os queijos surgiram. Somente o alaranjado Mimolette foi criado ainda no século XVII. Segundo a história conta, o queijo foi desenvolvido durante o reinado de Luís XIV, quando a França e a Holanda estavam em guerra. Para não consumir o produto do seu rival, houve uma proibição do consumo de queijos do oponente no país e o rei determinou a criação de um queijo similar ao holandês Edam, muito consumido pelos franceses na época. O queijo recebeu uma coloração alaranjada devido ao Urucum que eles importavam do Brasil e uma massa meio mole, meio dura, tal qual sua textura. A tradução livre de seu nome vem da palavra “bezerro”, justamente por conta das características dessa massa.
152b1744-3f78-437e-870e-5cfa2f7bf38b.jpg
Tábua de queijos franceses

O famoso Brie, que por séculos tem sido referido pelos franceses como “O Rei dos Queijos”, recebeu o nome da região de onde veio, entre os vales dos rios Sena e Marne, a 28 quilômetros de Paris, e possui inúmeras histórias. Conta-se que o mulherengo Henrique IV esqueceu de um encontro que teria com sua amante quando sua esposa o presenteou com um pedaço do amanteigado queijo.

Com tantos predicados em volta de um único item, não é de se admirar que o governo francês tenha se empenhado duro para proteger um símbolo tão forte da nação. Em 1905 foi criada na França a denominação AOC - Appelation d’origine Controlée - que, em 1992 foi alterado para AOP - Appellation d'Origine Protégée - um rótulo que garante que o produto foi transformado e produzido numa área geográfica específica, com respeito pela qualidade, tradição, pessoas e pela identidade de seu lugar de origem, o que faz que ele seja reconhecido como ímpar e como referência de qualidade, aquilo que conhecemos como ‘Terroir’.

O rótulo AOP é um sinal europeu que protege o nome do produto em todo o mundo. As exigências para se obter tamanho prestígio são extremamente minuciosas e aprovadas por instituições governamentais.

O assunto é extenso e vai desde curiosidades históricas, passando por tipos diferentes de corte, processos, tipo de animal, tipo de leite, pasteurização, resfriamento etc. Um universo à parte que merece ser descoberto e saboreado vagarosamente.

Feliz Dia Mundial do Queijo!

Fonte:
Hénaut, Stéphane
A deliciosa história da França: as origens, fatos e lendas por trás das receitas, vinhos e pratos franceses mais populares de todos os tempos / Stéphane Hénaut, Jeni Mitchell; tradução Drago. – São Paulo: Seoman, 2020

Griletto tem ‘Happy em Dobro’ em janeiro

Consumidor da rede de grelhados que comprar uma das tábuas do cardápio
acompanhada de um chope, leva o segundo

O Griletto, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em grelhados, inicia o ano em que completa duas décadas de fundação com a campanha Happy em Dobro. De 19 a 31 de janeiro, o consumidor que comprar, nos balcões da rede, uma tábua e um chope, levará a segunda unidade da bebida gratuitamente.

São 13 tipos de tábuas, que mesclam carnes e aperitivos: iscas de lombo suíno, frango, toscaninha ou calabresa acompanhadas de carne e uma opção entre batata, mandioca ou polenta fritas; tábua de picanha, contrafilé, calabresa, iscas de frango empanado ou frango com bacon, acompanhados também de batata, mandioca ou polenta fritas; “Big Tábua Griletto”, em que o cliente terá 280 gramas de calabresa, 360 gramas de peito bovino, 360 gramas de filezinho de frango, 280 gramas de batatas fritas, 70 gramas de farofa e poderá escolher 400 gramas de polenta ou mandioca, ambas fritas; e a “Big Tábua Toscaninha” vem com as mesmas quantidades de peito bovino, frango, batatas e farofa, mas com 360 gramas de linguiça toscana. As 400 gramas da última iguaria também podem ser escolhidas entre mandioca e polenta.

Clique Para Download
6hZjOmBDNwgDM6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6IDO0QDN2YDN0MjOnVGcq5ydvxWZjFjY2cDZiRDNxMGNyEmZycTYjhDM3ITZ4ADNzMDZiZkMlMDZiZkMlEDNyEjMGJTJ4ETOxEDN1ADMx8VL1ETLf9VLwITLfpjN

A última tábua é uma novidade no cardápio: tábua de fritas com cheddar e bacon. “Nossos consumidores já apreciavam nossa porção individual e agora têm a possibilidade de compartilhar com a família e os amigos esse delicioso aperitivo”, explica Maurício Albuquerque, gestor do Griletto.

A promoção é válida apenas para pedidos no balcão, e é preciso checar na própria unidade se está disponível.

Cardápio

A maior rede de grelhados do país conta com um cardápio diversificado, com contrafilé, picanha e salmão, além de parmegianas de carne e frango. Ainda há pratos “Express”, com cortes tradicionais, que acompanham arroz, feijão, salada e fritas ou purê de batata; já na linha “Direto da Grelha”, os clientes podem escolher os acompanhamentos, que incluem legumes e massas; a categoria “Tempero Brasileiro” é repleta de pratos com sabor de brasilidade; as parmegianas têm um espaço especial, incluindo a Parma Veggie, e a subcategoria Mamma Mia, que conta com um delicioso Pappardelle; já a “Top Griletto” apresenta pratos com proteína, arroz, feijão e fritas; e uma seleção de saladas, acompanhadas de uma proteína, é encontrada na linha “Levíssimo”. A rede ainda conta com uma seleção de sobremesas, com “brigadeirão”, banoffee, torta holandesa, La Mus e maçã fresca.

Sobre o Griletto

Completando 20 anos em 2024, o Griletto é a maior rede do Brasil especializada em grelhados e parmegianas. Atualmente, são mais de 140 lojas franqueadas em diferentes regiões do país. A marca já recebeu 12 Selos de Excelência em Franchising, conferidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), incluindo em 2023. O Griletto oferece um cardápio variado, para todos os gostos e bolsos, com opções que vão desde grelhados, parmegianas e massas a pratos lights, porções e tábuas para compartilhar, além de sobremesas. Em 2023, a rede recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 58 Selos de Excelência em Franchising.

Chá gelado: saboroso e sem calorias vazias

Para refrescar e hidratar no verão, a dica é substituir sucos e bebidas açucaradas pelas infusões geladas

Quer abastecer a geladeira no verão com uma bebida saborosa e refrescante? Que tal chá gelado? As mesmas ervas e infusões que aquecem no inverno são o ponto de partida para criar preparações de baixa caloria, sem conservantes e que podem ser consumidas por toda a família.
O chá gelado é uma alternativa a bebidas como refrigerantes e sucos industrializados – opções com doses altas de açúcar adicionado, além de uma longa lista de aditivos e corantes em alguns casos.
Mesmo quando o suco é natural, ele deve ser tomado com moderação, e não serve para matar a sede. A quantidade de frutas necessária para fazer um suco faz com que ele contenha alto teor de frutose, o açúcar da fruta.
Em contrapartida, os chás são à base de ingredientes naturais, têm baixíssimo teor calórico e a maioria deles ajuda a hidratar o corpo. Além disso, quando feitos com as folhas da Camellia sinensis, eles contém antioxidantes, que protegem o corpo dos radicais livres.
Outra vantagem do chá gelado é a facilidade para variar sabores e criar novas combinações a cada dia. Além de prepará-lo puro, é possível acrescentar ingredientes como frutas, especiarias e ervas frescas, que fazem do chá um drinque sem álcool.
Confira alguns truques para preparar o chá gelado e uma receita de drinque para o verão à base de uma infusão da Tea Shop.

Dicas para preparar chá gelado
· O método mais rápido para preparar um chá gelado é fazer a infusão com água quente, na temperatura indicada para o produto. Depois se acrescenta mais água fria e gelo.
· Lembre-se que ao adicionar gelo a infusão ficará mais diluída.
· Se quiser usar adoçante ou açúcar, acrescente à bebida ainda quente, fica mais fácil de dissolver.
· Há também como preparar usando diretamente água gelada: é o método Cold Brew. Nesse caso, o tempo de infusão é mais longo, a sugestão é deixar de 6 a 12 horas na geladeira e recomenda-se dobrar a quantidade de mescla em relação ao preparo quente. Quanto mais tempo o chá infusionar, mais intenso será o sabor.

Receita: Sangria Tea
(Rende 1 copo de 200ml)
Ingredientes
· 2 medidas (2g cada) da infusão Sangria Tea da Tea Shop
· 100ml de água
· 50ml de suco de laranja
· 50ml de água com gás
· 1 pêssego cortado em pedaços
· Frutas vermelhas (morango, amora, framboesa e mirtilo)
· Gelo

Preparo
1. Infusione 2 medidas da mescla Sangria Tea em 100ml de água a 95°C por 8 a 10min.
2. Depois de infusionado, adicione 50ml de suco de laranja, 50ml de água com gás, as frutas e o gelo.

A Tea Shop
A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.
O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine à escolha do consumidor com opções para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.) e para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida. 

Barilla ensina receita vegetariana de Farfalle acompanhado de abobrinha e manjericão

Fim de mês se aproximando, geladeira esvaziando e a sugestão da Barilla, líder mundial em massas, é um prato saborosíssimo, com poucos ingredientes e todos de fácil acesso.

Com Farfalle Grano Duro, manjericão, abobrinha, azeite e alho, essa massa promete trazer um frescor especial ao seu almoço ou jantar. Ah! Se algum dos convidados for vegetariano, essa receita é ideal, afinal nada aqui provém de origem animal.

Veja abaixo o passo a passo da receita, prepare em casa e nos marque nas redes sociais!

Farfalle com Abobrinha

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
• 320g de Farfalle Barilla Grano Duro
• Manjericão, 40g
• Abobrinha 650g
• Azeite 20g
• 1 dente de alho
• Sal e pimenta

Modo de preparo:
1. Leve uma panela com água e sal para fervura.

2. Enquanto isso, lave e seque as abobrinhas, corte as pontas e corte-as em meias-luas.

3. Numa panela grande coloque o azeite e aqueça em fogo baixo junto com um dente de alho inteiro

4. Assim que o óleo estiver quente, adicione as abobrinhas, tempere e deixe cozinhar por 5-6 minutos, mexendo de vez em quando; em seguida, retire o alho.

5. Enquanto isso, cozinhe a massa (MÉTODO DE COZIMENTO PASSIVO - cozinhe o macarrão por 2 minutos com o fogo ligado, depois tampe, desligue o fogo e cozinhe passivamente por 10 minutos com a tampa fechada). Escorra quando estiver al dente, reservando um pouco da água do cozimento

6. Despeje a massa diretamente na panela com as abobrinhas, junto com um pouco de água do cozimento, mexa e desligue o fogo.

7. Decore com o manjericão picado e coloque em um prato, tempere com pimenta se desejar
Buon Appetito!

Dica do Chef: Para realizar o Cozimento Passivo é importante seguir as orientações da embalagem: para 1 litro de água, 100g de massa e 7 g de sal.

Sobre a Barilla
Líder mundial na fabricação de massas, a Barilla é uma empresa familiar, não listada na bolsa de valores, e presidida pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla. Em 1877, foi fundada pelo bisavô do trio, Pietro Barilla, que abriu uma loja de massas e pães na região de Parma, na Itália. Anos depois, a companhia conquistou consumidores em mais de 120 países devido à excelência de seus produtos alimentícios, que são inspirados na Dieta Mediterrânea e no estilo de vida italiano.

Quando Pietro inaugurou sua loja há mais de 140 anos e iniciou a operação da Barilla, seu objetivo primordial foi produzir uma comida boa e de qualidade. Hoje, esse princípio se tornou o modo de fazer negócios da Barilla. O conceito "Bom para você, bom para o planeta" oferece benefícios para os consumidores, ao incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, melhorar constantemente a oferta de produtos e o acesso das pessoas à comida de qualidade, e ao meio ambiente, ao promover o consumo consciente e cadeias de fornecimento sustentável que valorize os recursos naturais, reduza as emissões de CO² e economize água. Para mais detalhes, acesse.

É massa! Aprenda a fazer Fettuccine alla Cacio e Pepe em casa

Receita do Madá Pizza & Vinho, trattoria italiana de Curitiba (PR)

Clique Para Download
5==QY2oTMiRGZ4QjOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnO3gjNygjMwkjN6cWZwpmL39GbwQ2Y4YGMzMWZjRTYkRzN2QWZ2IGZlJWNiRzYjZjYkVjRyUiYkVjRyUCMGJTJ4QDMzEjNwIDMz8VL1ETLf9VLwITLfpzN
Para quem aprecia a culinária italiana e deseja aprender a fazer um clássico de dar água na boca em casa, o Fettuccine Cacio e Pepe é a escolha perfeita. Essa receita enviada pelo Madá Pizza & Vinho, trattoria de Curitiba (PR) que produz diariamente massa fresca artesanal, traz a autenticidade da Itália para a sua cozinha, com uma combinação de sabores simples e incrivelmente saborosos. Confira:

Ingredientes:
1 litro de leite
90 gramas de manteiga
90 gramas de farinha de trigo
250 g de queijo parmesão ralado
250 g de creme de leite fresco
100 g de queijo pecorino
Pimenta preta à gosto
140 gramas de fettuccine fresco
Modo de preparo:

Inicie preparando o molho bechamel. Derreta a manteiga e adicione a farinha, cozinhe a mistura até começar a sentir um cheiro de amêndoas tostadas, em seguida adicione o leite aos poucos mexendo com um fouet para não criar grumos. Após diluir toda a mistura no leite, continue mexendo em fogo baixo até que engrosse. Após atingir a textura desejada adicione o queijo parmesão ralado e o creme de leite.

Cozinhe a sua massa fresca em água fervente por no máximo 1 minuto, depois leve a uma frigideira com um pouco da água do cozimento. Em seguida, adicione o seu molho de queijo e a pimenta preta moída e deixe ferver um pouco.
Na hora de servir, adicione o pecorino ralado na hora e um pouco mais de pimenta preta. Bom apetite!

Festa do Peão de Barretos inicia venda de ingressos

Evento acontece de 15 a 25 de agosto reunindo esporte, música, cultura, gastronomia e entretenimento no Parque do Peão

A Festa do Peão de Barretos iniciou a venda de ingressos para os 11 dias de programação, disponibilizando lotes para os nove (9) setores que integram a megaestrutura do evento, que está entre os maiores do gênero no mundo.

A venda é exclusiva pelo site oficial da Total Acesso.

Estão disponíveis os ingressos diários Parque/Rodeio/Show e setores VIPs como Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente; Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime. Além disso, também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Mais de 100 shows
A 69ª edição da Festa do Peão de Barretos já confirmou os shows de César Menotti & Fabiano, embaixadores 2024, Jorge & Mateus, e também do ídolo da country music Cody Johnson. No total, mais de 100 shows devem ocorrer nos 4 palcos do evento, que funciona 24 horas no Parque do Peão – complexo de mais de e milhões de metros quadrados, com opções de entretenimento para todas as idades.

Também integram a programação do evento as disputas finais dos principais campeonatos de rodeio do Brasil, o Barretos International Rodeo, concurso e degustação da culinária típica Queima do Alho, atrações culturais e infantis, feira comercial, entre outras.

Mais informações: site oficial da Festa do Peão de Boiadeiro de Barreto

AGENDA:
69ª Festa do Peão de Barretos
Data: 15 a 25 de agosto
Local: Parque do Peão | Rod. Brig. Faria Lima, km 426
Ingressos: barretos܂totalacesso܂com

Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa
Contatos da equipe: (16) 99991-5904/ (17) 99731-3210 / (17) 99785-5669 / (16) 99732-1938 / (17) 99775-8666

Atração internacional confirmada, Cody Johnson se apresenta no dia 24, sábado, na Festa do Peão de Barretos - Crédito: @cambrownvisuals

Os embaixadores César Menotti & Fabiano estão confirmados para o primeiro sábado, 17 de agosto - Crédito: Alisson Demetrio

Atração muito esperada, a dupla Jorge & Mateus vai completar o sábado, 17, com muita animação - Crédito: Alisson Demetrio