Bela história que se repete: Don Melchor 2020 traz a nobreza do Terroir de Puente Alto

Com potencial de guarda de 35 anos, safra 2020 transmite toda a elegância e potência de sua denominação de origem

Um novo e aguardado ciclo de Don Melchor se anuncia com a chegada da safra 2020, mais um feito do craque Enrique Tirado, CEO da Viña Don Melchor, que há anos se dedica com afinco e paixão para criar um dos mais emblemáticos e bem pontuados vinhos de Puente Alto, berço dos melhores Cabernet Sauvignon do Chile. Primeiro vinho ícone da indústria chilena e uma verdadeira referência entre os vinhos de alta gama no mundo, Don Melchor segue o compromisso de refletir sua origem e transmitir toda a elegância e potência características de seu terroir único. Já encontra-se à venda no Clube Don Melchor https://www.clubedonmelchor.com.br/

Composto de 92% de Cabernet Sauvignon, 6% de Cabernet Franc, 1% de Merlot e 1% de Petit Verdot, Don Melchor passou 15 meses em barricas de carvalho francês, 71% das quais novas e 29% em segundo uso. O resultado é um vinho de uma tremenda complexidade aromática, com frutas vermelhas e flores, além de um grande frescor e textura aveludada, com um final muito longo e persistente. Esta nova safra está composta de 92% de Cabernet Sauvignon, 6% de Cabernet Franc, 1% de Merlot e 1% de Petit Verdot. Já chega com alta pontuação, obtendo 97 pts. junto ao crítico James Suckling.

“A oportuna colheita na vindima permitiu ter vinhos de excelente qualidade com concentração e maturidade muito boas, mantendo o frescor e vivacidade nas diferentes parcelas do Cabernet Sauvignon. Resultou em vinhos equilibrados e cheios de energia, com texturas refinadas, plenos de diferentes expressões de aromas e sabores que nos permitiram criar um grande Don Melchor 2020”, comenta o enólogo Enrique Tirado.

Don Melchor 2020 tem potencial de guarda de 35 anos, apresenta cor violácea com grande intensidade e complexidade aromática de frutas vermelhas acompanhadas por notas florais de violetas e rosas. Em boca, é um vinho saboroso, de ataque suave, para logo mostrar grande frescor e elegância. Trata-se de um vinho de textura aveludada, corpo exuberante e um final muito longo e persistente.

A colheita

A temporada vitivinícola 2019-2020 acabou se tornando uma das safras mais desafiadoras para a equipe agrícola e enológica de Don Melchor. Além das características peculiares relativas às condições climáticas e à água precipitada, acrescentou-se o início da pandemia da Covid-19 no Chile, desencadeando exigentes operações na Viña Don Melchor para tomar todas as precauções sanitárias de proteção aos seus trabalhadores durante a colheita e para manter a continuidade operacional.

Em termos climáticos, a região de Puente Alto apresentou temperaturas elevadas, principalmente nos meses de novembro e dezembro, quando comparadas com a média histórica. Posteriormente, na primeira metade do verão, ou seja, durante os meses de janeiro e fevereiro, a temperatura foi semelhante às das últimas duas estações, ainda que um pouco mais elevada do que a média histórica. Em média, a temperatura entre setembro e março, período da brotação da colheita, foi de 18,2 °C, ou seja, 1,1 °C mais alta que a média histórica de 17,1 °C para este mesmo período. Em relação às precipitações, foi um ano muito seco, acumulando somente 88,7 milímetros de água precipitada, muito abaixo dos 335 milímetros da média histórica, e estas concentraram-se no inverno, registrando praticamente uma escassez de chuvas no restante da estação.

Esta situação climática provocou em Puente Alto, e de um modo geral, no vale do Maipo, uma antecipação da colheita de aproximadamente 15 a 20 dias, o que foi intensificado com rendimentos mais baixos, causados principalmente por bagas de uvas muito pequenas, o que acelerou a concentração e maturação. Apesar disso, os cachos mostraram uma grande qualidade na colheita, destacando o bom equilíbrio e concentração.

Sobre Enrique Tirado

Uma das figuras mais influentes do cenário vitivinícola mundial, o enólogo Enrique Tirado é há mais de 20 anos o responsável pelo Don Melchor, o primeiro vinho ícone chileno e uma verdadeira referência da cepa em nível mundial. Além disso, desde 2019 assumiu a Gerência Geral da Viña Don Melchor, enfrentando este importante desafio através de sua profunda experiência e capacidade para liderar esta empresa. Engenheiro agrônomo com formação em enologia pela Universidade Católica do Chile, uma de suas qualidades mais distintivas é a extraordinária sensibilidade enológica, rigor e meticuloso trabalho na direção de Don Melchor.

Sua permanente dedicação e estudo do solo, clima, manejo agrícola e implementação de novas tecnologias de vinificação, o levaram a compreender plenamente o vinhedo, conseguindo obter a melhor expressão do Cabernet Sauvignon em Puente Alto. Sua reconhecida paixão pelo terroir também o levou a liderar em 2002 o primeiro estudo sobre solos e terroir no Chile, desenvolvido em colaboração com o Institut National Agronomique Paris-Grignon (INA P-G), uma das instituições acadêmicas de maior prestígio da França.

Junto com seu excepcional trabalho a cargo de Don Melchor, Enrique Tirado participa ativamente da Viña Almaviva, aliança estratégica entre a adega francesa Barão Philippe de Rothschild e a Concha y Toro, primeiro como coenólogo com Patrick León e, desde 2004, como diretor da Viña Almaviva. Por sua vez, desde a criação de Don Melchor, em 1987, Enrique trabalha em conjunto com o destacado assessor francês Jacques Boissenot, consultor dos mais renomados Châteaux de Bordeaux, no processo de definição do blend final do vinho. Hoje é Eric Boissenot quem continua o legado de seu pai e colabora com Enrique Tirado neste processo.

Hoje, desde sua posição de gerente geral e diretor técnico, Enrique busca posicionar o Don Melchor no topo da indústria vitivinícola, além de continuar elaborando um vinho da mais alta qualidade, capaz de expressar o magnífico terroir de Puente Alto.

Imagens relacionadas

6fbe628662c74247aab5048bb59c5985_small.jpg
Enólogo Enrique Tirado
divulgação
baixar em alta resolução

61e10147b9561b9060e443aef873736b_small.jpg
Vinhedo Don Melchor, Puente Alto
divulgação
baixar em alta resolução

cf8a99ef8034555065f296a45b3f82ae_small.jpg
Don Melchor 2020
divulgação
baixar em alta resolução

6c34e12dc38ae69cfc8aee6b55bb3885_small.jpg
A nobreza e elegância sempre presentens em Don Melchor
divulgação
baixar em alta resolução

Curitiba terá evento para comemorar os 50 anos do Hip-Hop

O Centro Europeu - AIMEC realiza no próximo dia 30 de junho (sexta-feira), um evento para celebrar os 50 anos do Hip Hop, com apresentações de Break Dance, MC’s, Grafitti e, claro, muito Hip-Hop.

Além das apresentações musicais, terão dois painéis, sendo um sobre “Breaking Cypher” - grandes rodas para os dançarinos de breaking competirem uns contra os outros, testando seus movimentos e competindo ao ritmo da música, e outro com o tema “Hip Hop - Por trás das Batidas”.

O primeiro painel terá apresentação de dança no estilo breaking de 4 crews convidadas, são elas: Time to Dance, Gana Gang, Cwbreaking e Street Magic. O segundo é destinado a produção musical, voltado a produção de Beats, com a participação de BFACE (rapper e produtor musical), Cabes (Mc e Produtor Musical) e Traumatopia (Beatmaker e DJ).

Segundo o professor e supervisor dos cursos de música do Centro Europeu e AIMEC, Sandro Cruz, este é um dos grandes mercados do segmento. “Nesta área trabalhamos com a produção de beats para rappers e MCs. Participar dos debates, ver as apresentações é uma grande oportunidade para quem estuda e para quem gosta deste estilo musical”, afirma.

O Graffiti será realizado pelo convidado Henrique Peneguini, do Steel Skull Tattoo Studio, com o tema Hip Hop.

Imagem: Divulgação

LINE UP:

15:00 - TRENTO
16:00 - KAMI CRUZ e BABS
17:00 - LEGEND EDDIE
18:00 - DOCJAY

A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem a doação de 1kg de alimento. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, neste link.

CURSO - O Centro Europeu oferece os cursos de DJ e produção musical para quem tem interesse em ingressar neste mercado. Segundo Sandro, o aluno sai da instituição pronto para o mercado de trabalho. “Ensinamos desde o básico; quem nunca mexeu no equipamento e não sabe nada de música sai tocando de forma profissional, aprende desde o zero até a parte performática. Já quem estuda produção musical sai do curso com uma música autoral”, ressalta.

Como diferencial os alunos contam com professores que atuam no mercado. “Temos também uma parte bem didática e próxima dos alunos, procuramos sempre atender a todos da melhor forma possível, proporcionando uma experiência individual para que todos sintam-se bem estudando conosco”, disse o supervisor.

SERVIÇO
AIMEC / CENTRO EUROPEU
Al. Princesa Isabel, 1427
Bigorrilho
41-3339-6669
INSCRIÇÕES
ENTRADA 1KG de Alimento

Para saber mais sobre o curso, acesse o site.

Vinho e inverno: confira lista com promoções de até 50 reais

Supermercados Mundial apresenta ofertas de vinhos imperdíveis
Dias ensolarados e temperaturas geladas. O inverno carioca é uma época perfeita para desfrutar de um bom vinho. Dias de céu azul e um friozinho ameno que convida a experimentar os diversos tipos da bebida que temos no mercado. Para quem está em busca de harmonização e vinhos baratos que combinem com o clima, o Supermercados Mundial oferece diversas opções com preços de até R$ 50,00 que vão surpreender os mais exigentes paladares.

Vinho: um mundo de possibilidades

O vinho é uma bebida rica em sabores, aromas e texturas, capaz de proporcionar diversas experiências gastronômicas. Além disso, é uma bebida versátil, que pode ser harmonizada com praticamente qualquer tipo de alimento, desde que respeitados alguns princípios básicos de combinação.

Mas, quais são as dicas para harmonizar o vinho com os alimentos? A primeira regra é buscar equilíbrio. Vinhos tintos potentes, por exemplo, pedem pratos mais robustos, como carnes grelhadas, enquanto vinhos brancos leves são ideais para peixes e frutos do mar. Já os vinhos rosés são muito versáteis, podendo ser harmonizados com entradas, saladas e pratos principais, a depender de sua estrutura.

Outra sugestão é prestar atenção nas características do vinho. Um vinho tinto com notas de frutas vermelhas combina bem com pratos à base de tomate, enquanto os vinhos brancos com acidez elevada harmonizam perfeitamente com saladas e pratos leves. Já os espumantes são excelentes acompanhamentos para entradas, frutos do mar e sobremesas.

Não sabe harmonizar? Procure ajuda!

A harmonização de vinhos pode parecer um desafio, mas na verdade é muito simples, principalmente se seguirmos algumas dicas básicas e até mesmo contar com a ajuda dos vendedores das adegas dos mercados. Hoje em dia, grandes redes de supermercados têm diversas opções, preços convidativos e, em algumas, você pode encontrar auxílio dos colaboradores da área de vinhos, como é o caso do Supermercados Mundial, que oferece em todas as adegas de suas 20 unidades a orientação dos atendentes de bebidas, funcionários especializados neste mercado.

“Os atendentes são conhecedores do assunto e capacitados para indicar as melhores opções de vinhos, espumantes e bebidas diversas para qualquer ocasião. Todos recebem treinamentos e cursos de degustação de vinhos, além de viagens para conhecer vinícolas nacionais e internacionais. Investimos nesses profissionais, pois queremos agregar mais um serviço de qualidade para nossos clientes”, ressalta Paulino Costinha, gerente comercial responsável pela compra e importação de todos os vinhos da rede.

Cinco dicas para não errar na hora de escolher um vinho para chamar de seu
Leve em consideração as características do prato, como o sabor, textura, preparo e tempero. Por exemplo, um prato mais leve pede um vinho mais leve, enquanto um prato mais rico e picante pode combinar melhor com um vinho mais encorpado.
Preste atenção ao tipo de uva utilizada na produção do vinho. Cada uva tem suas próprias características e pode harmonizar melhor com certos tipos de pratos. Por exemplo, um vinho feito com uvas Cabernet Sauvignon pode harmonizar bem com carnes vermelhas.

Considere a região produtora do vinho. Cada região tem suas próprias particularidades e estilos de produção, o que pode influenciar no sabor e na harmonização com pratos específicos. Por exemplo, um vinho italiano Chianti pode harmonizar bem com pratos de massa.

Pense no nível de acidez do vinho. Pratos mais ácidos podem harmonizar bem com vinhos mais ácidos, enquanto pratos mais leves podem ficar melhor com um vinho menos ácido.

Não há regras fixas, experimente diferentes combinações e descubra quais funcionam melhor para você. A harmonização de vinho e comida é uma arte e cada pessoa tem suas próprias preferências e gostos. Atreva-se a experimentar diferentes combinações e descobrir o que funciona para você.

Invernou com vinhos de até R$50,00
Por fim, vale ressaltar que o vinho é uma bebida democrática, que pode ser apreciada em diferentes situações. De um jantar romântico a uma reunião de amigos, o vinho sempre será uma escolha acertada para quem deseja desfrutar de momentos especiais.
Portanto, se você quer desfrutar do inverno carioca acompanhado de um bom vinho sem gastar muito, o Supermercados Mundial lança a campanha Invernou e traz diversas ofertas imperdíveis de vinhos. Com uma seleção especial por até R$50,00, basta escolher a opção que mais lhe agrada e se preparar para momentos de puro prazer.
Ofertas
Válidas até 29/06

ESPUMANTE ITALIANO MANFREDI CUVEE CENT. 750ML - R$ 44,80
ESPUMANTE ITALIANO MANFREDI ROSE CENT. 750ML - R$ 44,80
VINHO BRANCO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA CHARD/CHENIN 750ML - R$ 27,50
VINHO BRANCO CHILENO COSTA VERA CHARDONNAY 750ML – R$ 23,90
VINHO BRANCO ITALIANO PONTE DI PAULINO 750ML – R$ 32,80
VINHO ROSE CHILENO COSTA VERA CABERNET 750ML 23,90
VINHO ROSE CHILENO MONTE BLANCO 750ML - R$ 23,50
VINHO ROSE ESPANHOL LUCIENTE 750ML – R$ 29,50
VINHO ROSE ITALIANO RICAMO 750ML – R$ 29,50
VINHO ROSE PORTUGUÊS QUINTA ARCHEIRA 750ML – R$ 29,80
VINHO TINTO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA BONARDA MALBEC 750ML – R$ 27,50
VINHO TINTO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA CABERNET/MALBEC 750ML – R$27,50
VINHO TINTO ARGENTINO ESTÂNCIA MENDOZA MERLOT/MALBEC 750ML – R$ 27,50
VINHO TINTO CHILENO COSTA VERA CABERNET GF 750ML – R$ 23,90
VINHO TINTO CHILENO COSTA VERA CARMENERE GF 750ML – R$ 23,90
VINHO TINTO CHILENO COSTA VERA MERLOT GF 750ML – R$ 23,90
VINHO TINTO ESPANHOL LUCIENTE TEMP GF 750ML – R$ 29,50

Do tradicional ao moderno

Com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, quase 80 anos de atuação e mais de 9.000 colaboradores diretos, o Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil, e é fiel a filosofia de obter a melhor condição na compra de produtos para garantir ao consumidor o menor preço total. O Mundial é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito ou cartão alimentação).
Há ainda a estrutura da Central de Distribuição, localizada em Inhaúma, com tamanho de 45 mil metros quadrados. Nela o novo frigorífico tem capacidade para estocar 7 mil toneladas de alimentos, e o depósito 30 mil paletes. Hoje 75% do volume vendido nas lojas é abastecido pela Central de Distribuição, que conta com uma frota de 50 caminhões. Responsabilidade Social também é um grande diferencial da rede, que tem em seu quadro mais de 400 Pessoas com Deficiência (PcD’s) trabalhando em diferentes setores da empresa e, ainda e em torno de 450 Jovens Aprendizes se qualificando para o mercado de trabalho. Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro.

Redes sociais:
Facebook: Supermercados Mundial Oficial
Instagram: @supermercadosmundial

APTK Spirits abre sua primeira loja em Curitiba

O premiadíssimo bartender Ale D’Agostino, que está à frente da marca de drinks engarrafados, APTK Spirits, desembarca em Curitiba no dia 7 de julho, e abre primeira loja, anexo ao restaurante Babilônia. Os curitibanos apaixonados pela boa coquetelaria já encontram na belíssima loja um seleto time de drinks clássicos como Negroni, Old Fashioned, Fitzgerald, Cosmopolitan além de aparatos para preparação de drinks e até mesmo kits para presentear.

APTK_Cosmopolitan_Divulgação

“Para nós é mais um passo da nossa expansão: estar na região sul é importante para a marca, mas também é um presente para os curitibanos que são exigentes e buscam o melhor da coquetelaria e gastronomia”, explica Luiz Paulo Foggetti.

Sobre a APTK
A APTK nasce visando conectar bons drinks a consumidores exigentes. A união da vontade do premiadíssimo bartender Ale D’Agostino em ter uma marca de drinks própria, com o tino para negócios do empresário Luiz Paulo Foggetti, formou hoje a empresa que cresce constantemente no mercado das bebidas alcóolicas. Além de drinks clássicos, como Negroni, Old Fashioned, Fitzgerald e Cosmopolitan; a APTK também atende a demanda de bares e restaurantes, que querem vender pra seus clientes suas próprias receitas engarrafadas. A empresa produz, também alguns drinques de autoria de D’Agostino como o Sur L’Orange (à base de cachaça), que também pode ser usado como base para criação de novos drinques.

Serviço:
Alameda Dom Pedro II, 541 – Batel – Curitiba @aptkspirits

Curitiba celebra 115 anos da imigração japonesa com exposição de Kazuo Wakabayashi

Curitiba celebra 115 anos da imigração japonesa com exposição de Kazuo Wakabayashi

Como parte das comemorações em homenagem ao 115º aniversário da imigração japonesa em Curitiba, começa a exposição do renomado artista visual Kazuo Wakabayashi, promovida pela Galeria de Arte Artestil. A exposição segue até 29 de julho, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de apreciar o talento e a visão criativa de Wakabayashi. A entrada é franca.

A coleção em exibição é composta por 19 obras exclusivas do acervo da família do artista, que abrangem várias fases da carreira de Kazuo Wakabayashi. Essas obras ilustram a evolução artística do artista ao longo do tempo. Os visitantes terão a chance de explorar a série monocromática criada pelo artista no Brasil durante a década de 1960, que retrata as formações geológicas da paisagem brasileira. Além disso, a exposição apresentará pinturas que fazem referência à cultura japonesa tradicional da década de 1970, incluindo símbolos como a bandeira do Japão, o teatro Kabuki e a arte do origami, especificamente o orizuru ou tsuru.

Uma infância marcada pela violência da guerra

Nascido em Kobe, no Japão, em 1931, Kazuo Wakabayashi viveu uma infância turbulenta, marcada pelas atrocidades da guerra. Aos 11 anos, após a morte de seu pai, ele assumiu a responsabilidade de sustentar sua família. Foi durante esse período tumultuado que ele encontrou refúgio na arte, acreditando que essa seria sua resposta à barbárie e uma forma de promover a paz.

A exposição de Kazuo Wakabayashi oferece uma oportunidade única para os visitantes mergulharem na jornada artística e na narrativa emocional do artista. Suas primeiras pinturas refletem os sentimentos decorrentes da guerra, caracterizadas por tons mais escuros. No entanto, ao chegar ao Brasil, sua paleta de cores se expandiu, capturando a alegria de viver e a liberdade que encontrou no país.

Além disso, as obras de Wakabayashi demonstram sua habilidade em experimentar novas abordagens e técnicas ao longo dos anos. Composições com texturas e relevos enfatizam tanto a natureza quanto as representações humanas, enquanto suas pinturas abstratas variam entre a informalidade completa e formas mais evidentes. Nas últimas décadas, o artista explorou uma fusão das culturas oriental e ocidental, incorporando formas geométricas e referências ao teatro Kabuki.

Serviço:
Exposição Kazuo Wakabayashi
Artestil Galeria de Arte
Alameda Carlos de Carvalho, 1663
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h30

Fim de mês agitado no Jokers PROGRAMAÇÃO DE 27 DE JUNHO A 1º DE JULHO

O mês de junho encerra com um cardápio musical variado (e agitado!) no Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico). A programação da casa mais eclética de Curitiba começa na terça (27), com a tradicional Noite Celta com o show do grupo Hybrazil que traz músicas típicas do folclore celta e seus agregados. Na quarta (28) tem o Clube de Jazz com Samuel Strapasson Jazz Trio no repertório standards do jazz. Na quinta (29) a banda londrinense Farol Negro apresenta o show de lançamento do novo single "De volta sem distrair", na abertura tem show da banda curitibana Vasectomia. Na sexta (30) a banda Monster Party promete uma noite animada com clássicos do rock nacional e internacional. E no sábado (1º de julho) tem a Black Celebration Fest 3 com a banda Live Transmission que vai tocar Joy Division e The Cure.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora este ano 21 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 1º de julho:

TERÇA 27 JUNHO, 20 horas– Terça Celta. Trio HYBrazyl - Músicas típicas do folclore celta e seus agregados. Ingressos R$10 – a partir das 20 horas.

QUARTA 28 JUNHO, 20 horas – Clube do Jazz – com Samuel Strapasson Jazz Trio no repertório standards do jazz. Ingressos R$10 - a partir das 20 horas.

QUINTA 29 JUNHO, 20 horas– Farol Negro – Show com a banda londrinense, lançamento do novo single "De volta sem distrair". Abertura com a banda curitibana Vasectomia. Ingressos R$20 – a venda pelo site https://www.goingressos.com.br/evento/farol-negro. Shows a partir das 22 horas.

SEXTA 30 JUNHO, 20 horas– Monster Party Rock- Festa com a banda tocando clássicos do rock nacional e internacional. Ingressos R$20 – a partir das 20 horas.

SÁBADO 1º JULHO, 21 horas – Black Celebration Fest 3 - A banda Live Transmission apresenta sucessos do Joy Division e um set especial de The Cure, com a participação de Andrei Bunnyman (the cure cover brasil). E Dj Rober Vinil, presta homenagem ao New Order. R$20 – a partir das 21 horas.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351. www.jokers.com.br
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa – R$20 o período.

Arraiá do Pequeno Cotolengo vai ter quadrilha e apresentações com Assistidos

O evento acontece no domingo, dia 02, começa às 11h com o tradicional churrasco e vai até às 18h com brincadeiras, atrações musicais e comidas típicas.

Para celebrar as festas típicas, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo realiza o “Arraiá do Pequeno Cotolengo”, que une o tradicional churrasco mensal e a festa julina da Organização. O evento começa às 11h, horário em que o filézão começa a ser servido, e segue até às 18h. O estacionamento é gratuito.

Para o churrasco, os participantes podem escolher fazer a retirada, ou então almoçar no Salão. Além do tradicional filé de igreja, são vendidas porções de risoto, maionese tradicional e sem lactose, arroz branco, salada de feijão e de cebola, todas separadas para a compra. É possível pagar com dinheiro, PIX ou cartão de crédito e débito. O churrasco será servido até às 14h.

A partir das 13h, os Assistidos vão animar a festança com a tradicional quadrilha, composta apenas por cadeirantes. Também é possível se deliciar com comidas típicas, concorrer a brindes nas barraquinhas com brincadeiras e aproveitar as apresentações musicais, com cantores sertanejos e seis apresentações de danças típicas, encenadas pelos Assistidos.

O Arraiá é uma alternativa do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo para arrecadar verbas e continuar com o atendimento gratuito prestado para mais de 230 pessoas com múltiplas deficiências.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que oferece, de forma gratuita, acolhimento, saúde e educação para mais de 230 pessoas com múltiplas deficiências. No acolhimento, são quatro Grandes Lares, oito Casas Lares e uma Unidade de Cuidados Prolongados. Na saúde, os Assistidos recebem atendimentos multidisciplinares de uma equipe composta por profissionais de 22 especialidades e áreas de atuação. Na educação, a Escola Pequeno Cotolengo oferece educação básica e fundamental, na modalidade especial, de acordo com o Currículo Formal e Funcional, respeitando idade cronológica e o potencial de aprendizado de cada indivíduo.
Serviço:
Arraiá do Pequeno Cotolengo
Data: 02 de julho, das 11h às 18h
Onde: Rua José Gonçalves Júnior, 140, Campo Comprido
Entrada e estacionamento gratuitos.