Bonecos invadem a cena no Teatro Guaíra

A semana começa com a estreia do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos. O evento está na vigésima edição e desta vez vai contar com 31 companhias do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, além de um grupo da Argentina.

As apresentações serão em cinco espaços culturais – Espaço Bonecos Teatro Guaíra (Sala de Exposições Centro Cultural Teatro Guaíra), auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), Teatro Zé Maria (Teatro José Maria Santos), Biblioteca Pública do Paraná e Teatro Dr. Botica – e no hospital Pequeno Príncipe.

A maioria dos espetáculos tem entrada livre. Há dois com indicações para crianças de dois a sete anos (Dia Claro, Noite Escura e João Come Feijão) e há apenas um espetáculo adulto (A Mariana e a Benzedeira da Ilha).

No primeiro dia do Festival estão programadas três apresentações gratuitas no Espaço Boneco Teatro Guaíra. O Caixinha Lambe Lambe apresentará Na Varanda, Quarto de Bebê e Antonina Little Star (todos em cartaz até sexta-feira, 15, das 11h às 14h).

Homenagens – também no Espaço Boneco Teatro Guaíra, às 14h, acontecerá aula-espetáculo do Teatro Ventoforte, com Ilo Krugli, um dos homenageados desta edição. Krugli deixou Buenos Aires e se mudou para o Rio de Janeiro, em 1961. Trouxe para o Brasil a experiência de artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro. Foi professor de crianças, jovens e adultos, recebeu prêmios e é um dos criadores do Grupo Ventoforte.

Por este trabalho, o 20º Festival de Bonecos presta homenagem a Ilo Krugli que, aos 85 anos, continua aliando arte e educação para formar cidadãos. A aula-espetáculo com o Krugli é um diálogo do autor com o público que, sem dúvida, fez, assistiu, sonhou e brincou, criando uma conversa que conta, canta com bonecos e que com os imaginários que cabem neste Festival.

Outra homenagem será aos 400 anos de morte de William Shakespeare, feita pela Cia, Abração, com uma releitura da peça Sonhos de Uma Noite de Verão. Nesta adaptação, quatro velhinhos contadores de histórias usam objetos para narrar a saga dos encontros e desencontros de dois casais.

Estrangeiros – o único espetáculo estrangeiro vem da Argentina, Alicia. Ensueño de Maravillas, Com direção de Alejandro Busto e participação de Tristana Muraro. Alicia. Ensueño de Maravillas propõe o encontro com a imaginação criadora frente à aventura dos tempos. Esta montagem usa diversas técnicas, como teatro de sombras, dança, acrobacia aérea, títeres, desenho e projeção audiovisual para dar vida a um mundo onírico. A trilha sonora foi especialmente criada para o espetáculo por Gato Urbanski e Germán Cantero.

Serviço:

De 11 a 17 de julho

Espaço Boneco / Sala de Exposição Centro Cultural Teatro Guaíra

*Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini)

*Teatro Zé Maria (Teatro José Maria Santos)

Biblioteca Pública do Paraná

*Teatro Dr. Botica

Hospital Pequeno Príncipe

Ingressos gratuitos

  • Ingressos R$10,00 e R$5,00

*Com divulgação

Categorias:CULTURA, DIVIRTA-SE, TEATRO

Deixe um comentário