Corrupção é tema de bate-papo na FNAC

As origens da corrupção no Brasil estarão em foco num bate-papo que acontece na próxima quinta-feira (23/6), na Fnac Curitiba ,às 19h30, com participação do professor Doutor em Sociologia Fernando Baptista Leite. Doutor pela UFPR, com período de estudos na Universidade de Oxford (Inglaterra), Leite será entrevistado pelo também professor Ricardo Poli Bernardes, diretor do Espaço Cultural Centro Cívico. O encontro é uma parceria da Fnac com as escolas do DeRose Method de Curitiba.

A entrada é gratuita.

Anti-corrupção.jpg

O professor Fernando Baptista Leite faz uma abordagem sociológica da corrupção, com foco social e cultural. “Elencarei características universais”, comenta, “desde um modelo antigo de política, que vem evoluindo da Idade Média, até os mais modernos, como na Europa atual”. Segundo ele, o Brasil está atualmente em um modelo intermediário. “Existe muita confusão entre o público e o privado, além de um patrimonialismo tradicional que aparece como tema comum quando a discussão é corrupção”, explica.

“Existem características que favorecem a corrupção”, aponta, “que foram sendo atenuadas neste modelos modernos, mas que no Brasil, por sua história – que inclui temas como escravidão e colonização – essas características foram se mantendo”. Para mudanças sérias na corrupção institucionalizada, Leite aponta tópicos essenciais, como por exemplo, um sistema judiciário rápido. “A confiança é um tema fundamental”, afirma.

Estes são alguns dos tópicos a serem explorados pelo Doutor em Sociologia neste encontro. “Para melhorias, é preciso tomar uma atitude, uma ação coletiva”, opina, “esta apresentação é um movimento em direção a isso”.

SERVIÇO:

DeRose Method Convida: bate-papo “As origens da corrupção no Brasil” na Fnac Curitiba

Data: Quinta-feira, 23 de junho

Horário: a partir das 19h30

Endereço: Park Shopping Barigui – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville

Ingressos: Entrada franca

*com divulgação

 

 

Categorias:BRASIL, DIVIRTA-SE

Deixe um comentário