Nesta quarta-feira (27) começa um dos maiores acontecimentos da dança no Estado: a Mostra Paranaense de Dança. O evento revela e valoriza o talento de artistas e grupos amadores, promove iniciativas de formação e organiza apresentações profissionais de destaque a preços populares. Em sua abertura, a Mostra traz para Curitiba bailarinos renomados de cinco países: Finlândia, Eslováquia, França, Noruega e Israel. Os artistas pesquisadores foram premiados no International Solo-Dance-Theatre Festival, realizado anualmente em Stuttgart, na Alemanha. O espetáculo com os solos consagrados acontece às 20h, no Guairinha, a preços acessíveis. A apresentação é aberta ao público em geral.

A Mostra Paranaense de Dança é uma iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG, com o apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Em 2015, o evento movimentou uma média de 15 mil pessoas (entre artistas profissionais, estudantes de dança e grande público) e alcançou repercussão nacional, atraindo bailarinos e espectadores de outros estados, tais como Santa Catarina e São Paulo. Este ano, a apresentação dos solistas de Stutggart tem uma importância especial, de acordo com a presidência da ABABTG.
“Nós nos sentimos honrados pela parceria com o Festival Internacional de Solos de Stuttgart e por poder proporcionar ao público curitibano espetáculos inovadores e de alta qualidade. O festival alemão é uma excelente iniciativa para o fomento da dança contemporânea e um incentivo e estímulo para a revelação internacional de coreógrafos e intérpretes. O espectador da Mostra Paranaense de Dança vai ter contato com propostas criativas, sensíveis e instigantes na abertura do dia 27”, destaca a presidente da ABABTG, a bailarina Simone Bönisch.
Além de Curitiba, a Mostra Paranaense de Dança ainda passa por mais quatro cidades do interior do Estado selecionando grupos e bailarinos amadores para se apresentarem no Guairão, ao final do evento, nos dias 1 a 3 de julho. Este ano, as cidades escolhidas foram: Ponta Grossa, Pato Branco, Campo Mourão e Marialva – que devem receber a comitiva da ABABTG entre os meses de maio e junho.
Para a seleção, os grupos inscritos nessas cidades vão se apresentar em espetáculos abertos ao público local, com a presença de uma banca composta por renomados profissionais da dança escolhidos pela ABABTG.
Para a abertura das seletivas nessas cidades, a Associação promove apresentações do Balé Teatro Guaíra a preços populares, além de oficinas gratuitas em modalidades variadas, como: balé clássico, jazz, dança contemporânea, pilates e alongamento. Na final, que será realizada em Curitiba, também serão promovidas oficinas e apresentações de companhias profissionais de destaque nacional abertas ao grande público. No ano passado, participaram desta iniciativa a inovadora EF Jazz Company e a Cia de Dança Masculina Jair Moraes.
Abertura da Mostra Paranaense de Dança 2016
Data: Quarta-feira, dia 27 de abril
Hora: 20h
Local: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha
Endereço: Rua XV de Novembro, 971
Custo: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)
- Os ingressos podem ser adquiridos na própria bilheteria do espaço
*com divulgação
Categorias:CULTURA, DIVIRTA-SE, SHOWS, TEATRO










COMENTÁRIOS