“Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, será apresentada dia 19 de abril, em Araucária

Mais de 20 mil pessoas de Curitiba e Região Metropolitana devem comparecer ao Parque Cachoeira, na Sexta-Feira Santa, para ver a encenação.

Os ensaios e preparativos para a tão esperada apresentação do espetáculo “Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, de Curitiba, já começaram. Esta será a 42ª montagem da peça. Os encontros acontecem todos os finais de semana até a data da encenação, que este ano será no dia 19 de abril. Assim como no ano passado, a apresentação será no Parque Cachoeira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Qualquer pessoa interessada pode participar, ainda dá tempo, não precisa ter experiência com teatro e não há idade limite, basta comparecer aos ensaios realizados no Colégio CEEP, localizado no Boqueirão, (Rua Frederico Maurer, 3015), aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 14h30.  Para mais informações é só acessar: http://www.grupolanteri.com.br ou  facebook.com/GrupoLanteri  e  instagram:@grupolanterioficial

A tradicional encenação ao ar livre que teve início na Vila São Paulo/Uberaba, em 1978, com apenas 45 pessoas, e que já foi apresentada no Largo da Ordem, no Centro Cívico e por muitos anos na Pedreira Paulo Leminski, hoje envolve cerca de 1.200 mil voluntários entre atores, técnica e produção. A mudança para Araucária trouxe vantagens para o espetáculo, pois conta com total apoio da Prefeitura local e oferece uma infraestrutura mais adequada, garantindo ao público conforto e melhor visualização da peça. A área do Parque comporta até 30 mil pessoas e a estimativa de público para este ano é que chegue bem perto desse número. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode contribuir doando 1kg de alimento não perecível. Lembrando que, mesmo com chuva, haverá apresentação.

PAIXÃO DE CRISTO
Encenação da Paixão de Cristo – Grupo Lanteri – MARÇO/2018 – Araucária-PR – Brasil (Foto: Carlos Poly/SMCS)

“O lugar é lindo, amplo, localizado em meio a uma natureza exuberante. O que torna a montagem ainda mais esplêndida”, destaca Edson Luiz Martins, diretor de produção do Grupo Lanteri.

O público tem acesso livre ao parque e poderá chegar cedo para garantir um bom lugar. A Paixão será encenada às 19h, mas meia hora antes, por volta das 18h30, atores do grupo farão performances com cenas extras, com o intuito de entreter e também preparar o público para o clima do espetáculo. A apresentação deste ano conta com um novo personagem, será narrada pelo Evangelista João.

“João era o apóstolo mais próximo de Jesus e o que mais tempo viveu, morreu com idade bem avançada, fato raro entre os discípulos. Além de presenciar e viver toda a história, também escreveu sobre ela, achamos justo que seja o narrador da nossa encenação. Nosso objetivo também é sempre inovar, essas mudanças trazem frescor ao trabalho”, conta o diretor artístico, Aparecido Massi. 

Outro destaque deste ano é a participação do artista plástico Mauro Santos, que vai reforçar a equipe de criação de cenários e adereços da peça. Mauro traz a experiência dos carnavais do Rio de Janeiro (Viradouro) e de São Paulo (Nenê de Vila Matilde), bem como eventos como o Natal na cidade de Gramado/RS.

A encenação do Grupo Lanteri é a segunda maior, ao ar livre, do Brasil, ficando atrás apenas da Nova Jerusalém, em Pernambuco. No total, são 36 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressureição. A duração do espetáculo é de 1h50. A estrutura comporta sete palcos que somam 1.200 m².  

Para facilitar o acesso ao Parque, na Sexta-Feira Santa, dia da apresentação, além de linhas especiais de ônibus, haverá também reforço nas linhas urbanas com saída do Terminal Central de Araucária até o local do evento, tudo com tarifa gratuita (ida e volta). Para quem for de carro, o tempo estimado do centro de Curitiba até o Parque é de 40 minutos.

Sobre o Grupo Lanteri

O Instituto Lanteri há mais de 30 anos ocupa lugar de destaque no cenário cultural de Curitiba pela qualidade do seu trabalho e de suas propostas inusitadas, levando cultura à grande massa popular. Desde sua origem, o grupo mantém como característica principal “o teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais. A qualidade artística oferecida pelo grupo e a dedicação de seus inúmeros participantes cria uma relação íntima entre espectador e espetáculo, fato que se repete todos os anos. E esta identificação público-espetáculo atrai sempre novos integrantes.

Projeto realizado pelo Instituto Lanteri, Prefeitura Municipal de Araucária e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Patrocínio: Sanepar e Copel.  

PAIXÃO DE CRISTO
Encenação da Paixão de Cristo – Grupo Lanteri – MARÇO/2018 – Araucária-PR – Brasil (Foto: Carlos Poly/SMCS)

FICHA TÉCNICA  

Elenco: Grupo Lanteri  

Direção Artística Geral: Aparecido Izabel Massi 

Direção de Produção: Edi Proença, Edson Luiz Martins e Júlio Cesar   

                                Miranda do Rosário

Figurino: Luiz Flak e Andressa Paulim 

Adereço: Rafael Campos e Nawbert Cordeiro 

Cenógrafo: Lindon Picelli 

Consultoria Cenografia: Mauro Santos

Cenotécnico: Arildo Freitas 

Maquiagem: Juceane C. M. Martins e Franciele Canova 

Sonoplastia: Aparecido Massi 

Realização:  Instituto Lanteri e Prefeitura Municipal de Araucária

SERVIÇO

Espetáculo: Vida, Paixão e Morte de Cristo – Grupo Lanteri

Dia: 19 de abril (Sexta-Feira Santa)

Horário: 19h

Local: Parque Cachoeira (Rua Guanabara/Iguaçu), Araucária

Ingresso: Entrada Gratuita (Opcional: 1kg de alimento não perecível)

Duração: 1h50

Informações 41 99623 9464 /  http://www.grupolanteri.com.br

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, PASSEIO, TEATROTags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

1 Comentário

  1. Maria Antônia da silva

    Deveria ser na pedreira paulo lemisk como sempre foi muitos deixam de ir que tinha o costume por ser em auracaria ou faça dois espetáculo uma em auracaria e outro com o sempre foi na pedreira

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s